Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 09:42

ThyssenKrupp Elevadores apresenta soluções sustentáveis em transporte vertical durante a Ecogerma

Tecnologias que economizam energia e não poluem o meio ambiente são os destaques da empresa no evento.

A ThyssenKrupp Elevadores participa da Ecogerma 2009, congresso e feira de negócios, produtos e tecnologias sustentáveis que acontece de 12 a 15 de março no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma realização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Em um estande corporativo que reunirá empresas do Grupo ThyssenKrupp no Brasil, a ThyssenKrupp Elevadores destacará soluções sustentáveis em transporte vertical. Alinhada à tendência mundial de desenvolvimento de produtos, focados na preservação de fontes energéticas não renováveis, a empresa oferece ao mercado tecnologias que proporcionam economia de energia e não poluem o meio ambiente.

Uma delas é o sistema de frenagem regenerativa que representa um salto tecnológico na busca de soluções para reduzir o consumo de energia elétrica do elevador. Na prática, o sistema permite a utilização de parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna da edificação, resultando em expressiva economia de energia (em torno de 25% a 35% da energia elétrica consumida pelo elevador será devolvida para a rede elétrica). Já em funcionamento em prédios comerciais em São Paulo e no Rio de Janeiro, esta tecnologia está atrelada, especialmente no setor da construção civil, ao conceito de green building, prédios verdes, uma tendência mundial com forte aplicação no Brasil.

O impacto da energia elétrica consumida pelo elevador também esta na lógica de outra tecnologia desenvolvida pela empresa, o ADC XXI – Antecipação de Chamada e Destino. Aplicado, principalmente em prédios comerciais, onde o fluxo de passageiros é intenso, o sistema amplia a capacidade de tráfego de um conjunto de elevadores com economia de energia da ordem de 30%.

As máquinas sem engrenagem Gearless também integram o portfólio de produtos sustentáveis. Neste caso, o avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de uma máquina que dispensa o uso de óleo lubrificante. Além de não poluir o meio ambiente, a Gearless gasta menos energia, apresenta baixo índice de ruído e de vibração, ampliando o conforto do passageiro. Em versões mais compactas podem ser acopladas à própria caixa de corrida do elevador, dispensando a tradicional casa de máquinas, espaço destinado para o maquinário que movimenta o elevador.

Consciência ambiental - A ThyssenKrupp Elevadores adota uma série de medidas em prol da qualidade ambiental da companhia. A partir de medidas simples, a empresa conseguiu atingir resultados satisfatórios e hoje, 100% dos resíduos da fábrica localizada em Guaíba, Rio Grande do Sul, são reciclados ou enviados para locais corretos, proporcionado bem-estar aos funcionários e à natureza.

O programa de Gestão Ambiental da empresa tem três pilares de sustentação: coleta seletiva do lixo, reciclagem de resíduos sólidos e tratamento de efluentes.

A empresa também adotou o papel reciclado como padrão para a impressão de cartões de visita e boletins informativos e, substituiu o material para a confecção de sacolas promocionais da empresa por plástico biodegradável.

Perfil - Oferecer ao mercado da construção civil as melhores soluções em transporte automatizado, a partir de novas tecnologias e prestação de serviços. Esta é a filosofia da ThyssenKrupp Elevadores, empresa que completou, em 2005, 60 anos de atuação com sólida participação no mercado nacional e da América Latina através de uma linha completa de produtos (elevadores, escadas/esteiras rolantes, passarelas para aeroportos e equipamentos específicos para pessoas com mobilidade reduzida, como Plataformas Verticais e Inclinadas, Cadeiras Elevatórias e Home Lifts) e ampla rede de serviços que cobre mais de 500 cidades no País.

A empresa faz parte do Grupo ThyssenKrupp, multinacional com sede na Alemanha e atuação nas áreas de siderurgia, componentes automotivos, elevadores, tecnologia, e serviços. No segmento de elevadores, o grupo é um dos três líderes mundiais com faturamento de 4,7 bilhões de euros em vendas/ano.

No Brasil, a empresa atua em todo o território nacional, através de 16 unidades de negócios e cerca de 150 postos avançados de serviços. Com fábrica instalada em Guaíba, Rio Grande do Sul, a empresa abastece o mercado nacional e os países da América Latina.

Produtos: Frenagem regenerativa – Sistema que economiza energia elétrica - O impacto da energia elétrica consumida pelos elevadores é hoje indispensável quando se pensa em tecnologia aplicada em transporte vertical. O sistema de variação de velocidade e freqüência nominal – VVVF, que já integra os projetos desde 1994, responde pela economia de cerca de 30% de energia elétrica. Outros opcionais de comando também seguem a mesma linha ao ampliar a capacidade de tráfego e diminuir a energia gasta pelo elevador. Mas, o grande salto tecnológico para efetivamente inverter esta lógica é o sistema de frenagem regenerativa. Alinhado à tendência mundial de desenvolvimento de produtos, focados na preservação de fontes energéticas não renováveis, o sistema permite a utilização de parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna da edificação, resultando em expressiva economia de energia (em torno de 25% a 35% da energia elétrica consumida pelo elevador será devolvida para a rede elétrica). No sistema convencional, parte da energia da rede elétrica devolvida pelo elevador é dissipada num banco de resistores e transformada em calor. Isso acontece porque o elevador devolve parte da energia consumida em dois momentos: quando sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com a capacidade acima de 50%. Com o sistema regenerativo, a energia é devolvida a partir da instalação de mais um inversor. O primeiro controla o fluxo de energia da rede elétrica que é entregue ao inversor do motor. O segundo inverte a tensão contínua em alternada para controlar o motor do elevador. A utilização da energia devolvida tanto pode ser para o sistema de elevadores (um consome a energia devolvida pelo outro), ou para a utilização do prédio como um todo (quando todos os elevadores estiverem devolvendo energia ao mesmo tempo). Neste caso, o medidor de energia do prédio vai registrar um menor consumo de energia da concessionária.

ADC XXI – Sistema de distribuição de chamadas e antecipação de destino - O sistema convencional distribui as chamadas em dois tempos: primeiro, o passageiro informa qual é a sua posição de origem ao ‘chamar’ o elevador, e, só depois, dentro da cabina, o seu destino. Com o ADC XXI essas duas informações são fornecidas simultaneamente. E é nesta mudança que está a chave do novo sistema. Sabendo previamente o destino do passageiro, o ADC XXI pode agrupar num único elevador pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos, ampliando a capacidade de tráfego dos elevadores em até 30%, com economia de energia elétrica. Além disso, é possível diminuir o tempo de espera nos andares e de viagem da cabina, garantindo mais conforto ao usuário. A interface entre o passageiro e o ADC XXI é feita através de um terminal inteligente, configurável e de fácil operação instalado no hall de acesso aos elevadores e nos pavimentos. Isso é possível, porque o passageiro, antes de entrar no elevador, informa o andar para o qual deseja ir num terminal instalado no hall de entrada. Com base nessa informação, o sistema indica qual elevador irá atendê-lo. Desta forma é possível direcionar os chamados de acordo com o estágio de operação dos elevadores, bem como agrupar no mesmo elevador os passageiros que vão para o mesmo andar ou próximos, reduzindo o tempo de operação dos equipamentos e, consequentemente, o consumo de energia.

Synergy – Elevador sem casa de máquinas: Lançamento mundial da ThyssenKrupp Elevadores, o synergy reúne soluções inovadoras em elevadores sem casa de máquinas, uma tendência mundial que já é amplamente aplicado em construções no Brasil. As vantagens já presentes nos modelos sem casa de máquinas, como a economia de espaço e tempo na construção, são maximizadas no projeto do synergy a partir do desempenho da máquina Gearless, cujo rendimento é superior devido ao motor com ímãs permanentes que aumentam a eficiência do elevador. Mais compacta e leve (em média pesa 180 quilos), a máquina opera a partir de um inversor que controla com precisão o movimento do elevador, melhora a qualidade de força do sistema e propicia um deslocamento suave. Sem engrenagem, a Gearless também é ecologicamente correta, pois dispensa o uso de óleo de lubrificação e, conseqüentemente, não polui o meio ambiente.

Ecogerma 2009 – Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias Sustentáveis, de 12 a 15 de março de 2009, das 14h às 19h, na Transamérica Expo Center - São Paulo, Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro / São Paulo. Estande da ThyssenKrupp nº 36. | Site www.thyssenkruppelevadores.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira