Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 10:09

Renton Millar é o campeão do Oi Vert Jam 2009


Dan Cezar conquista o segundo lugar e o aplauso dos skatistas.

Rio de Janeiro. Deu Austrália no Oi Vert Jam 2009. Estreante em competições no Rio de Janeiro, o skatista Renton Millar se tornou o segundo estrangeiro a vencer o campeonato (Rune Glifberg ganhou em 2003) e volta para Melbourne com a medalha de campeão da primeira etapa do Circuito Mundial de Skate (WCS). O vice-campeonato ficou nas mãos da mais nova revelação do skate vertical no Brasil, o paulista Dan Cezar, o Latino. Em seu primeiro campeonato como profissional, ele superou grandes nomes do esporte, como o atual campeão mundial, Bob Burnquist, e o americano Anthony Furlong (terceiro colocado), conquistando o aplauso de seus, hoje, adversários, até pouco tempo atrás, ídolos. O novo formato de disputa do Oi Vert Jam - Jam sessions na semifinal e final – agradou a skatistas e ao público, que pode assistir a uma competição muito mais dinâmica.

“É o melhor formato para correr. Ganha quem tiver consistência e maior variedade de manobras”, disse Renton Millar. Carismático, conquistou de cara o apoio da torcida, que o apelidou de “Rubinho” – a mesma torcida que “batizou” como “Mick Jagger” o finlandês Jussi Korhonen. “A torcida foi fundamental. Eu estava muito cansado, depois da bateria semifinal, e foi o público, com seu carinho, que me ajudou a superar o calor. No início, eu nem sabia do que estavam me chamando, mas, só o fato de gritarem para mim, já era o bastante”, acrescentou Renton.

O vice de Dan pode, até, ter surpreendido o público, mas confirmou as expectativas que alguns dos principais skatistas do mundo haviam feito a seu respeito. Contundido, com uma lesão no joelho esquerdo, o pentacampeão mundial Sandro Dias contara, na coletiva de imprensa de quinta-feira, que Dan e o amigo Martín André vinham fazendo ótimas performances em um circuito amador que promove, em sua rampa no ABC paulista. Mesmo fora da final – ficou em terceiro em sua bateria –, Bob Burnquist era só alegria com o resultado de Dan: “Ele fez o meu dia. Tenho certeza de que, depois do Oi Vert Jam, o Dan passa a ser um outro skatista. A chegada dessa turma nova prova que o skate brasileiro está evoluindo”.

Ainda mal refeito da emoção com seu resultado, Dan Cezar foi todo humildade ao comentar a prova: “Eu estava num bom dia e contei com um pouco de sorte e os erros de outros skatistas. Nem imaginava que ia chegar à semifinal”. Dan elogiou o novo formato do Oi Vert Jam e disse que, nas jam sessions, se sente menos pressionado. “Foi uma grande emoção andar com a turma toda”, acrescentou. Sobre próximos passos, uma grande interrogação: “Ainda não sei se conseguirei correr etapas fora do Brasil. E, por aqui, faltam bons campeonatos”.

De filho para mãe - Em pleno Dia Internacional da Mulher, a paulista Sonia Pardinho ganhou o melhor presente que poderia pedir. Ao lado do marido, Diniz, acompanhou, ansiosa, a estréia “na vida adulta” do filho Dan Cezar e, na hora do anúncio do resultado final, não economizou em euforia. Mãe-coruja,contou um pouco sobre a história do filho no skate: “Aos dez anos, ganhou o skate de aniversário, mas eu só o deixava andar no quintal de casa. Um ano depois, passou a andar de minirampa e, aos 13 anos, seguiu para o half pipe. É um garoto muito tranquilo e confiante”, contou.

Sobre o resultado, Sonia fez coro com o filho e foi o mais honesta possível. “Nem contávamos que ele ficasse entre os oito semifinalistas. Foi a melhor surpresa do mundo e, pra nós, é como se ele tivesse sido campeão”. A família dá apoio irrestrito a Dan, que pretende correr pelo menos mais dois anos antes de decidir se cursará ou não uma faculdade. Por ora, o que todos esperam é que os patrocinadores estejam de olhos bem abertos e percebam o enorme potencial que o menino, de apenas 18 anos, representa.

Resultado final Oi Vert Jam 2009.: Renton Miller (Austrália) – 91,33 | Dan Cezar (Brasil) – 88 | Anthony Furlong (EUA) – 85,67 | Marcelo Kosake (Brasil) – 83 | Danny Mayer (EUA) – 78,33 .

Duplas: Os irmãos paranaenses Mizael e Vitor Simão ficaram com o título do Oi Doubles, de duplas. O segundo lugar foi para a dupla Dan Cezar e Edgar Vovô.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira