Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 10:43

Software e serviços brasileiros conquistam alunos do MBA da Wharton School of Business

São Paulo - Um mundo de oportunidades. Foi com essa impressão que os 33 alunos do MBA da Wharton School of Business da University of Pennsylvania deixaram a sede da CPM Braxis (www.cpmbraxis.com), maior empresa brasileira de serviços de TI, na tarde da última segunda-feira, 2 de março. Na oportunidade, eles foram recebidos por José Luiz Rossi, chief executive officer (CEO); Maurício Minas, vice-presidente sênior; e Alex Jacobs, director of global delivery & operations da CPM Braxis.

A convite da SOFTEX (www.softex.br) e da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), os alunos desta prestigiada universidade norte-americana participaram de um seminário e workshop sobre a indústria brasileira de software e serviços correlatos. O período da manhã foi dedicado à apresentação de dados sobre o setor e dos casos de sucesso das empresas Totvs, RMS e do consórcio ActMinds. “Montamos uma agenda capaz de impactá-los, refletindo a pujança e o dinamismo desta indústria que, em meio à crise financeira mundial, tem uma imensa janela de oportunidades para firmar-se como um importante player global”, explica Descartes de Souza Teixeira, assessor de planejamento e Gestão da SOFTEX.

“Temos o grande desafio, principalmente nos Estados Unidos, de apresentar o Brasil como um provedor de TI. No caso da CPM Braxis, além de focarmos nossa atuação nas grandes companhias, desenvolvemos um importante trabalho de aproximação com institutos como Gartner e o IDC. Com a fadiga da Índia como centro de absorção de serviços de outsourcing, o mundo busca novas alternativas e o Brasil é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores expoentes. Nesse encontro, tivemos a possibilidade de ressaltar para executivos com efetivo poder de decisão em suas companhias nossos principais diferenciais competitivos, como flexibilidade, fuso horário, custo x benefício, proximidade cultural e baixo turn over”, comenta Maurício Minas, vice-presidente sênior da CPM Braxis.

Hilton Mello, diretor-executivo da RMS (www.rms.com.br), maior exportadora nacional de software de gestão corporativa para o varejo, concorda. “Um evento como esse nos dá a oportunidade de detalhar a um público extremamente qualificado, e também interessado, nosso conhecimento, processos e qualidade no desenvolvimento de soluções para diversas verticais. Mostramos que somos capazes de nos destacar como qualquer outro player global e, em muitos casos, até superá-los”, ressalta.

O interesse da Wharton em participar da iniciativa comprova que cada vez mais as principais instituições norte-americanas estão preocupadas em fornecer aos seus formandos uma visão precisa do mercado global e os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) estão na ordem do dia.

“Você pode ler sobre um país e seus números estatísticos. Sozinhos, eles nada significam, mas ganham peso quando temos a oportunidade de conhecer as pessoas que fazem esse país. Foi justamente essa a nossa intenção e os resultados não poderiam ser mais positivos”, avalia, satisfeito, Jeffrey Babin, academic diretor do Global Experience Program da Wharton University.

“Desconhecia o know-how do Brasil neste segmento e estou agradavelmente surpreso. Nós procuramos parceiros em diversos países, principalmente na área de outsourcing, e acredito que há potencial para acordos futuros com uma das empresas que tive a oportunidade de conhecer aqui”, reconhece Mark Murphy, enterprise information Management senior director da Quest Diagnostics Inc. (www.www.questdiagnostics.com), maior provedora mundial de serviços diagnósticos.

Everett Johnson, senior director da Edward Jones (www.edwardjones.com), empresa de serviços financeiros, não esconde sua surpresa. “Foi extremamente positivo descobrir aqui empresas tão maduras e preparadas para disputar o mercado internacional, principalmente um tão competitivo quanto o norte-americano. Já trabalhei com programadores indianos quando estava no CitiGorup e fico feliz em saber que encontrei aqui uma alternativa viável e confiável”.

Para Joon Shin, aluno da Wharton e sales executive da Rapid Ratings International Inc. (www.rapidratings.com), especializada em serviços de rating financeiros, “tudo o que nos foi aqui apresentado em termos de capacitação e de qualidade de serviços é verdadeiro, pois já tive a oportunidade de trabalhar com uma empresa brasileira. Não vejo empecilhos para que o país se torne uma referência”.

Radicado nos Estados Unidos há 13 anos e aluno do MBA da Wharton, o brasileiro Túlio Albuquerque é IT manager da Susquehanna International Group of Companies (SIG - www.sig.com), uma das maiores instituições financeiras privadas do mundo, e não duvida do impacto do evento sobre seus colegas. “Ficou absolutamente claro para todos os participantes o enorme capital intelectual brasileiro e a capacitação do país em desenvolver projetos de terceirização complexos”, pondera.

“Esses alunos retornarão aos Estados Unidos com a correta percepção do dinamismo de todo o setor brasileiro de TI, um universo totalmente desconhecido para boa parte desses estudantes. Nessa viagem, eles tiveram a oportunidade de conhecer um povo que reflete em sua indústria de software e serviços suas características peculiares e vantagens competitivas como criatividade, flexibilidade e mentalidade empreendedora. Mas, mais importante do que tudo isso, foi a concreta visualização por parte desses executivos da possibilidade de contratação das companhias nacionais em futuros negócios”, conclui o professor Dr. Nicolau Reinhard, professor titular da USP e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Perfil da SOFTEX - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.

Perfil - A CPM BRAXIS - A CPM Braxis é a maior empresa brasileira de serviços de TI e uma das maiores da América Latina. Oferece consultoria, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, integração de software e serviços de suporte à infra-estrutura remota para empresas globais. Com um histórico de mais de 26 anos de sucesso, 12 centros de desenvolvimento e 5,4 mil profissionais, a CPM Braxis tem plantas de desenvolvimento especializadas, centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infra-estrutura, bem como centros de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP. A CPM Braxis é a única empresa brasileira mencionada no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing, ocupando a 24ª posição. É também a primeira empresa de serviços de TI do Brasil a conquistar a certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5.

Perfil da TOTVS - A TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. Sua atividade principal é o desenvolvimento de software, complementada com modelo expandido de negócios. É líder absoluta no Brasil tendo alcançado 38,03% de share de mercado. É a 9ª maior empresa de ERP do mundo e 1ª sediada em países emergentes. Foi a primeira companhia desse setor em toda a América Latina a abrir capital. Possui atualmente uma carteira com mais de 22.500 mil clientes ativos e conta com o apoio de quase 9 mil participantes. A TOTVS fornece ao mercado soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infra-estrutura, em seis ramos de negócios: software, tecnologia, BPO, consultoria, infra-estrutura e educação a distância, que garantem maior competitividade e permitem a cada cliente focar em sua atividade-fim.

Perfil - A MATERA Systems fornece soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo, e é uma das pioneiras no mercado global de exportação de software. Seus sistemas para o core business bancário estão presentes em mais de 40 instituições financeiras do país. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa conta com cerca de 200 profissionais distribuídos nos escritórios de Philadelphia, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Maringá.

Perfil - A RMS é a principal empresa brasileira fornecedora de soluções tecnológicas para o varejo e maior exportadora de software nesse segmento, com operações no Brasil, África e Europa.O alinhamento da tecnologia de ponta, a integração das pessoas no processo e a geração de resultados para toda a cadeia de valor, fazem da RMS uma empresa líder e consolidada no mercado, obtendo cada vez mais novas conquistas no Brasil e no exterior.Com uma completa linha de produtos, profissionais altamente especializados e parceiros líderes em diversos segmentos, a RMS oferece a mais completa e robusta solução de varejo para empresas que buscam ganhar competitividade em seus negócios e reduzir custos operacionais, com uma eficiente gestão corporativa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira