Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2009 - 11:00

Cuidados no cultivo de orquídeas

Florista dá dicas desde a rega até poda desta planta, considerada uma das mais belas e sensíveis exemplares de nossa flora.

Brasília - Para muitos, as orquídeas são plantas complexas, mas na verdade trata-se de uma flor que necessita de atenções especiais para que possam dar o ar de toda sua graça e mistério.

Para cultivar uma orquídea com sucesso, o primeiro passo é a identificação correta do gênero ou espécie e de seu habitat de origem. Com estas informações, o cultivo se torna relativamente fácil. É importante respeitas as regas semanais e os critérios de exposição à luz e adubação periódica.

Elisângela Aragão, florista da “Café e Flor”, conta que as orquídeas devem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de coco ou ainda em madeira, árvores, terra e pedra. “Elas podem florir, em sua maioria, uma vez por ano, quando tratadas da maneira correta”, comenta.

A maioria das orquídeas não tolera água em excesso. Geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob o risco de encharcar as raízes e matar a planta. “É fundamental o arejamento das raízes, por isso o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, que tem vida útil de dois anos”, esclarece a florista.

É comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos plásticos transparentes, que facilitam o contato da luz com o rizoma e acentuam o seu arejamento. A drenagem pode ser feita mantendo o vaso ou placa de xaxim pendurado por arames em uma inclinação de 45 graus. De maneira geral, plantas penduradas estão mais protegidas de doenças e pragas.

A planta florida pode permanecer dentro de casa, perto de uma janela, sempre evitando a luz direta. “A luminosidade é um fator importante para a saúde das flores. Essas flores dificilmente toleram exposição direta ao sol”, explica. Quase todas as orquídeas se adaptam bem na chamada meia-sobra: embaixo de árvores, sob ripados de madeira ou mesmo na varanda ou janela de um apartamento em que não incida sol direto.

A poda e o corte em orquídeas são aplicados apenas para a retirada de folhas mortas, secas ou com doenças. “Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo”, explica a florista.

Sobre a “Café e Flor”- Desde 2005 no mercado brasiliense, a “Café e Flor” faz parte do grupo pioneiro “A Rosa de Ouro” que está no mercado desde 1976. A floricultura vende todos os tipos de flores, cestas de café da manhã de vários modelos e faz decoração de eventos em geral. Além disso, entrega seus produtos em todos os lugares do Brasil e do mundo. | Site www.cafeeflor.com.br.

Dicas de cultivo de orquídeas.: Rega- A rega deve ser moderada uma vez por semana. As orquídeas morrem mais depressa com excesso de água. Nunca deixe o prato com água, regue a planta e deixe escorrer, use o prato somente para as plantas de interior para não sujar os móveis.

Vasos- Os vasos variam conforme o tipo de orquídea podem ser o de barro ou de plástico. Eles devem ter diversos furos para as raízes respirarem.

Adubação - A adubação deve de ser feita quinzenalmente quando estão em fase de crescimento. As plantas apresentam folhinhas novas de cor verde alface e as pontas das raízes grandes. Há orquídeas que necessitam de adubo suplementar durante todo o ano.

Luminosidade- Em geral elas não podem receber a luz do sol direta com exceção dos primeiros raios matinais. O primeiro passo para fornecer a quantidade ideal de luz a planta é identificar a espécie ou o gênero. Assim, você poderá escolher o local mais adequado para fixar ou apoiar a sua orquídea.

Poda- As podas são aplicadas apenas para retirada de folhas mortas, secas ou com doenças, podas de hastes florais já secas, divisão da planta ou ainda para retirada de novos brotos. A ferramenta de poda deve ser, preferencialmente, uma tesoura de jardinagem pequena, sempre esterilizada com fogo a cada novo corte que der numa região da planta. [ Floricultura Café e Flor, SCLS 303 Bl “A” loja 21 | Telefone: (61) 3322-0234].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira