Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 08:54

CeBIT 2009 termina em clima de otimismo

Hannover, Alemanha. A CeBIT 2009 teve início de grande expectativa e terminou com sinal de sucesso, aumentando o otimismo na indústria mundial de TIC. “A maioria das 4.300 empresas, de 69 países, ganhou novas perspectivas estando aqui na CeBIT,” comentou Ernst Raue, da diretoria da Deutsche Messe, no domingo (8/3), em Hannover. “Um grande número de expositores e visitantes estão deixando Hannover com os ânimos renovados e uma base sólida para novos negócios”, acrescentou.

Mais de 400.000 visitantes – uma queda de apenas 20% no número do ano anterior – vieram à CeBIT 2009. Um aumento perceptível na proporção de visitantes profissionais, entretanto, mostrou que as expectativas foram superadas. “Empresas que vieram bem preparadas registraram um salto em importantes negócios de mais de 20%,” afirmou Raue. “Em termos de parâmetros significativos, a CeBIT 2009 alcançou o mesmo alto nível do ano passado. Nós estamos satisfeitos com a realização da feira. Esta CeBIT foi um bom investimento igualmente para expositores e visitantes, proporcionando reais benefícios para todos.”

A porcentagem de visitantes de fora da Alemanha se manteve em 20%. Um declínio na participação de visitantes asiáticos foi compensada pelo aumento de visitantes da América e Oriente Médio.

Oportunidades capitalizadas - O discurso de abertura feito pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, representando o estado parceiro deste ano, estabeleceu o tom certo de partida para o evento. “Sua atitude determinada e otimista fortaleceu a resolução da indústria de TIC de capitalizar todas as oportunidades disponíveis,” declarou Raue. “Este espírito de novo ímpeto foi sentido de forma tangível por todos na exposição.”

A expansão das funções da CeBIT como fórum de comunicação chave para o setor internacional de TIC e a indústria, também foi reforçada no evento deste ano. “Graças à colaboração dos organizadores com o ‘CIO colloquium’, a CeBIT foi capaz de criar um encontro perfeito entre oferta e demanda”, disse Raue.

Segundo ele, o alto nível de interesse dos visitantes nas Conferências Globais da CeBIT destacou a importância vital de encontros pessoais para debater assuntos e trocar idéias, particularmente em tempos de crise. “A lista de palestrantes deste ano representou um ‘quem é quem’ na indústria de TIC,” disse, acrescentando que a importância da CeBIT como plataforma política e econômica também foi enfatizada pela presença de mais de 100 delegações políticas de todo o mundo.

Alta eficiência e baixo custo - Os destaques deste ano foram a alta eficiência e baixo custo em todas as áreas de TI. No “Green IT World”, expositores de grandes negócios internacionais demonstraram que o emprego de tecnologias “verdes” podem resultar em reduções significativas na estrutura de gastos corporativos.

A nova área de Webciety uniu aplicativos da Web orientados para os negócios e modelos de negócios. “Este novo conceito foi realmente um sucesso, e ampliou o apelo da CeBIT no setor empresarial. Metade de todos os expositores da Webciety informaram que voltarão no ano que vem”, afirmou Raue. O automotiveDAY também foi um sucesso. “ Nós planejamos continuar nos movendo em direção a uma verticalização, para conquistar um foco ainda mais aprofundado nos assuntos.”

A nova geração de telefones inteligentes, notebooks e sistemas de navegação destacaram tendências futuras para a internet móvel. O “Planter Reseller” – uma exposição aberta somente para visitantes – deu a oportunidade aos revendedores para fazer seus pedidos diretamente na feira.

Já o “Security World” uniu discussões e debates entre experts líderes nos desafios futuros da segurança de TI. E o “Future Parc” deu aos institutos de pesquisa a oportunidade de demonstrar seu papel como dirigentes de inovações em TIC. O congresso e a exposição “TeleHealth” reuniram o uso das soluções de TI no setor de saúde, enquanto expositores no Public Sector Parc apresentaram soluções para maior eficiência na administração pública.

“A organização de uma feira de negócios com um real impacto global, envolvendo a participação de 4.300 expositores e mais de 400.000 visitantes – particularmente em tempos como este – é uma real conquista para nós e a indústria como um todo, destacando o poder de atração da CeBIT,” disse Raue. “Nós somos mais uma vez vistos como um evento dinâmico. Diversas companhias que decidiram não ter um estande este ano, expressaram um claro interesse em participar do evento em 2010.”

A próxima CeBIT acontecerá de 2 a 6 de março de 2010, em Hannover. | Sites: www.hanover.com.br ou www.cebit.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira