Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 09:03

Em noite de festa no Jockey Club São Paulo, Prêmio Hipismo Brasil condecorou os melhores atletas do País

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) realizou no dia 7 de março (sábado), no Jockey Club São Paulo, o Prêmio Hipismo Brasil condecorando os melhores atletas do ano de 2008 além de homenagear diversas personalidades que contribuíram para a promoção do esporte com destaque especial para o Ministro dos Esportes Orlando Silva.

Subiram ao palco os campeões do ranking CBH em seis modalidades: Salto, Adestramento, Adestramento Paraequestre, Enduro, Volteio e Rédeas. Enquanto no Concurso Completo de Equitação – em que não houve ranking em 2008 – os homenageados foram os campeões brasileiros em suas respectivas categorias. Ao todo foram premiados atletas de nove diferentes federações, em que a Federação Paulista de Hipismo levou o maior número de títulos.

Entre os destaques na modalidade Salto estiveram o cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do ranking sênior top 2007/2008 (grau máximo de dificuldade) e campeão sênior 2008. Pela conquista, o ginete paulista de 29 anos – filho lendário cavaleiro Alfinete - também levou um carro 0 km.

No Adestramento as atenções se voltaram para a amazona Luiza Tavares de Almeida, 17 a mais jovem atleta do hipismo na história dos Jogos Olímpicos, que arrematou o título na categoria sênior top (grau máximo de dificuldade). Em seu pronunciamento, o Ministro Orlando Silva fez uma homenagem as mulheres pelo seu dia, citando Luiza Almeida como exemplo.

Ao lado de outros jovens talentos da geração futuro do hipismo brasileiro e amadores, José Victor Macari Oliva, 12, encheu de orgulho e emoção seus pais: a “rainha do basquete” Hortência Marcari e o empresário e criador de cavalos Lusitanos Victor Oliva, pela conquista do troféu na categoria Elementar – Amador I.

Ainda na modalidade Adestramento, o evento homenageou em nome da Associação Brasileira dos Criadores do Puro Sangue Lusitano e seu então presidente Luis Ermírio de Moraes um grupo de criadores - Victor Oliva, Manoel Tavares de Almeida Filho e Paulo Salles – que com um projeto de ponta foi responsável pela formação da primeira equipe olímpica brasileira na modalidade.

Outro grande homenageado da noite foi o brasiliense Marcos Fernandes Alves, cavaleiro paraplégico, que retornou das Paraolimpíadas Pequim 2008 com duas inéditas medalhas de bronze individuais.

A festa foi completa para os campeões em todas as categorias, com especial arrombo de alegria para equipe de Volteio campeã na categoria C – da Sociedade Hípica Paulista – que ainda levou o valor do carro popular 0 km no mais cobiçado sorteio da noite que também distribuiu notebooks Macintosh.

Homenagens - Outros quatro atletas de ponta na modalidade Salto receberam o Prêmio Banco Prosper (total de 100 mil reais) pela sua classificação em GPs, a 1.55 metro de altura. Foram condecoradas Camila Mazza Benedicto, atual Campeã Brasileira Sênior Top e melhor amazona do hipismo nas Olimpíadas 2008 com a 8ª colocação individual, André Cabral dos Santos, André Américo de Miranda e Simone Machado dos Santos, vencedores de etapas seletivas da liga Sul-americana para a Copa do Mundo 2009.

Também esteve presente o medalhista olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, homenageado pela realização do Athina Onassis International Horse Show, primeiro evento de Salto 5 estrelas no País e que em suas duas edições foi escolhida a melhor etapa do Global Champions Tour, o mais prestigiado e bem premiado circuito da modalidade no mundo.

Paralelamente, o “Prêmio Hipismo Brasil” ainda culminou com o anúncio do lançamento do novo aparelho antidopagem – o mais moderno equipamento disponível no mercado para controle de substâncias de uso proibido em animais em competição - recém instalado no Jockey Club São Paulo, adquirido pela CBH com uma verba especial do Comitê Olímpico Brasileiro. Com isso, o Brasil passa a dispor de um dos cinco laboratórios de referência FEI – Federação Eqüestre Internacional - no mundo e o único na América do Sul.

Este foi o primeiro evento oficial da CBH sob a gestão de seu novo presidente Luis Roberto Giugni que estará à frente da entidade no quadriênio 2009 a 2012, englobando o ciclo máximo do esporte com os Jogos Eqüestres Mundiais Kentucky 2010, o Pan-americano Guadalajara 2012 e, finalmente, os Jogos Olímpicos 2012. “Serão quatro longos anos de muito trabalho, com muitas novidades e precisamos do apoio de todos para que o nosso projeto seja vencedor e o hipismo brasileiro possa ocupar o lugar de destaque que merece,” resume Giugni.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira