Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 09:50

Equitação de Trabalho fez a festa em Itapira


Abertura do Campeonato Brasileiro movimentou o Haras das Mangueiras, no final de semana. Apesar do forte calor, conjuntos de diversas raças lutaram pela vitória em provas bastante emocionantes.

A I etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho foi a grande atração do final de semana esportivo, em Itapira, no interior paulista, em prova que marcou o início da temporada de competições do cavalo Puro Sangue Lusitano (PSL). Nos dias 7 e 8 de março, atletas, criadores e admiradores do PSL estiveram no Haras das Mangueiras, para uma verdadeira festa da modalidade, que em 2009 celebra nova fase.

Aberta a todas as raças, as provas foram marcadas pelo bom número de inscrições. Ao todo, 53 conjuntos, entre Lusitanos, Crioulos e Marchadores, lutaram pela vitória em sete categorias. “Buscamos e alcançamos um clima de harmonia entre competidores e entusiastas”, comemora Jorge Faria, diretor de Equitação de Trabalho da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), responsável pela organização do evento.

Famosa por agregar cavaleiros e amazonas de diversas idades, a Equitação de Trabalho tem conquistado até atletas do exterior, como o canadense Glenn Stewart, que veio ao Brasil ministrar uma clínica de horsemanship e aproveitou para participar da competição. Com a vitória na prova-show Gincana, montando o Lusitano Xeik das Mangueiras, o caubói demonstrou bastante habilidade, cativando o público presente.

A nova premiação, lançada neste ano, oferecida ao conjunto que conquistar a Melhor Média Geral de toda a etapa, ficou com João Marcos Bueno e Xairel do Ipê, da categoria Júnior, representantes do Haras Rancho Bonanza, de Atibaia (SP).

O Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho conta com o patrocínio dos Haras Rancho Bonanza, Juliana, e do Baxetro, além das Coudelarias Alma Lusitana, do Castanheiro, e Nossa Senhora de Fátima.

A próxima etapa da competição nacional será realizada no mês de junho, em São João da Boa Vista (SP).

Equitação de Trabalho - A emocionante e vistosa competição de Equitação de Trabalho é baseada na rotina diária da lida no campo e agrega as características locais de equitação de cada país ou região ao esporte. Redil, tambores, porteira, ponte, balizas e muitos outros obstáculos são transpostos nesta modalidade. Vence o conjunto que conseguir a melhor somatória de aproveitamento nas três fases da prova: Ensino, Maneabilidade e Velocidade.

Versátil, equilibrado e obediente, o Cavalo Lusitano foi o introdutor do esporte no Brasil e venceu o primeiro campeonato mundial individual, sagrando-se vice-campeão mundial por equipes, em 2002. [Vencedores da categoria Principal: Fábio Lombardo e Brilho do Rimo, Campeões Mundiais em 2002 | Conjunto mais regular da etapa, João Marcos Bueno e Xairel do Ipê conseguiram a melhor média geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira