Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 09:58

Grupo Ibereolica e Inveravante celebram acordo para construção de duas usinas elétricas termossolares CSP de 50MW na Andaluzia e Estremadura, na Espan

Com um investimento de 600 milhões de euros, esses são os dois primeiros projetos de energia solar de um total de oito que a empresa planeja construir e operar na Espanha.

Madri -- O Grupo Ibereolica continua em seu plano de desenvolvimento de projetos de energia renovável viável. Seguindo sua estratégia de criar parcerias com grupos importantes interessados em fazer investimentos conjuntos em seu portfólio de projetos de energia limpa e renovável, o Grupo Ibereolica assinou um acordo com a Inveravante, um conglomerado privado líder com atividades nos ramos de energia, finanças, e imobiliário com presença mundial, sediada em La Coruna, Espanha, que assumiu uma participação acionária de 50% em duas empresas do projeto SPV do Grupo Ibereolica para a construção e operação de duas usinas elétricas termossolares CSP em Sevilha e Badajoz. As plantas, que começarão a ser construídas imediatamente e custarão por volta de 600 milhões de euros, têm todas as licenças e autorizações, utilizarão a tecnologia de calha parabólica e produzirão 50MW cada uma. Elas também estão preparadas para futuras melhorias para armazenamento de sal e hibridização de biomassa a fim de aumentar significativamente a produção durante a noite. Além disso, o acordo prevê que a Inveravante copiará o mesmo mecanismo em outras duas usinas.

Com esse acordo, o Grupo Ibereolica se consolida mundialmente no panorama termossolar, apostando fortemente em favor dessa tecnologia, que além de poder produzir energia limpa e renovável que pode ser regulada para integração completa à rede, também tem um potencial muito grande com relação a melhorar seu custo, eficiência e armazenamento para produção durante a noite. Todos esses benefícios farão da energia termossolar uma das tecnologias de energia com crescimento mais rápido no mundo inteiro. Essas usinas também terão um importante papel de geração de empregos em áreas normalmente depreciadas, criando valor onde ele é mais necessário, empregando no mínimo 1.000 trabalhadores durante a construção, e 50 durante a operação.

O Grupo Ibereolica com sede em Madri, Espanha, é uma empresa privada de serviços renováveis com mais de 15 anos de experiência em energia renovável, e um registro de trajetória comprovado. Sua equipe, com mais de cem engenheiros, projeta, aperfeiçoa, opera e mantém todas as suas usinas elétricas que atualmente consistem de mini-represas hidrelétricas, quase 200MW de parques eólicos, e uma linha de transmissão de 1.000 MW de curto prazo de projetos termossolares e eólicos que a Ibereolica planeja começar a construir durante 2009 e 2010. A Ibereolica também participa na Pesquisa e Desenvolvimento para melhorar o controle e a integração da rede de turbinas eólicas, e para explorar soluções alternativas para produção de hidrogênio e energia renovável eficiente.

Principais projetos de energia da Inveravante: Essas ações fazem parte das atividades do setor Avantegenera -- a área da empresa responsável pelo desenvolvimento de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento, relacionados ao setor de energia em todo o mundo, mas especialmente na Espanha, América do Sul, EUA, Marrocos e na Europa emergente.

Seu objetivo é fomentar uma forte divisão no campo da energia através de acordos com parceiros locais, principalmente pela compra ou desenvolvimento de ativos a fim de se tornar a empresa de energia por excelência na Galícia. O total do investimento previsto nessa área para 2011 é de 1.200 milhões de euros.

No campo de exploração e produção de petróleo, ela opera seu negócio através das companhias petroleiras Vetra Energy, com sede na Venezuela e comprada em julho de 2007, e a Petrotesting, com sede na Columbia e constituída em dezembro passado. Recentemente, foi obtido um campo na Columbia, foi assinada a adjudicação de outro no Equador e foi perfurado de forma bem sucedida um poço de exploração no sul dos Estados Unidos. Nos próximos três anos, a empresa resultante da fusão espera dobrar a produção administrada e ter reservas comprovadas que excedam o equivalente a 100 milhões de barris de petróleo.

A Inveravante também planeja construir duas estações de energia hidráulica no Panamá nos próximos meses, e recentemente colocou a primeira pedra de plantas eólicas em parques de Matafongo e Granadillo na República Dominicana, na presença do Presidente do país, Leonel Fernández Reyna.

A Inveravante é uma empresa fundada no início de 2007 pelo empresário Manuel Jove Capellán. A Inveravante opera em diferentes atividades: investimentos (avantecapita); energia (avantegenera); imóveis (avantespacia) e uma quarta área, avanteselecta, que combina investimentos em alimentos e agricultura (fundamentalmente vinho, queijo e óleo). Além disso, a empresa tem uma área de administração de patrimônio.

A Ibereolica é um grupo privado de empresas fundado em 1996 e dedicado à promoção, construção e exploração de projetos de energia renovável. Ele se concentra primordialmente em energia eólica e termossolar na Espanha e tem uma vasta experiência de engenharia e técnica nessas áreas. | www.inveravante.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira