Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 10:12

Universia apóia o FGV Latin Moot Corp 2009

Diretora Geral faz parte da banca de jurados do concurso internacional que estimula alunos e professores empreendedores, incentivar a atitude empreendedora no meio acadêmico é uma das linhas de trabalho do Universia Brasil.

São Paulo— O Universia Brasil participa do FGV Latin Moot Corp 2009, organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn), entre 11 a 13 de março, em São Paulo. O evento é um concurso internacional de planos de negócios que reúne alunos e professores de cursos de MBA e Pós-graduação das principais escolas de administração das Américas. Investidores (businesses angels e venture capitalists), consultores, diretores de grandes empresas, empreendedores e professores atuam como juízes. O concurso visa a estimular o clima de competição e à criação de negócios reais.

Além do apoio institucional ao evento, o Universia Brasil, representado pela Diretora Geral, Alina Correa, estará na banca de jurados, na etapa final, para a seleção do melhor projeto. Estreitar a relação entre a academia e o mercado é uma ação já consolidada pelo Universia. Com a experiência na gestão e no desenvolvimento dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, há 5 anos, o Universia Brasil incentiva a atitude empreendedora no meio acadêmico e fomenta a formação, para o desenvolvimento sustentável do País. “Apoiar o empreendedorismo, por meio de projetos de jovens empreendedores, que atendam às necessidades do setor empresarial, é uma forma de contribuirmos com a geração de recursos e, conseqüentemente, com o crescimento do mercado local”, afirma Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.

O Universia é uma rede cooperação universitária presente em 15 países e maior portal de Educação da Ibero–américa. No Brasil, o Universia mantém parceria com 257 universidades e reúne mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados.

O concurso - Para a edição deste ano, do FGV Latin Moot Corp, está confirmada a participação de dez equipes, sendo seis nacionais e quatro internacionais (da Argentina, Colômbia e Canadá). Os participantes apresentarão um plano de negócio consolidando todas as informações para estruturação ou abertura de um novo empreendimento.

O objetivo do concurso, segundo o diretor da competição, Rene José Rodrigues Fernandes, é contribuir com o processo educacional e a formação dos concorrentes e do público presente por meio de uma simulação do ambiente empresarial. “O Latin Moot Corp estimula o clima de competição entre alunos e empreendedores, além de ser uma oportunidade para eles conhecerem como pensam os investidores de capital de risco, terem contato com colegas de outras nacionalidades e, ainda, apresentarem seus projetos para o mundo real", diz.

Em sua 9ª edição, a competição distribuirá R$ 17 mil em prêmios e contará este ano com algumas novidades. O evento começa no dia 11 de março com uma rodada de feedback restrita aos times participantes e na manhã seguinte (12), durante a abertura oficial, acontece a Venture Showcase,feira que permite às equipes apresentarem seus projetos ao público em geral.

No período da tarde do dia 12 começa a competição, com os participantes divididos em três grupos. A equipe ganhadora de cada grupo estará automaticamente classificada para a final, que acontece no dia 13 de março. Os participantes classificados na segunda posição em cada grupo participam de uma semifinal na manhã do dia 13, cujo vencedor também participará da final. Tanto a feira Venture Showcase, as apresentações do 12, a semifinal e a final são abertas ao público.

A equipe vencedora participará da Global Moot Corp® Competition 2009, que ocorre no início de maio, na Universidade do Texas, em Austin (EUA), e concorrerá a um prêmio de US$ 100 mil. Novamente neste ano a equipe que conquistar a segunda colocação será convidada a participar da Stuart Clark Business Plan Competition, da Universidade de Manitoba (Canadá), no final do mês de março.

Nos dias 12 e 13 de março a competição será aberta ao público em geral. A programação completa pode ser consultada pelo site www.fgv.br/latinmootcorp.

Perfil do Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

FGVcenn – Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios: Criado em junho de 2004 com a missão de construir uma cultura empreendedora na Fundação Getulio Vargas, o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) é um dos mais de 20 centros atuantes na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). O FGVcenn reúne ao redor do tema pessoas de formações diversas para estudar, gerar e propagar conhecimento multidisciplinar, independentemente de suas áreas de especialização.

Além da geração de conhecimento brasileiro sobre empreendedorismo por meio de eventos, competições, publicações, cursos e pesquisas, o FGVcenn tem por objetivo mudar culturas e conscientizar as pessoas sobre o seu potencial como empreendedoras. Ao gerar e difundir conhecimento, desperta o espírito empreendedor latente, incentiva a abertura de novos negócios e contribui para o desenvolvimento social e econômico do país.

O FGVcenn parte do princípio de que o empreendedor é o agente da inovação. A inovação exige transformação, tanto da própria empresa, como dos mercados e de todas as pessoas envolvidas. Introduzir verdadeiras inovações não é tarefa de rotina na gestão da empresa. É aí que entra em cena o empreendedor, aquele que cria novos negócios, seja uma nova companhia, seja um novo mercado para a empresa já em operação. | www.universia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira