Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 10:21

Carla Guagliardi – O lugar do ar


O MAM Rio de Janeiro apresenta a exposição “O Lugar do ar”, uma antologia da produção dos últimos 20 anos da artista Carla Guagliardi, carioca que se divide há mais de uma década entre o Rio e Berlim. O crítico Luiz Camillo Osório ressalta que a trajetória da artista “tem sido acompanhada mais de perto pelo circuito alemão e europeu do que pelo brasileiro”. Um exemplo disso é a recente mostra “Schwerelos”, realizada na Haus am Waldsee, reconhecida instituição no cenário de arte contemporânea de Berlim. A exposição teve ampla cobertura da imprensa alemã.

Carla Guagliardi conta que a mostra no MAM reúne trabalhos mais antigos e outros mais recentes, “dando um panorama mais amplo de alguns dos conceitos que venho trabalhando, como efemeridade, vulnerabilidade, equilíbrios precários e interdependência”. O título da mostra é o mesmo de uma instalação realizada em 2004 na Alemanha, na Galerie M, em Bochum. No MAM, será feita uma versão menor dessa imensa instalação, em que vergalhões de ferro dependurados por elásticos de borracha, de diferentes espessuras e comprimentos, lentamente, mas a cada instante, se expandem com o peso dos ferros, numa transformação formal constante. Carla nomeou a mostra não apenas por conta desse trabalho, mas também “porque as demais obras lidam com aspectos semelhantes onde o ar é um elemento que interage  na espacialidade e nas relações entre os materiais envolvidos, assim como na sua temporalidade”.

Luiz Camillo Osório observa que “a obra de Carla Guagliardi surgiu no final da década de 1980 junto a uma geração de jovens escultores cariocas que retomava o fio experimental e a consistência plástica do neoconcretismo e seus desdobramentos conceituais da década anterior”. “Por mais variada que seja do ponto de vista dos materiais e suportes, alguns aspectos têm sido importantes em sua obra, dando-lhe uma unidade poética ao longo destes 20 anos: fluência, leveza e precariedade”.

A artista explica que nos últimos anos sua pesquisa é “predominantemente escultural, focada em diversas idéias, mas que tem o tempo como seu principal agente”. O público poderá ver nas legendas com descrições das peças, que a artista utiliza, o ar e tempo como materiais utilizados. “Experimento a proximidade de materiais originalmente diversos como: água, plástico, ferro, látex, vidro, cobre, aço, algodão, tijolos de barro, plantas etc, tornando iminente a ação do tempo num registro mnemônico na matéria e no espaço”.

Várias instalações, como a “1,2,3,4”, da série Respiros, de 2006, com balões, elásticos de borracha, ar e tempo, serão montadas no local pela artista.

No dia 18 de abril de 2009, sábado, das 12h às 15h, será lançado no MAM o catálogo da mostra, com as imagens das obras, e textos de Luiz Camillo Osório e do crítico inglês Guy Brett. A artista estará presente.

“A capacidade de propor relações surpreendentes é um aspecto fundamental na obra de Carla Guagliardi. Da co-existência dos materiais surge uma vitalidade incomum”, diz Camillo.

Exposição “Carla Guagliardi – Lugar do Ar”, dia 20 de março de 2009 a 17 de maio de 2009, sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h , de terça a sexta, das 12h às 18hno Museu de Arte Moderna,Av. Infante Dom Henrique ,85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ | 20021-140 | Telefone: 21)2240-4944 | www.mamrio.org.br | Curadoria: Luiz Camillo Osório | Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro | Realização: ARTVIVA Produção Cultural. A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira