Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2009 - 08:57

Luta pela ampliação do sistema braille marca 63 anos da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Entidade oferece programas gratuitos de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, hoje dia 11 de março, completa 63 anos, facilitando a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, por meio de livros e revistas acessíveis que permite às pessoas com deficiência visual acesso ao mundo do conhecimento e da informação e do conhecimento.

No ano do Bicentenário de Nascimento de Louis Braille, inventor do sistema de escrita e leitura para cegos a instituição está empenhada em chamar atenção para questões relacionadas à deficiência e pretende envolver todos os segmentos da sociedade a uma ampla reflexão sobre o uso do Sistema Braille como um instrumento indispensável às pessoas com deficiência visual tanta na sua educação quanto no exercício da cidadania com maior independência e autonomia.

"Completar 63 anos é motivo de orgulho, sobretudo para uma Instituição formada pelo trabalho sério de uma equipe especializada. A Fundação Dorina Nowill para Cegos segue atenta as necessidades dos deficientes visuais, aos avanços tecnológicos e àdo conhecimento.s linguagens do futuro, e mantém o compromisso de disseminar a cultura e informação, ampliando, cada vez mais, a inclusão social da pessoa cega e com baixa visão", comenta Dorina de Gouvêa Nowill, 89 anos, fundadora e presidente emérita da organização.

Instituída em 1946, como Fundação para o Livro do Cego no Brasil, recebeu o nome de Fundação Dorina Nowill para Cegos, em 1991, em homenagem a sua fundadora homônima.

A Fundação Dorina Nowill oferece também programas gratuitos de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, que inclui programas de avaliação e diagnóstico, clínica de baixa visão, educação especial, reabilitação e orientação e colocação profissional do deficiente visual. Em 2008 foram realizados mais de 20 mil atendimentos.

A instituição disponibiliza através da Biblioteca Circulante do Livro Falado e Digital com mais de 1.000 títulos disponíveis para empréstimo nos formatos MP3 e digital.

Com a maior imprensa braille da América Latina, com capacidade para impressão de mais 45 milhões de páginas braille por ano a Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, literatura e best-sellers. No local também são produzidos cardápios, partituras musicais, catálogos, cartões de visitas e outros materiais de prestação de serviços à comunidade.

Os livros editados pela entidade são distribuídos gratuitamente para deficientes visuais e mais de 1300 organizações, como escolas, universidades e associações.

Fundação Dorina Nowill para Cegos [ www.fundacaodorina.org.br ]- Atendimento Especializado | Telefone: (11) 5087-0998 - E-mail: [email protected]. | - Empréstimos na Biblioteca Circulante do Livro Falado | Telefones: (11) 5087-0960 ou DDD (11) 5087-0991. E-mail: [email protected] | - Doações / Patrocínios / Lei Rouanet / Fumcad | Telefone: (11) 5087-0961 | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira