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12/03/2009 - 09:27

ALL cresce 12% em volume no Brasil em 2008


A ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, anunciou os resultados do ano de 2008, crescendo 12% em volume no Brasil com investimentos de R$680 milhões em vagões, locomotivas, via permanente e sistemas de informações.

O volume de commodities agrícolas cresceu 11%, de 21,3 bilhões de TKU, em 2007, para 23,7 bilhões de TKU, em 2008, e nossa participação de mercado saiu de 51% para 62% nos portos que atuamos, com destaque para açúcar e farelo de soja, com crescimento em volume superior a 30% cada.

Na unidade industrial, o volume transportado cresceu 13% no ano, com crescimento em todos os segmentos, principalmente em contêineres e construção. “Continuamos nossa trajetória de crescimento nos volumes intermodais, principalmente com aumentos de 16% em contêineres, 14% em alimentos e 14% em florestais.”, afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.

Na ALL Argentina,o volume foi impactado pelas interrupções de trafego nas rodovias e ferrovias feitas pelos agricultores no primeiro semestre protestando contra os aumentos nas alíquotas de exportações de grãos. Com isto crescendo apenas 4,5%, para 4,5 bilhões de TKUs. No segundo semestre, o Congresso rejeitou a sobretaxa sobre exportações, o que possibilitou um forte desempenho de nossas operações.

No resultado consolidado, a ALL cresceu 11% em volume, 24% em EBITDA e 17% em Receita, para R$ 2,8 bilhões. O lucro líquido da ALL foi 148% superior, ao ano anterior, atingindo R$177 milhões, desconsiderando ganhos extraordinários.

Quarto Trimestre de 2008 - O volume consolidado da ALL cresceu 16% no 4T08, para 10,1 bilhões de TKU, devido ao mercado favorável de grãos, em razão do escoamento de parte dos estoques acumulados pelos agricultores durante o 3T08. O EBITDA consolidado cresceu 18% no 4T08, para R$222,4 milhões. O aumento foi impulsionado principalmente pelo crescimento no volume industrial e de produtos agrícolas.

Perspectivas 2009 -A ALL tem expectativa de crescimento de volume entre 10% e 12% para 2009, impulsionado principalmente por ganhos de produtividade e aumento de participação de mercado. A ALL prevê investir cerca de R$600 milhões ao longo do ano e contratar 300 colaboradores diretos. Destaque para a adaptação de 35 locomotivas, adição de mais de 600 vagões e melhorias em via permanente nos estados da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Entre os principais projetos previstos para o ano, pode-se destacar o início da operação para a VCP, em Três Lagoas, o aumento da capacidade dos Terminais de Alto Araguaia e Alto Taquari, e cerca de 12 novos terminais de álcool com a Copersucar.

“Continuamos confiantes nos fundamentos positivos da ALL, bem como na capacidade da Companhia de manter sua trajetória de crescimento em bons e maus momentos. ”, afirma Bernardo Hees, Diretor-Presidente da ALL.

Recentemente, a ALL e a Rumo Logística, empresa de controle indireto do Grupo Cosan, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do mundo, firmaram parceria para a movimentação de 9 milhões de toneladas de açúcar de Itirapina, no interior de São Paulo, para Santos. O investimento previsto pela Rumo é de R$1,2 bilhões ao longo de 5 anos. A operação terá inicio em 2010.

Além disso, no primeiro semestre de 2009 serão iniciadas as obras do Projeto Rondonópolis, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 250 quilômetros a extensão da malha ferroviária no Mato Grosso. O investimento de R$ 700 milhões será feito por um grupo de investidores, o contrato tem duração de 25 anos e depois desse período a ferrovia será incorporada à concessão da Ferronorte.

Perfil ALL - Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país. | www.all-logistica.com/ri

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