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12/03/2009 - 09:59

CEMIG redesenha seu sistema de atendimento ao cliente com o apoio da Indra

O Projeto beneficia mais de seis milhões de clientes da Cemig e representa um grande salto tecnológico para a empresa.

Desde o dia 4 de maio, a Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais – está atendendo mais de 6 milhões de clientes graças a incorporação de um novo sistema de gestão de clientes, implementado conjuntamente pela Cemig e Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina.

Esta implementação trata-se da penúltima fase de um projeto integral iniciado pela empresa, denominado “Evolução”. Batizado assim pela Cemig, o projeto considera a implementação de um sistema comercial, de atendimento ao cliente e de relatórios gerenciais, para integrar e administrar toda informação relacionada aos clientes.

O projeto, que representa um grande salto tecnológico na história da Cemig, foi iniciado em março de 2006 e em janeiro de 2008 entrou em produção com uma seleção de clientes de média e baixa tensão. Após quatro meses de provas funcionais e técnicas, foi realizada a migração de todos os usuários da empresa para o novo sistema. Um total de 6.2 milhões de clientes ativos foram migrados em menos de 9 dias, fato que transformou o projeto em uma das implantações de maior êxito dos produtos SAP-CCS em todo o mundo.

Entre outros benefícios, o novo sistema outorga maior confiabilidade de dados e otimiza a relação com os clientes da empresa, aumenta consideravelmente a segurança de dados cadastrais e dos processos de faturamento e arrecadação.

Uma equipe de profissionais da Indra foi responsável pela implantação dos módulos de Atendimento ao Cliente (CRM), Informações Gerenciais (BW) e Migração de Dados (MIG), além de haver participado nos módulos WM, FI-CA, DM, SD e Billing.

Com a entrada em produção do novo sistema, o “Projeto Evolução” já tem em funcionamento o CRM (para atendimento ao consumidor), os módulos CCS 2006 (para toda a operação comercial), BW (para a informação gerencial e de relatórios), além da área de perdas que foi desenvolvida dentro do projeto.

Indra no Brasil - Com 12 anos de trajetória, a Indra alcançou no Brasil uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações, indústria e consumo e energia.

Em energia, a Indra se posicionou como referência de mercado, possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes, e conta com projetos em outros países da América Latina. Entre as principais referências deste setor se destacam clientes de grande envergadura como CEMIG, Elektro, Light, Energisa, Petrobras, Eletronorte e Gas Brasiliano.

A Indra também é reconhecida no mercado brasileiro como uma das empresas de maior experiência em implementação de soluções SAP, com projetos em empresas como Coca-Cola FEMSA, General Motors, Vivo, Claro e Santander.

Perfil da Indra - A Indra é uma das principias multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina. É a segunda companhia européia por capitalização em bolsa de seu setor e também a segunda empresa espanhola que mais investe em P&D. Em 2008 suas vendas alcançaram 2.380 milhões de euros. Conta com mais de 29.000 profissionais e com clientes em 94 países.

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