Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2009 - 10:32

Teatro João Caetano recebe novo espetáculo de Deborah Colker

Depois de percorrer 15 cidades brasileiras, Deborah Colker traz de volta ao Rio de Janeiro sua mais nova coreografia. Em temporada popular a partir do dia 13 de março (sexta-feira ), Cruel reestreia no Teatro João Caetano, palco que a Companhia de Dança Deborah Colker considera sua segunda casa. O espetáculo já foi visto por mais de 50 mil pessoas em cidades como São Paulo, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte e Goiânia.

Em Cruel, o cotidiano é retratado a partir desse prisma em suas pequenas histórias – sejam familiares, amorosas ou naquelas em que o embate é solitário e por isso mesmo ainda mais cruel. No nono trabalho da companhia que leva seu nome, a coreógrafa carioca propõe um jogo de interpretação aberta com o espectador.

- As histórias estão ali para serem apreendidas por cada um de um modo bem particular - explica Deborah.

É nos movimentos e na expressão de seus 17 bailarinos que a companhia lança as peças do jogo, sem qualquer compromisso com a explicitação do sentido, mas sim com a exigência de sua produção. Mas está tudo na cena. Com o auxílio do diretor de teatro Gilberto Gawronski, os movimentos expressivos ganharam forma e intensidade.

Numa construção coletiva, que durou cerca de um ano e meio, outros elementos foram incorporados ao novo trabalho, como um texto de Fausto Fawcett e uma história escrita por Fernando Muniz.

Todas essas colaborações acabaram servindo como munição nesse processo criativo, sendo absorvidas através da dança e criando uma costura nas situações que se apresentam - conta Deborah. - Mas o que se verá não é novela, não é teatro. É dança - pontua a coreógrafa.

Os grandes parceiros da companhia estão presentes em Cruel: Gringo Cardia, que assina a direção de arte e cenografia; Jorginho de Carvalho, que comanda a iluminação, e Berna Ceppas, responsável pela trilha sonora que funde composições originais feitas por ele e em parceria com Kassin, colagens de música clássica a expoentes da produção urbana contemporânea, criando um corpo musical ao mesmo tempo diversificado e coeso.

Os figurinos, uma leitura ao mesmo tempo clássica e contemporânea dos trajes de grandes bailes, ficam por conta do estilista Samuel Cirnansck, grande destaque nas semanas de moda de São Paulo, em sua primeira colaboração para o grupo.

Cruel: Temporada de 13 de março a 5 de abril, de quinta a sábado, às 21h. Domingos, às 18h, no Teatro João Caetano, Praça Tiradentes, s/n, telefone (21) 2332-9257. Ingressos: R$ 20 (plateia) e R$ 10 (balcão simples). | Ascom/Secult.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira