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12/03/2009 - 10:38

Fenauto e Banco do Brasil Buscam Estimular Empresariado a Aderirem às Linhas de Crédito de Capital de Giro Destinadas ao Setor de Veículos Semi Novos

Com o acordo, as revendedoras terão acesso à linha de crédito com condições diferenciadas.

Na tentativa de aquecer o mercado de revenda de veículos usados, a Fenauto – Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores – legítima representante do setor, assinou hoje, 11 de março, em São Paulo, um protocolo de intenções junto ao Banco do Brasil, que tem como principal objetivo disseminar as linhas de crédito de capital de giro disponibilizadas recentemente ao segmento pelo FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A medida ainda visa ampliar a representação do setor na economia, incentivar o associativismo e a modernização do segmento, além de implementar ações de comunicação e divulgação conjunta dos mecanismos de acesso ao crédito empresarial.

A concessão do empréstimo será realizada por meio da linha de crédito FAT Giro Setorial, que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, Codefat, para suprir as necessidades de capital de giro de setores responsáveis pela geração de milhares de postos de trabalho. Somente o segmento de veículos semi novos é responsável por 250 mil empregos.

De acordo com o Banco do Brasil, os empréstimos são corrigidos pela TLJP (taxa de juros a longo prazo), acrescida de 11,206% ao ano, o que corresponde a uma taxa efetiva de 1,4% ao mês. O prazo de pagamento pode chegar a até 24 meses, incluída carência de até cinco meses. As revendas poderão contratar operações de valor até R$ 200 mil, observando o prazo limite de 30 de dezembro de 2009.

Estão disponíveis para o empresariado R$ 2,5 bilhões, que devem dar novo fôlego a cerca de 13 mil empresários, de um total de 42 mil lojas distribuídas pelo país. No entanto, a expectativa é beneficiar, de imediato, por volta de oito mil revendedores de veículos. “Esse recurso trará bons resultados para o mercado como um todo. Os empresários terão a possibilidade de ampliar a frota de veículos semi novos a serem comercializados e o consumidor terá mais opções no momento da compra”, declara o presidente da Fenauto , Ilídio Gonçalves dos Santos.

A revenda de veículos usados é um mercado bastante significativo no país. A cada automóvel zero quilometro comercializado é vendido três usados, o que representa R$ 110 bilhões em financiamentos no ano.

Selo Fenauto – Um Aliado Importante para o Aquecimento das Vendas: O Selo Fenauto é um atrativo eficaz para o consumidor que optar por adquirir um semi novo. Trata-se de um certificado de procedência do bem adquirido, que amplia para sete meses a garantia de câmbio e motor do veículo, diminuindo as chances de panes mecânicas provenientes dos itens mencionados; e assistência 24 horas em caso de imprevistos.

A ação, um programa de incentivo à “comercialização segura”, foi vislumbrada, planejada e concretizada pela Fenauto após um longo período de negociações com importantes empresas como a Dekra, Sinaliza.Net, Mapfre Seguros e ST Corretora de Seguros. Nesse rígido processo composto por três etapas, a Dekra fica responsável pela inspeção veicular, a Sinaliza fornece o atestado de boa procedência e, como etapa final, a Mapfre assegura o câmbio e o motor do veículo, além de ser responsável pelo suporte 24 horas em caso de pane. A ST Corretora de Seguros coordena e comercializa o produto.

A Mapfre está apostando na consolidação do Selo Fenauto no mercado. Para atrair os consumidores, a empresa está oferecendo 5% de desconto no seguro total do veículo usado que tiver o câmbio e o motor assegurado pelo produto.

“O empresário que aderir ao Selo Fenauto terá mais chances de persuasão do consumidor e estará protegido de eventuais problemas e prejuízos com panes mecânicas e elétricas nos automóveis”, afirma Santos.

Para aderirem ao programa, os lojistas devem obrigatoriamente fazer parte das empresas associadas à Fenauto e estarem cadastrados, o que poderá ser feito pelo website: www.selofenauto.com.br.

O Selo Fenauto pode ser adquirido pelo revendedor diretamente pelo portal online do programa. | Site: www.selofenauto.com.br ou pelo telefone 0300 788 7676.

Fenauto – Legítima Representante das Revendas de Veículos Usados: A Fenauto – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – foi fundada em 1999, em Assembléia Geral, realizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com a participação de líderes empresariais da categoria econômica dos revendedores de veículos. A entidade, com sede em São Paulo, SP, representa cada uma das Associações Estaduais de classe de 24 unidades federativas do Brasil.

Foi constituída com uma estrutura organizacional, na qual seu mais importante órgão associativo, o Conselho Deliberativo, é formado pelas Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, entendidas como entidades civis de âmbito nacional que congregam e representam as empresas comercializadoras de veículos automotores semi novos e usados.

A criação da Fenauto surgiu da necessidade para a categoria econômica, diante do desenvolvimento associativo da classe e, sobretudo, considerando a relevância deste setor – que só em 2008 movimentou cerca de R$ 140 bilhões–, para defender e representar seus interesses na esfera da política nacional.

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