Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:05

Cresce preocupação com ameaças para celulares

Relatório de fevereiro da Fortinet mostra aumento na preocupação com ameaças para celulares e botnets.

A Fortinet, empresa pioneira e líder no fornecimento de soluções de gerenciamento unificado de ameaças (UTM), anuncia seu relatório mensal com as principais ameaças de fevereiro de 2009, que mostra atividade de um super worm, um botnet emergente, uma ameaça para celulares e um constante aumento em spam, com temas relacionados à economia.

. Exploits em maior volume, mas menos ativos: mais notável foi o aumento significativo no número de vulnerabilidades; entretanto, a taxa de exploits ativos reduziu de 30,2% no mês passado para 25,6%. O Conficker, último super worm a se espalhar pela internet, segue crescendo com força. Os sistemas da Fortinet mostraram que a exploração da já conhecida vulnerabilidade MS08-067 mostrando a maior atividade registrada em 14 de fevereiro de 2009.

. Malware estável e constante: o nível de atividade permanece similar ao mês passado sem novas variações introduzidas ao Top 10 por dois meses consecutivos. O Waledac, um botnet relativamente novo, usou uma campanha para o "Valentine's Day para levar usuários a baixar uma cópia do Trojan Waldec. A campanha usava uma série de domínios e subdomínios. Enquanto este relatório é escrito, a campanha segue viva mas usando um tema diferente, chamado de "the Couponizer". Os EUA foram o principal alvo de atividades de malware regionalmente, com 51,07% da atividade mundial. Japão, China, Índia e Canada também foram bastante afetadas.

. Ameaças para celular tomando forma: após novas variações do Flocker virem à tona em janeiro, mirando contas de operadoras Indonésias, a Fortinet reportou o Yxes.A em fevereiro - a última ameaça SymbianOS - também conhecida como "Sexy View". Enquanto ameaças para celulares ainda sejam pequenas em comparação com as ameaças para aparelhos não móveis, está é uma área para monitorar com a crescente adoção da tecnologia 3G e o aumento no uso de dispositivos móveis. A maior ameaça para o SymbOS/Yxes.A é uma função inovadora de propagação; com a capacidade de se espalhar via SMS provendo URLs maliciosos, com uma ponte criada entre a telecomunicação móvel e a internet. Isso abre uma vasta gama de possibilidades, efetivamente permitindo aos autores maior controle sobre sua criação. Com maior controle e funcionalidades adicionais, o Yxes.A indica que nós não estamos longe de um botnet para celulares.

. Nível de spam segue consistente: níveis de spam em fevereiro atingiram o pico de 55% da taxa de e-mails global, recuperando a diminuição no final de 2008, causada principalmente pela derrubada do McColo em novembro de 2008. Cyber criminosos não poderiam deixar o Velentine's Day passar sem a campanha de eCard. Além disso, e-mails de phishing e scam estão populares como nunca, jogando com a crise econômica, enquanto as armadilhas de spam da Fortinet capturaram esquemas de empréstimos e empregos aparecendo em línguas locais em várias regiões. EUA (22,16%), Japão (10,69%), Taiwan (10,63%), Itália (7,35%) e Canadá (5,30%).

"A economia deve permanecer como um forte tema nos próximos meses, enquanto os cyber criminosos usam táticas para tirar vantagens da crise econômica global; no submundo, enquanto empregos legais são perdidos, empregos ilegais são criados" diz Derek Manky, gerente de projetos de segurança e pesquisa de ameaças da Fortinet. "Ameaças para celulares também devem ser um tema recorrente. Estamos apenas começando a ver a ponta do iceberg neste vetor, com a última ameaça para o SymbianOS, chamada de sexy view, mas prevemos que muito mais está por vir enquanto os criminosos redirecionam seu foco com o crescimento de plataformas móveis, aplicações e banda mais ampla".

Para ver o relatório completo de fevereiro que inclui os rankings para cada categoria, por favor visite: http://www.fortiguardcenter.com/reports/roundup_feb_2009.html . Discussões adicionais sobre tecnologias de segurança e análises de ameaças podem ser encontradas no blog do FortiGuard: http://blog.fortinet.com

Fortinet - A Fortinet é a empresa pioneira e líder de mercado no fornecimento de sistemas de gerenciamento unificado (UTM - Unified Threat Management) com acelerador ASIC, que são usados por corporações e fornecedores de serviços para aumentar a segurança, enquanto reduzem o custo total de operação. As soluções da Fortinet foram desenvolvidas gradualmente para integrar múltiplos níveis de proteção - incluindo firewall, antivírus, prevenção de intrusão, VPN, prevenção de spyware e antispam - planejadas para ajudar os clientes a se protegerem de múltiplas ameaças, assim como de ameaças combinadas.

Com uma interface unificada e um ASIC habitual, as soluções da Fortinet oferecem funcionalidade de segurança avançada, de escritório remoto às operadoras com gerenciamento e relatório integrados.

As soluções da Fortinet ganharam diversos prêmios em todo o mundo e são os únicos produtos de segurança certificados oito vezes pela ICSA (firewall, antivírus, IPSec, SSL, IPS, detecção de antivírus, limpeza e anti-spyware). A Fortinet é uma companhia privada com sede em Sunnyvale, Califórnia, e está presente no Brasil desde 2004.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira