Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:32

CVT Nova Iguaçu participa de encontro com empresários do setor de cosméticos

O Sebrae-RJ promoveu no dia 12 de março (quinta-feira), uma oficina de implantação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), voltada para o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético do Rio de Janeiro. Estiveram presentes empresários do segmento e entidades representativas, além da coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Nova Iguaçu, unidade vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, Sandra Regina Caldas Barreto. Durante o encontro, que aconteceu na ONG Centro de Desenvolvimento Empresarial, no Centro do Rio, os participantes definiram as principais dificuldades enfrentadas pelo setor como forma de criar ações que promovam o seu desenvolvimento. Para Sandra Barreto, coordenadora do CVT Nova Iguaçu, o encontro é importante para promover um intercâmbio entre a escola e estas empresas.

Representantes da indústria cosmética identificaram entraves a sua atuação no mercado, tais como o desenvolvimento de ações mercadológicas e de venda, adequação às normas, concorrência de empresas informais e a falta de recursos para investir em projetos de inovação. Em seguida, foi definido como foco estratégico a articulação institucional e associativismo; capacitação técnica e gerencial; marketing, comercialização e logística e adequação sanitária.

Esses encontros fazem parte de um convênio nacional firmado entre o Sebrae, a Associação Brasileira de Desenvolvimento Setorial e Cosméticos (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que tem como meta promover um planejamento estratégico para o setor até 2011. Foram investidos na implantação do Plano de Desenvolvimento Setorial de Cosméticos cerca de R$ 3 milhões. Atualmente, o Núcleo Rio Cosmético reúne 15 empresários das indústrias de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal e representantes das entidades parceiras.

O Rio de Janeiro possui hoje mais de 170 companhias no setor, sendo que, deste número, 53,3% são microempresas e 36,7% de pequeno porte. No país, o estado é considerado o segundo não só em número de empresas, como também em quantidade de mão-de-obra empregada e exportações. O setor emprega formalmente 4,4 mil pessoas. Entretanto, é importante destacar que, das aproximadamente 1,6 mil empresas que atuam no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, apenas 15 delas representam 70% do faturamento total. | Por Ascom/ Faetec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira