Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:50

Brasil registra alta dos cheques honrados

Lojistas se descuidam e fraude aumenta.

São Paulo – Os brasileiros continuam a honrar seus pagamentos, segundo dados da última pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Do total de cheques emitidos, 96,96% foram honrados no mês de fevereiro, um aumento de 2,71% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, elevação de 0,28% em relação a janeiro deste ano.

O aumento deste indicador pode ser atribuído pelo mês de fevereiro de 2009 possuir menos dias úteis em relação ao ano anterior. ”O mês de março que irá nos apontar qual será a tendência para o 1º semestre de 2009. Acreditamos que teremos um aumento do uso do cheque nas relações de consumo no varejo sem impactos relevantes nos índices de inadimplência”, explica José Antonio Praxedes Neto.

Com a redução da oferta de crédito para as pequenas e médias empresas do varejo, por parte dos bancos, o cheque passará a ser o grande facilitador do acesso as novas alternativas de crédito para consumidores, varejistas e mercado financeiros alternativo, composto por financeiras e factorings, afirma Praxedes.

Diante desse cenário, no ranking dos bons pagadores, a liderança ficou com o Estado da Paraíba 98,83%, um aumento de 1,35% quando comparado com o mês de janeiro. Na sequência estão Goiás (98,23%), Alagoas (98,22%), Sergipe (97,90%) e Minas Gerais (97,87%).

Cheques Fraudados - Do total de cheques emitidos, a fraude foi constatada em 0,18% das transações, enquanto janeiro registrou apenas 0,07%, esse número representa pouco no total da inadimplência registrada com cheques que chegou a 3,04%.

A TeleCheque enfatiza algumas ações de precaução que são necessários na hora do recebimento do cheque. Entre eles, estão: conferir os valores por extenso e numérico e ver se foram corretamente preenchidos, fazer a conferência da assinatura e da foto do documento de identidade, anotar um número de telefone e endereço no verso, não aceitar cheques com valor diferente da compra ou cheques já preenchidos, entre outros, explica Praxedes.

Assim, no ranking por estado, São Paulo manteve a liderança de cheques fraudados (0,56%), seguido por São Paulo Interior (0,53%) e Pará (0,22%). Já o Espírito Santo, que sempre esteve no topo da lista, totalizou 0,13%, o que significa uma redução de 45,83% nas fraudes em relação ao mês anterior.

Tabela de cheques honrados – Fevereiro/09: * Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques honrados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira