Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:54

Respire melhor

Rinite alérgica atinge cerca de 40% da população brasileira. Médica alergista, Marly Otero, dá algumas dicas de como prevenir os sintomas da doença. Manter o ambiente sempre arejado e não fumar dentro de casa ajudam a combater esse mal

Brasília,– Só quem tem rinite alérgica sabe o tanto que ela incomoda e é desagradável. Crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal são alguns dos sintomas mais comuns. Olhos, ouvidos e gargantas também podem ser atingidos. A doença causa outros problemas como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz), que faz com que o paciente não durma bem à noite.

O mal afeta cerca de 40% da população brasileira, principalmente crianças e adolescentes e aquelas pessoas que ficam muito tempo dentro de casa. “Respirar é essencial para uma boa qualidade do sono, do apetite e da fonação. Assim, se respiramos bem, vivemos bem, mas se a respiração está prejudicada, diversas funções do metabolismo são alteradas. Por isso, corrigir problemas nasais é tão importante quanto tratar as doenças pulmonares”, explica a médica alergista/imunologista, Marly da Rocha Otero.

Atualmente, nas grandes cidades, onde a concentração de poluição é maior, já é registrado um número crescente de pessoas que apresentam quadros alérgicos. Fenômeno que é mais presente ainda na época de inverno, ocasionado não só pela mudança climática, mas, principalmente, pela dificuldade de a poluição se dissipar. Segundo o otorrinolaringologista Lauro do Nascimento Abud, a irritação causada pela exposição à poeira excessiva pode causar inflamações e descompensações em pessoas normais semelhantes às registradas em pacientes alérgicos.

A rinite alérgica também pode ser uma manifestação inicial da asma, portanto, o mais indicado é prevenir as crises. Alguns cuidados simples com a limpeza da casa evitam o acúmulo de substâncias que causam a reação alérgica, tais como ácaros, pelos, pólens e, claro, poeira. De acordo com Marly, é essencial limpar a casa todos os dias, com pano úmido, sem vassouras ou espanadores.

Optar por materiais fáceis de serem limpos, em vez de colocar tapetes e cortinas, tirar o excesso de objetos que dificultem a limpeza (brinquedos, papéis, etc.), abrir as janelas, combater focos de umidade e mofo, além de escolher travesseiros com espuma inteiriça, evitando flocos e penas são dicas que contribuem para um ambiente arejado e minimizam as chances de ter uma crise alérgica. Outro procedimento que pode ser adotado é vacinar-se contra a gripe e não fumar dentro de recintos fechados.

O controle ambiental da casa, de acordo com a médica alergista, é essencial para quem quer se livrar dos sintomas da rinite alérgica. E, em qualquer recinto que tenha ar condicionado ou ventiladores, os cuidados precisam ser redobrados. Os equipamentos devem ser limpos constantemente, para evitar o aparecimento de ácaros e fungos e, conseqüentemente, doenças respiratórias graves, tais como a asma e a própria rinite alérgica.

Perfil da Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais. | Teleatendimento – (61) 3245-7667.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira