Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:57

Setur -PE e Prefeitura do Recife lançam edital para requalificação do Museu da Cidade do Recife

Ponto de partida para se conhecer melhor a história da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife passará por uma requalificação, que o tornará ainda mais atrativo e acessível para os interessados no histórico-cultural recifense. O lançamento do edital para as obras ocorreu no dia 11 de março (quarta-feira ), no Forte das Cinco Pontas (sede do museu) com a presença do secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho; do presidente da Empetur, José Ricardo Diniz; e dos secretários de Turismo e de Cultura do Recife, Samuel Oliveira e Renato L, respectivamente.

Elaborada pela Prefeitura do Recife e financiada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur II), a revitalização do museu inclui investimentos na iluminação e sinalização do entorno do Forte das Cinco Pontas tornando-o ainda mais acessível.“Desde a sua inauguração, em 1982, o museu não passou por uma reforma. É o primeiro investimento da ordem de R$ 2,6 milhões que trará qualidade para a infra-estrutura uma maior capacidade para  receber a população e os turistas”, declarou o secretário Costa Filho, acrescentando que, por meio do Prodetur II, a Setur está trabalhando na requalificação de outros monumentos importantes para o Estado, tais como o Mercado Eufrásio Barbosa e o Alto da Sé, em Olinda, e a Casa da Cultura.

O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de trabalhos de educação patrimonial e a instalação de um terminal no Museu da Cidade do Recife com informações virtuais a respeito da cidade. Além disso, haverá melhorias no espaço físico do museu através da climatização e do melhor acondicionamento dos registros da memória, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, iluminação, paisagismo do entorno e a restauração de toda a cantaria do local. “O turismo de Recife e de Pernambuco ganha muito com iniciativas como essa. Uma cidade só pode ser turística se o for para a sua população”, falou o secretário municipal Samuel.

Os investimentos também serão destinados, entre outros locais, para o estacionamento, a recepção turística e o auditório do museu. Após a conclusão do processo licitatório, o que deve ocorrer em 60 dias, a previsão para o término da primeira fase dos trabalhos é de 120 dias, que é relativa à recuperação e requalificação da infra-estrutura do prédio. Depois dessa etapa concluída, ocorrerá o restauro das pedras de cantaria que tem previsão de um ano para o seu término. Esta será a primeira vez que o Museu da Cidade do Recife, desde a sua inauguração em 1982, passa por uma reforma.

Localizado no Forte das Cinco Pontas, símbolo da resistência holandesa, o museu abriga em seu acervo documentos iconográficos de extrema importância para preservação da história urbana e social do Recife. A memória cultural da cidade é representada através de 1.300 peças arqueológicas, 21 mil fotografias (inclusive raros negativos em vidro) e gravuras de Pernambuco, além de mais de um milhão de mapas e plantas. O Museu da Cidade do Recife recebe, anualmente, cerca de 40 mil visitantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira