Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2007 - 08:51

Embaixadores conhecem plano de segurança para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro

Brasília - O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, apresentou, na tarde do dia 19 de março, o projeto de segurança para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro aos embaixadores dos países participantes da competição. O encontro contou com a presença de representantes de 13 nações que estarão nos jogos.

As ações têm foco na integração entre as forças policiais, os atletas e a população. O objetivo é aproximar a comunidade da polícia. E fazer com que esse estreitamento de relação continue após o término dos jogos. "A convivência entre os povos vai pautar as atividades", afirmou.

A secretaria está desenvolvendo 34 ações de segurança em função da competição. Entre elas, a instalação de cerca de 600 câmeras em pontos estratégicos da cidade e a reformulação do setor de inteligência das polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. As corporações vão receber equipamentos com tecnologia digital para comunicação simultânea.

As forças também estão sendo equipadas com armamento não-letal, para ser usado em locais fechados. Serão investidos R$ 8 milhões na aquisição de material como spray de pimenta e granadas de gás lacrimogêneo.

As ações centrais vão partir do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), estruturado desde o final de 2005. Serão quatro centros responsáveis pelos controles operacionais dos programas especiais de segurança e operações de logística. O trabalho contará com a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Comitê Organizador dos Jogos (Co-Rio).

Haverá ainda o Gabinete de Acompanhamento Estratégico de Segurança. Ele será formado por membros de ministérios e órgãos federais. Entre eles, Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ministérios da Justiça, da Defesa, do Esporte, das Relações Exteriores, da Fazenda, das Comunicações, da Saúde e do Trabalho e Emprego.

Olimpíadas Cariocas - Durante o encontro, Corrêa e os embaixadores também trataram das Olimpíadas Cariocas. O evento, que será uma espécie de prévia do Pan-Americano e será realizado entre os dias 29 de abril e 10 de maio, reunirá jovens de classe alta, média e de baixa renda. Além de divulgar a competição, a iniciativa promoverá a inclusão social dos menos favorecidos. Cada comunidade representará uma nação que vai participar do Pan-Americano.

Elogios - As ações do Ministério da Justiça foram elogiadas pelo conselheiro da Embaixada do Uruguai, Artur Villareal. "A programação é muito importante. A integração da população é fundamental. É possível colocá-la em prática no Rio de Janeiro", defendeu.

Para o embaixador do Canadá, Guillermo Rishchynski, o Pan do Rio representa um grande desafio. "O Canadá vai colaborar no que for necessário", disse, ao lembrar que o país se prepara também para sediar uma competição de grande porte - os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010. Ele aproveitou o encontro para avisar que os canadenses vão doar cães farejadores para a competição no Brasil. | Por: Ministério da Justiça

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira