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13/03/2009 - 11:09

GfK: Final de 2008 determinou a diminuição no faturamento de bens duráveis

Pesquisa compila resultados das vendas em Reais de 2008 e analisa o impacto da crise internacional no setor, no Brasil.

Em 2008, as vendas em Reais de bens duráveis caíram. Durante o terceiro trimestre, já era possível observar sua leve diminuição, porém, foram nos últimos três meses do ano que realmente a queda se consolidou atingindo um mercado total de R$ 19,47 bilhões neste último período. A comparação entre o 4º trimestre de 2007 com o mesmo período de 2008 registrou variação de quase -12%. A linha branca e fotografia foram as que mais caíram, cerca de 20%, seguidas por telecomunicação e TI com 14%. Os eletros portáteis sofreram uma queda de quase 8%, o mercado das impressoras e periféricos retraiu 6%, já a linha marrom registrou um crescimento de quase 4%.

Estas informações são publicadas internacionalmente em mais de 20 países pela GfK, uma das quatro maiores empresas de pesquisa do Brasil e do mundo, e seus resultados são baseados na amostra de varejo de bens duráveis do painel da GfK Retail and Technology que conta com mais de 190 mil varejistas em todo o mundo.

Linha marrom excedeu o crescimento de outros segmentos - No último trimestre de 2008, a linha marrom obteve o melhor resultado no mercado brasileiro de bens duráveis e foi responsável por quase ¼ da venda total deste mercado. No mesmo período do ano anterior, a linha representava menos de 20% do mercado total. O crescimento nas vendas de PTV (televisões de tela fina) foi o destaque desta linha no período, provavelmente devido aos preços mais acessíveis ao consumidor.

Linha branca & fotografia caíram intensamente - A linha branca e fotografia sofreram as maiores quedas no último trimestre de 2008 versos 2007. O Natal de 2007 foi excelente para câmeras digitais que continuou crescendo no primeiro trimestre de 2008, mas iniciou uma desaceleração nos trimestres seguintes e encerrou o último trimestre com uma variação negativa frente a 2007. Na linha branca, geladeira seguida por máquinas de lavar roupa foram os responsáveis pelas maiores quedas no segmento. Fogões, máquina de lavar louça e freezers tiveram uma variação negativa de dois dígitos, microondas foi uma exceção com um crescimento de mais de 21%, em comparação com os últimos trimestres de 2008 versos 2007.

Impacto da crise internacional no Brasil - O cenário da crise internacional impactou o Brasil no final do ano passado. No último trimestre de 2008, a taxa de câmbio atingiu o pico do ano. Os varejistas mantiveram os preços no mesmo nível por terem se estocado para o Natal anteriormente e garantiram melhores ofertas no período. Porém, houve uma queda na demanda dos varejistas para a indústria e, com isso, uma desaceleração na produção, muitas empresas promoveram férias coletivas e outras diminuíram o seu quadro de funcionários. Outro fator importante para o consumidor brasileiro também foi atingido: o crédito. O acesso a financiamentos se tornou mais difícil e os bancos passaram a oferecer taxas de juros mais altas no período. Todos esses fatores provavelmente deixaram o consumidor mais apreensivo por gastar o seu dinheiro e as vendas de Natal acabaram sendo menores em 2008.

Resultados finais de 2008 - uma análise geral - O desempenho no último trimestre causou uma leve queda nas vendas de 2,2% no ano de 2008 com relação ao ano de 2007. A boa performance no primeiro semestre contrabalançou a retração do final do ano.

TI e o mercado de impressoras e periféricos foram os que mais sentiram a queda em 2008, registraram uma diminuição de mais de 11%. A linha marrom seguida por telecomunicação foram os responsáveis pelo maior crescimento, com aumentos de quase 9% e 6%, respectivamente.

Smart phone foi o responsável pelo incremento no faturamento de Telecom, apesar de ainda ter muito espaço para crescer no mercado. Os smart phones são, para as operadoras, uma forma de vender mais serviços, razão pela qual as empresas estimularam o mercado oferecendo maior foco a esses produtos e subsídios nos últimos tempos. O lançamento oficial do I-phone no Brasil, no final de 2008, chamou muito a atenção dos consumidores a este segmento, muitos se interessaram em adquirir e algumas operadoras lançaram promoções (com a compra de um pacote de serviço, o aparelho tinha subsídio). Mas, mesmo com este cenário, o preço dos smart phones ainda é muito maior do que dos demais aparelhos celulares.

O ano de 2008 foi bom para as televisões de tela fina, o que pode ter sido ocasionado pela erosão de preço na categoria. A partir de maio de 2008, houve início da campanha de popularização da TV digital no País, que havia sido lançada em dezembro de 2007, apesar do sinal limitado em algumas regiões. TV e qualidade de imagem ganharam muito espaço na mídia durante o ano passado. Maio (mês do Dia das Mães) foi um dos melhores meses do ano para o mercado de PTV.

No segmento de informática, os desktops caíram cerca de ¼ e os notebooks aumentaram quase na mesma proporção. Porém, em 2008, o mercado de desktops ainda era maior do que o de notebook. O impacto das vendas de notebook não equilibrou a queda de desktops e a variação nas vendas dos computadores em geral foi negativa. Os monitores também sofreram uma queda em 2008 e o segmento resultou em um faturamento menor do que o obtido em 2007. No mercado de periféricos, as impressoras tiveram a maior queda e foram responsáveis pelo declínio de dois dígitos.

GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é o 4º maior na área de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa cobrindo os setores de pesquisas Ad Hoc, por meio da GfK Custom Research, e painel varejista de bens duráveis, por meio da GfK Retail and Technology.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios.

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