Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 11:18

Bioeletricidade: evento da IBC discute potencial econômico da biomassa

Conferência abordará também o retorno sobre investimentos em projetos e estruturação de projetos de créditos de carbono.

O potencial de uso da biomassa e os avanços nos investimentos para o setor serão os principais temas da conferência sobre bioeletricidade que a IBC promoverá nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo. As palestras serão ministradas por executivos do BNDES, CCEE, Cogen-SP, CPFL Energia, Enernova, Grupo Equipav e UNICA, entre outros, que discutirão assuntos como demanda global por energias renováveis, fonte de energia complementar e autoprodução a partir da biomassa.

Para a gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Tatiana Munhoz, apesar da crise econômica, o mercado de bioeletricidade possui um grande potencial. "Com a tendência de estímulo aos investimentos no setor sucroenergético, a biomassa se consagra como energia renovável complementar às fontes convencionais, criando novas oportunidades para geração de comercialização de créditos de carbono", afirma a gerente.

A conferência terá início com a apresentação do engenheiro de planejamento da Associação Paulista de Cogeração (COGEN-SP), Leonardo Santos Caio Filho, que analisará o potencial da biomassa como fonte de energia renovável e complementar à geração hidráulica no Brasil. Na sequência, o vice-presidente de gestão de energia da CPFL Energia, Paulo Cezar Coelho Tavares, e o sócio-diretor da Bio Energias Renováveis, Felipe Barroso, abordarão o retorno sobre o investimento em projetos de biomassa.

O gerente da Seeger Engineering AG, Herwig Ragossnig, falará sobre experiências de outros países na utilização de diversos tipos de biomassa sólida e úmida. O executivo irá comparar a eficiência energética e operacional de cada insumo para a geração de energia.

Em outra apresentação, o assessor de bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Zilmar José de Souza, discutirá o uso da bioeletricidade como diferencial competitivo para aumentar a capacidade de gerar receita nas usinas de açúcar e álcool. Já a geração de créditos de carbono a partir de energias renováveis será o tema abordado pelo diretor da Brescel Energia, Fernando Flash, e o pesquisador visitante do IEA - USP, Luiz Gylvan Meira Filho.

O evento terá ainda uma palestra do BNDES sobre funding de longo prazo para os projetos de biomassa e o Grupo Equipav abordará a eficácia operacional na cogeração. Especialistas da Advocacia Waltenberg debaterão ainda a conexão nas ICGs e questões tributárias na geração e comercialização de bioeletricidade. A sessão principal será encerrada com a apresentação do conselheiro da CCEE, Luciano Macedo Freire, que falará sobre comercialização de energia, perspectivas para novos leilões e a visão dos grandes consumidores em relação à compra de energia gerada a partir da biomassa.

Após a conferência, dois workshops finalizarão os trabalhos. O primeiro terá como tema o gerenciamento da autoprodução de energia nas indústrias a partir da biomassa. Já o segundo encontro discutirá a gestão de contratos de comercialização de bioeletricidade.

A conferência é uma iniciativa do Informa Group Latin America com a marca IBC e a programação completa está no site www.informagroup.com.br/bioeletricidade ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone (11) 3017-6808.

Conferência sobre Bioeletricidade, dias14 e 15 de abril de 2009, das 08h50 às 18h, no Hotel Address Cidade Jardim - Rua Amauri, 513 - São Paulo – SP. Informações: (11) 3017-6808 ou [email protected] | Website: www.informagroup.com.br/bioeletricidade | Organização: Informa Group – IBC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira