Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2007 - 09:18

Novo jogo virtual testa habilidades do empreendedor

Duzentos professores terão acesso ao business game, que entrará em funcionamento experimental e com nome provisório de Campus do Empreendedor.

Brasília - Um espaço on line para que professores universitários trabalhem com seus alunos a temática do empreendedorismo, com enfoque em capacidades e conhecimentos. Esse é o espírito de um novo jogo desenvolvido pelo Sebrae e batizado provisoriamente de Campus do Empreendedor.

Elaborado ao longo de 2006, o Campus funcionará em caráter experimental em 2007, conforme explica o coordenador nacional do Desafio Sebrae, Ricardo Garcia. "É um jogo que envolve competências do Empretec que podem ser trabalhadas em sala de aula", informa. "Trata-se de uma inteligência artificial que processa decisões e as repassa ao professor, que atuará como organizador e gestor dos jogos", diz Ricardo Garcia.

Na fase de testes, prevista para iniciar entre maio e junho, apenas 200 professores selecionados pela Instituição terão acesso ao Campus do Empreendedor. Eles poderão aplicar o 'business game' com seus alunos nas salas de aula. Esses professores universitários foram cadastrados em jogos demonstrativos promovidos no Brasil inteiro pela coordenação do Desafio Sebrae. A partir de abril, o Sebrae entrará em contato com os professores selecionados para acertar detalhes sobre essa fase de testes.

O Campus do Empreendedor vai permitir aos universitários trabalhar características abordadas pelo programa de formação de empreendedores Empretec, como a iniciativa na busca de oportunidades e a capacidade de correr riscos calculados. Também fará com que os alunos mantenham contato com técnicas de gestão nas áreas de Finanças e Planejamento, Operação, Marketing e Recursos Humanos. O jogo virtual poderá no futuro servir como um treino para o Desafio Sebrae.

Uma das vantagens do Campus do Empreendedor é seu baixo custo. Basta um computador e uma conexão na internet para que os participantes acessem o jogo e disputem-no on line, o que se consegue mesmo sem uma conexão de banda larga (mais rápida).

Ricardo Garcia adianta que há intenção de em 2008 abrir o Campus do Empreendedor não só para professores, mas também para Arranjos Produtivos Locais (APL), para que empresários possam exercitar essas capacidades empreendedoras.| Por: Marcelo Araujo/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira