Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2009 - 09:08

Curta Favela chega ao Santa Marta

No próximo domingo, dia 15 de março, o Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela realizará a oficina “Experimentos audiovisuais com telefone celular” no morro Santa Marta. Ao longo do dia, cerca de 15 alunos aprenderão técnicas de filmagem e edição e produzirão dois curtas. “O objetivo é estimular os jovens a utilizar as ferramentas de comunicação multimídia de fácil manuseio e disponíveis na internet para que eles mesmos sejam os protagonistas de sua história”, disse Walter Mesquita, responsável pelo Ponto de Cultura.

Ao final das lições de técnicas de filmagem em celular, técnicas básicas de roteiro para filmes e documentários, técnicas básicas de edição em software livre e técnicas básicas de making of, os alunos da oficina produzirão dois curtas utilizando telefones celulares e câmeras fotográficas compactas. A julgar pelo envolvimento dos alunos na oficina piloto, que aconteceu em janeiro na Cidade de Deus e mobilizou mais de dez jovens na produção, filmagem, edição e making of de um documentário curta-metragem, a expectativa é de grande sucesso: “Os participantes da primeira oficina se entusiasmaram bastante em perceber que podiam realizar filmes e documentários utilizando poucos recursos e materiais adaptados no processo de criação”, contou Walter.

O tema de um dos vídeos será escolhido pelos próprios alunos, no decorrer da oficina. “A ideia é que eles falem sobre o que acham relevante e interessante no seu dia-a-dia, que eles sejam motivados a falar da sua realidade”, contou Walter. O outro curta terá o nome de “Vida de Cão” e será filmado com a ajuda do Boris, um cachorro treinado que fez história no Santa Marta: “O curta será o ponto de vista do cachorro subindo o morro. O Boris é bastante famoso na comunidade por causa de um episódio quando, numa invasão da polícia, foi levado embora do morro. A comunidade se manifestou até que o cachorro foi devolvido para o Santa Marta”, contou Walter.

O passo seguinte será a exibição dos curtas para toda a comunidade do Santa Marta, no evento Curta Favela na Praça, que contará com apresentação de artistas locais, desfile de moda, dança de rua e hip hop. “Na programação, teremos o Cine Varal, um varal de roupas que colocaremos na praça, com roupas de verdade e um lençol no meio, onde serão projetados os curtas e outros vídeos feitos pela comunidade”, adiantou Walter.

O projeto Curta Favela é realizado pelo Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela, do Viva Rio, em parceria com o Grupo Coaxo do Brejo, a Produtora Ponto de Equilíbrio, o Pontão Digital Circo Voador, o projeto Lente dos Sonhos e o Ponto de Cultura O Som das Comunidades. Na edição do Santa Marta, o projeto contará com o apoio do rapper Fiell, que dá aula de hip hop na comunidade. [ Novidades e algumas imagens da oficina, acesse o blog: http://curtafavela.blogspot.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira