Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2009 - 09:18

Criação de estação experimental garante qualidade da água para pesquisas em aquicultura em São José do Rio Preto

Através de Decreto do vice-governador Alberto Goldman, publicado no Diário Oficial de 24 de janeiro de 2009, o Estado de São Paulo destinou 131,8 hectares de áreas do Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto para a instalação de uma Estação Experimental sob a responsabilidade do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente.

O Instituto Penal Agrícola é uma unidade prisional de regime semi-aberto que será desativada pelo governo paulista. A unidade prisional ocupa uma área de 600 hectares, aproximadamente, entre os municípios de São José do Rio Preto e Mirassol. Nessa área localiza-se a Estação Ecológica do Noroeste Paulista, que chama a atenção por seu inestimável patrimônio biológico e abundância de recursos hídricos.

As ações que possibilitaram a implantação da Estação Experimental conciliaram interesses de diversos setores como a Prefeitura de São José do Rio Preto, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (através dos Institutos de Pesca, Agronômico de Campinas e de Economia Agrícola), a Secretaria do Meio Ambiente: Instituto Florestal, CETESB e DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais), UNESP, FATEC e outros, no sentido de garantir a sobrevivência e a perpetuação da Estação Ecológica Noroeste Paulista. Durante a fase de negociação para se estabelecer uma proposta de consenso entre os diferentes interessados, destacou-se a atuação do pesquisador Hélio Ogawa, do Instituto Florestal.

Na Estação Experimental será implantada uma zona de amortecimento (*) para a Estação Ecológica; instaladas múltiplas modalidades de experimentos florestais e zootécnicos (que vão desde a conservação genética, formação de pomares de sementes, sistemas agroflorestais e agrosilvipastoris); e criado um grande centro de aquicultura.

O Centro do Pescado Continental do Instituto de Pesca, instalado em São José do Rio Preto, deverá implantar uma estação experimental modelo para a criação de organismos aquáticos e incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio do pescado continental, através da divulgação de tecnologias de criação comprometidas com o equilíbrio ambiental. Há também o propósito de oferecer um conjunto de atividades técnicas, educativas e culturais relacionadas aos recursos vivos aquáticos, para produtores, estudantes e visitantes do Centro.

A criação dessa Estação Experimental é um ato fundamental para garantir a qualidade da água a ser utilizada nas pesquisas científicas do Instituto de Pesca naquela região paulista, ora em fase de implantação. | www.pesca.sp.gov.br,

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira