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14/03/2009 - 09:43

Inadimplência dos consumidores recua 8,9% em fevereiro, revela Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física apontou queda de 8,9% na inadimplência dos consumidores em fevereiro de 2009, frente a janeiro. Já na comparação entre o 1º bimestre de 2009 e o 1º bimestre de 2008, a inadimplência das pessoas físicas aumentou 8,6%. A alta também foi verificada na variação anual (fevereiro de 2009 sobre fevereiro de 2008), quando houve um crescimento de 4,5% na inadimplência das pessoas físicas.

No primeiro bimestre de 2009, o ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores foi liderado pelas dívidas com os bancos, que tiveram participação de 43,4% no indicador. Em 2008, no mesmo acumulado, esta representação foi de 42,8%.

As dívidas com cartões de crédito e financeiras aparecem a seguir, com 37% de representatividade na inadimplência dos consumidores nos dois primeiros meses de 2009. No primeiro bimestre de 2008, este percentual foi de 31,1%.

Na terceira posição estão os cheques devolvidos, que no acumulado de janeiro e fevereiro de 2009 representaram 17,7% da inadimplência dos consumidores, abaixo dos 23,8% verificados nos dois primeiros meses de 2008.

Os títulos protestados fecham o ranking, com uma participação no indicador de 1,9% no primeiro bimestre de 2009. Nos dois primeiros meses de 2008, tal representatividade foi de 2,3%.

Valor médio das dívidas - No acumulado de janeiro e fevereiro de 2009, o valor médio das dívidas com cartões de crédito e financeiras foi de R$ 357,07, isto é 5,5% a menos que no mesmo período de 2008. Já as dívidas com os bancos tiveram, nos dois primeiros meses de 2009, um valor médio de R$ 1.371,13, o que representou um decréscimo de 3% ante o valor obtido no primeiro bimestre do ano anterior.

Os títulos protestados, por sua vez, apresentaram no acumulado de janeiro e fevereiro de 2009, um valor médio de R$ 1.050,90, resultando em 14,5% de elevação sobre os dois primeiros meses de 2008.

Por fim, o valor médio dos cheques devolvidos foi de R$ 823,15 no primeiro bimestre de 2009, o que configurou em 29,9% de crescimento sobre o acumulado de janeiro e fevereiro de 2008.

Análise - Os técnicos da Serasa Experian afirmam que o aumento de 8,6% na inadimplência das pessoas físicas no comparativo entre os primeiros bimestres de 2009 e 2008 e o crescimento de 4,5% entre fevereiro 2009/2008 refletem a maior dificuldade da população em honrar seus compromissos, sobretudo os de prazos mais longos. Os efeitos da crise financeira internacional, no que diz respeito ao desemprego, têm sido determinante para a inadimplência do consumidor.

Vale considerar também a falta de disciplina financeira de alguns consumidores, principalmente na utilização do cheque especial, que cria outra pressão sobre o orçamento doméstico e facilita o acúmulo de compromissos.

Por outro lado, a diminuição de 8,9% na inadimplência de fevereiro em relação a janeiro corresponde ao menor número de dias úteis no segundo mês do ano.

Metodologia - O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

A Serasa Experian facilita mais de 4 milhões de negócios por dia, para cerca de 400 mil clientes diretos ou indiretos. Em 2007, a Serasa - criada em 1968 -, uniu-se à Experian Company, líder mundial no mercado de informações, trazendo para o Brasil a experiência de mercados mais maduros. Hoje a nova marca Serasa Experian ampliou a oferta ao mercado brasileiro com modernas e inovadoras ferramentas para apoiar seus clientes em todas as etapas, desde a prospecção até a cobrança. | www.serasaexperian.com.br

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