Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2009 - 09:43

Porque salvar (ou não) o sistema financeiro

Os EUA estão diante de um cenário real da chamada estagflação, ou seja estagnação econômica com inflação gerada pelo excesso de moeda de um país altamente endividado. Mesmo assim, o dólar continua a ser o porto seguro dos investidores, que buscam a salvação nos títulos do tesouro norte-americano. Mas qual o limite disso? Quais os riscos para o sistema financeiro internacional? Quando as principais instituições desse sistema, como FMI e Bird, foram criadas, em 1944, em Bretton Woods, o dólar ainda tinha o ouro como lastro. Até que nos anos 1970, os EUA decidiram, unilateralmente, abrir mão desse lastro. Agora, diante da crise, já há quem fale em um Bretton Woods 2.

Questões como essa poderão ser discutidas em “A Crise Internacional e os acordos de Bretton Woods”. O debate está sendo organizado pelo Núcleo de Economia da Fundação Maurício Grabois, com o apoio do Corecon-RJ, no dia 19 de março, às 18h30.

Agenda.: Dia 19 de março a partir das 18h30, no Auditório do Corecon-RJ - Av. Rio Branco 109 - 19º andar, Centro do Rio de Janeiro (RJ). Debatedores: Aloisio Teixeira - Economista e Reitor da UFRJ | Sérgio Barroso - Doutorando em economia pela Unicamp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira