Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2007 - 09:28

União Européia vai sediar Conferência Internacional sobre Biocombustíveis


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser um dos principais palestrantes da Conferência Internacional de Biocombustíveis, que acontecerá em Bruxelas em julho deste ano. De acordo com o diretor-geral de Relações Exteriores da Comissão Européia, Eneko Landaburu, a idéia é conscientizar a população mundial sobre o uso de combustíveis alternativos a partir da experiência brasileira na área.

“Pensamos que é o momento adequado de dar a palavra a grandes personagens que sabem do tema para que estas idéias penetrem na opinião pública”, disse Landaburo ao final da 10ª Reunião da Comissão Mista Brasil-União Européia, nesta quarta-feira, em Brasília. Segundo Landaburo, nos últimos meses a população européia despertou para a questão energética devido à suspensão de exportações de gás da Rússia para a Ucrânia, o que afetou vários países europeus, e também por influência do documentário “Uma verdade Inconveniente”, do ex-vice presidente norte-americano Al Gore, sobre os efeitos das mudanças climáticas.

“Houve uma tomada de consciência enorme, da opinião pública, sobre segurança energética, sobre temas de compatibilidade ecológica com fontes energéticas, sobre a necessidade de se iniciar a produção de energia renovável”, relatou

A Conferência de Bruxelas discutirá questões políticas e econômicas relacionadas ao desenvolvimento da produção de biocombustíveis a partir de quatro temas chaves: que tipo de mercado internacional se quer criar, quais as consequências para os países em desenvolvimento, quais os desafios ambientais e quais os esforços tecnológicos necessários.

Além de tratar da Conferência sobre biocombustíveis, a 10ª Reunião Mista Bilateral abordou os principais temas da agenda bilateral Brasil-União Européia, nas áreas de comércio, finanças, cooperação técnica, meio ambiente, energia, desenvolvimento social, integração regional, educação e cultura, ciência e tecnologia, e sociedade de informação. U dos temas em pauta foi a cooperação entre Brasil e União Européia em questões sanitárias e fitossanitárias. Segundo Landanuro, a União Européia está disposta a mandar técnicos europeus para treinamento de profissionais no Brasil, de forma a facilitar as exportações brasileiras para a União Européia.

“Não podemos aceitar, na União Européia, a entrada de produtos que não refletem os requisitos fixados em uma legislação válida para os 17 países. Tivemos uma experiência negativa com a entrada de carne que não atendia a estes requisitos”, afirmou o diretor da Comissão Européia. “Não se trata de condenar, mas de encontrar soluções para que os produtos que saiam do Brasil para a Europa possam cumprir com os requisitos”, explicou. Na reunião de hoje, a Comissão Mista decidiu criar um comitê bilateral para aprimorar o controle sanitário e fitossanitário brasileiro com suporte europeu.

Com relação às negociações comerciais, Landaburo reafirmou o compromisso europeu com o sucesso da Rodada Doha da organização Mundial do Comércio e disse que avanços, hoje, dependem dos Estados Unidos. “A prioridade é a solução no marco de Doha, sabemos onde estamos de acordo e em desacordo. Pensamos claramente que hoje tem que haver um esforço maior e importante por parte dos Estados Unidos para aportar certos elementos de mudança que nos permitiriam encontrar um compromisso geral.

As negociações entre Mercosul e União Européia, segundo ele, só devem ser retomadas após a conclusão da Rodada Doha. “O acordo com o Mercosul está condicionado ao que teremos ou não como resultados dessa negociação geral. Veremos, em função do que se decida na Rodada Doha, que complemento pode haver em um acordo de associação bilateral de regiões”, afirmou. “Não fechamos as portas e as janelas. Dissemos: esperemos um momento”. | Por: Mylena Fiori/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira