Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2009 - 10:34

Volks lança sistema que acaba com o tanquinho auxiliar de gasolina para partida a frio

A solução se baseia no aquecimento quase que instantâneo do etanol no sistema de distribuição, antes da combustão. O Polo E-Flex é o primeiro modelo bicombustível do mercado a utilizar a tecnologia.

São Paulo - Volkswagen inova e lança carro com sistema tecnológico que acaba com o tanquinho de gasolina auxiliar para partidas a frio nos carros flex.

O projeto inovador se baseia no aquecimento quase que instantâneo do etanol no sistema de distribuição, antes da combustão. O Polo E-Flex é o primeiro modelo bicombustível do mercado a utilizar a tecnologia e, assim, ficar livre do reservatório auxiliar de gasolina.

Com o novo sistema, a injeção de combustível aquece o etanol em poucos segundos e pode operar em temperaturas de até -5 ºC.

O sistema inclui alterações em componentes e materiais do sistema de ignição e injeção de combustível. Um novo software na unidade de gerenciamento do motor otimiza todo o processo de partida do veículo a frio.

“A Volkswagen inova mais uma vez na área de uso de etanol com o Pólo E-Flex”, disse o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc.

Segundo afirmou, a introdução no Brasil de um modelo flex sem o tradicional sistema de partida a frio é um marco para a engenharia automobilística nacional e indica uma nova tendência para o mercado. "Além de facilitar a partida a frio exclusivamente com etanol, a tecnologia permite melhor dirigibilidade enquanto o motor aquece e redução adicional na emissão de poluentes".

Szwarc acrescentou ainda, segundo a Udop Notícias, que o sistema também evita o risco de envelhecimento da gasolina no tanquinho e a conseqüente formação de depósitos no sistema de injeção de combustível. "Trata-se de uma tecnologia que abre caminho para o uso de 100% de etanol em países de clima frio e que até hoje têm mostrado resistência ao uso de sistemas externos de partida a frio”, ressaltou.

Engenheiros da General Motors haviam sugerido também uma solução para a partida a frio que não vingou. A idéia era utilizar um combustível com 15% de gasolina, o E85, que seria distribuído já formulado aos postos de combustível.

O Volkswagen Polo E-Flex, equipado com o sistema Flex Start, da Bosch, entra no mercado custando R$ 47.490,00.| Portugal Digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira