Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2009 - 09:45

Pesquisa mostra que usuários confiam mais na segurança de bancos on-line do quem em lojas virtuais

Estudo anual da F-Secure mostra que a maioria das pessoas ainda não se sente segura para usar seu cartão de crédito na Internet. Pais não sabem dizer se as crianças estão usando a Internet com segurança.

A F-Secure, uma das líderes mundiais no desenvolvimento e oferecimento de soluções integradas em segurança, anuncia os resultados de seu Estudo Anual Online Wellbeing. O estudo independente, realizado com usuários da Internet na faixa etária entre 20 e 40 anos teve como objetivo testar o conhecimento dos entrevistados sobre ameaças da Internet para adultos e crianças. Foi realizado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha – e pela primeira vez – Itália, Índia e Hong Kong.

O estudo revelou como os usuários se sentem em relação à sua segurança pessoal ao utilizar serviços bancários on-line, à segurança das crianças enquanto navegam na web e à segurança ao fazer compras on-line utilizando os dados do cartão de crédito. No total, 50% dos entrevistados se sentem seguros ao acessar bancos pela Internet. Entretanto, somente 6% sentem-se seguros ao realizarem compras on-line com cartão de crédito.

Navegação na web e e-mails phishing - O phishing pode ser confundido como uma mensagem enviada por um banco conhecido, devido à semelhança em seu formato, mas na verdade é uma fraude à procura de informações pessoais. Na média do estudo, 54% sentem razoavelmente seguros de que não seriam vítimas de um e-mail phishing. Entretanto, 27% dos participantes não sabem se conseguem identificar ou não e-mails phishing. Em Hong-Kong, 26% dos entrevistados acreditam que não conseguem identificar e-mails phishing. Embora em outros países como Reino Unido (68%), Canadá (60%), e Itália (67%) os entrevistados estão mais seguros de sua capacidade para identificar este tipo de e-mail.

Crianças e a Internet - O principal ponto do estudo da F-Secure é a segurança da família ao usar a Internet. Os pais estão cada vez mais preocupados com suas crianças e o fato de estarem vulneráveis à conteúdo inapropriado, incluindo pornografia e imagem violenta. Perante a afirmação “Meus filhos estão seguros quando eles estão on-line?”, mais de um terço dos entrevistados de todos os países não concordam nem discordam da declaração. Os pais não sabem se as crianças estão seguras na rede ou não. A grande maioria (54%) dos entrevistados não concorda que os seus filhos estejam seguros on-line. Somente 2% dos entrevistados na Índia sentem que suas crianças estão seguras (concordam fortemente). Na Alemanha, 69% discordam fortemente e discordam da declaração.

Gabriel Menegatti, Diretor Técnico da F-Secure Brasil, diz: “Conforme apontado em nossa pesquisa, os pais simplesmente não sabem dizer se os seus filhos estão seguros ou não. Nós faremos tudo o que pudermos para desenvolver serviços que os ajudem a manter suas crianças seguras na Internet. Há igualmente muita incerteza em executar transações financeiras, mas parece que a base para estes sentimentos não está fundada necessariamente em uma boa compreensão das ameaças reais”.

Banco on-line - Surpreendentemente, os entrevistados sentem-se mais seguros realizando transações bancárias on-line do que usando o seu cartão de crédito para fazer compras na Internet. Em todos os oito países examinados, a maioria concorda que eles estão seguros durante as transações bancárias pela Internet. Os países que se sentem mais seguros são França (62%) e os Estados Unidos (63%), mas na Alemanha, 39% ainda não estão confiantes em fazer transações bancárias on-line. Em linhas gerais, 31% de todos os entrevistados ainda estavam incertos sobre a sua segurança.

O estudo foi realizado em dezembro de 2008, por uma empresa terceirizada, com 2019 usuários da Internet, entre 20 e 40 anos, nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Índia e Hong Kong. Foram entrevistadas aproximadamente 200 pessoas por país

F-Secure -Fundada em 1988, na Finlândia, a fabricante é líder de mercado em soluções de segurança para dispositivos móveis, operadoras e provedores de serviços. Posicionada como visionária no quadrante mágico elaborado pelo Gartner Institute, a empresa possui escritórios nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Japão e Brasil. Seu maior diferencial é o tempo de resposta às novas ameaças e invasões e suas soluções estão disponíveis para mais de 180 parceiros como provedores de internet e operadoras de celulares no mundo, tornando a F-Secure líder global nesse mercado. Além disso, as equipes dos laboratórios de pesquisa da F-Secure fornecem informações atualizadas sobre segurança e códigos maliciosos, disponível na internet: http://www.f-secure.com/weblog e http://www.f-secure.com/virus-info/virus-news.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira