Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2007 - 16:05

UERJ divulga calendário do Vestibular 2008


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulga o calendário para o Vestibular 2008. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do dia 21 de março, as inscrições para o primeiro exame de qualificação vão de 11 a 23 de abril. As provas serão no dia 17 de junho e as inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela Internet, no endereço www.vestibular.uerj.br. As provas para o segundo exame de qualificação serão realizadas no dia 16 de setembro.

O concurso é destinado aos candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação da UERJ e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e nos cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar e da Academia de Polícia Militar do Rio de Janeiro. A taxa de inscrição custa R$ 38 e os interessados poderão requerer isenção do pagamento da taxa, com base nos critérios estabelecidos no edital disponível na página da UERJ.

Poderão participar do vestibular os alunos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio na época de realização do exame. Os candidatos podem optar por fazer somente o primeiro exame de qualificação, em junho, o segundo exame, em setembro, ou, ainda, pela realização de ambos. As provas serão válidas somente para seleção de alunos para o Vestibular 2008. Para os candidatos que optarem por realizar os dois exames, será computada somente a melhor nota para efeito de classificação final no vestibular.

De acordo com o edital, o candidato aprovado nos exames de qualificação não estará automaticamente aprovado para o exame discursivo, na segunda fase do vestibular. Uma vez aprovado na primeira fase, ele precisará se inscrever para o exame discursivo, em data a ser divulgada.

Para se inscrever para a primeira fase, os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br e preencher o Requerimento de Inscrição e o Questionário de Informações Socioculturais, de acordo com as instruções do Manual do Candidato. Em seguida, é preciso imprimir o protocolo do requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa no valor de R$ 38. Não serão aceitos pagamentos efetuados por meio de depósito bancário e não haverá devolução da quantia paga, segundo as regras do edital.

De posse do boleto, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer instituição da rede bancária. O prazo para pagamento da taxa de inscrição é dia 25 de abril, para quem optar pelo primeiro exame, e 25 de julho, para o segundo exame de qualificação.

A escolha da instituição e da carreira de preferência do candidato só será feita depois da aprovação no exame de qualificação. As vagas oferecidas no curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar destinam-se aos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1983 e 1º de janeiro de 1991. Já para a Academia de Polícia Militar, o candidato deverá ter, se for civil, militar ou policial militar oriundo de outro estado brasileiro, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 30 anos completos até a data da matrícula, em 1º de março de 2008. Para o praça que integre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, não há limite máximo de idade para se matricular.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês). Os candidatos portadores de necessidades especiais que precisarem de condições específicas para realizar a prova deverão indicar o tipo de necessidade no Requerimento de Inscrição.

O cartão de confirmação de inscrição do primeiro exame de qualificação estará disponível na página do vestibular da UERJ, de 23 de maio a 1º de junho. Já os do segundo exame estarão à disposição dos candidatos de 23 a 31 de agosto. A UERJ alerta os candidatos para que confirmem todos os seus dados, assim que retirarem seus cartões de confirmação. Caso haja algum erro, os candidatos deverão solicitar a correção no Balcão do Vestibular, no prédio da UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524, térreo, no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio.

Para fazer as provas, o candidato deverá apresentar o cartão de confirmação de inscrição, juntamente com o original de um documento de identificação, como carteiras de identidade expedidas pelas secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícias Militares e demais órgãos legalmente habilitados para emissão de tais documentos; Carteira Nacional de Habilitação com foto; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte nacional ou carteira de identidade de conselhos ou órgãos de classe.

A prova do Exame de Qualificação, comum a todos os candidatos, constará de questões objetivas, de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas três áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Como acontece todos os anos, o início das provas será às 9h, com duração de quatro horas, e não será permitida a entrada do candidato após o horário estabelecido para o início da prova.

De acordo com os resultados do Exame de Qualificação, os candidatos serão distribuídos em cinco faixas para a realização do Exame Discursivo. Os aprovados com recomendação A (número de acertos maior do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação) receberão um bônus de 20 pontos, para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo. Aqueles aprovados com recomendação B (número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação) receberão um bônus de 15 pontos. Já os aprovados com recomendação C (com número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões) receberão um bônus de 10 pontos. Por último, os candidatos que aprovados com recomendação D (número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões) receberão um bônus de cinco pontos. Os candidatos que acertarem 40% ou menos das questões serão considerados reprovados no exame de qualificação e não poderão fazer o exame discursivo. | www.vestibular.uer.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira