Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2009 - 11:33

Bridgestone lança pneu para transporte urbano


O novo R155 foi testado em diversas condições de uso urbano em diferentes cidades e roda 35% a mais do que modelos da geração anterior.

A Bridgestone do Brasil está lançando o R155, um pneu desenvolvido para atender às severas exigências do segmento de transporte urbano de cargas e passageiros. É o primeiro pneu da linha Transporte lançado pela Bridgestone após a união com a Bandag, que resultou em um novo modelo de negócios na área de transporte, o BBTS – Bridgestone Bandag Tire Solutions.

As empresas que participaram do desenvolvimento do novo pneu ficaram satisfeitas com o resultado: “Estamos testando o pneu R155 em nossa frota e já na primeira vida o produto mostrou excelentes resultados. A qualidade da carcaça e o reforço de talão ficam evidentes na primeira recapagem. Além disso, o R155 rodou 35% a mais do que o pneu usado anteriormente”. O comentário é de Walter Ferrari Riva Júnior, Consultor Técnico da Viação Sambaíba, empresa que faz o transporte urbano na região Norte de São Paulo (SP), ao contar como está sendo a experiência com o novo R155.

Walter Jr. pode ser considerado um especialista quando o assunto é pneu. O consultor técnico tem sob seus cuidados uma frota de 1.270 ônibus, que percorrem seis milhões e 400 mil quilômetros por mês. “São oito mil pneus no chão”, alerta ele, que mantém 100% dos pneus da frota recapados com a tecnologia Bandag.

Na prática – O produto foi testado em operações reais em mais de 20 cidades no Brasil, sob diferentes condições urbanas de uso, antes de ser lançado, para garantir um pneu com desempenho superior para os transportadores urbanos.

“O R155 possui maior volume de borracha devido aos sulcos com 18,8 mm de profundidade e a banda de rodagem mais larga, o que garante o desgaste uniforme da banda e maior quilometragem. As laterais contam com filetes protetores que dão maior resistência e o talão e a carcaça são reforçados”, explica Eduardo Cassador, Gerente Nacional de Vendas Pneus de Carga da Bridgestone Bandag Tire Solutions (BBTS).

Durabilidade e economia são algumas das vantagens que o novo produto pode oferecer, devido às seguintes características:

Banda de Rodagem com maior volume de borracha proporcionado por uma relação entre a largura da banda de rodagem e profundidade dos sulcos superior à dos produtos concorrentes, somado ao desenho e compostos adequados para as constantes mudanças de direção e ao “anda-e-para” do trânsito urbano;

Aro especialmente reforçado para suportar as elevadas temperaturas provocadas pelo regime de uso mais constante do sistema de freios;

Lateral do pneu reforçada para suportar o roçamento lateral e as flexões para superar obstáculos como buracos e meios-fios que o pneu tem de enfrentar.

Sinergia – Resultado da fusão de duas marcas – Bridgestone e Bandag – líderes em seus segmentos de atuação, a BBTS – Bridgestone Bandag Tire Solutions – oferece aos seus clientes um conjunto completo de soluções: pneus novos, recapagens e serviços exclusivos.

Segundo Cassador, a BBTS cria sinergias, vantagens competitivas e as melhores soluções para os usuários. “O desenvolvimento de produtos Bridgestone já considera a melhoria das carcaças, pensando não só na venda do pneu, mas na recapagem. É o foco na solução”, explica.

Esdra Lima, gerente de manutenção da Viação ParaTodos, do Consórcio UniSul, participou da demonstração do R155 e ficou bastante empolgado com o que viu. “O R155 promete bastante. Vamos querer testar esse produto em nossa frota”, avisa. O pernambucano que assumiu, em 2008, a gerência de manutenção de 317 ônibus e nove vans que rodam um milhão e 900 mil quilômetros por mês, acredita que, além de um bom produto, o pacote de serviços é o diferencial da marca no mercado.

“O pós-venda é mais importante que o preço. As empresas precisam agregar valor ao produto através do serviço. Não é só vender, é preciso acompanhar o produto durante toda a sua vida. Nós, da Viação ParaTodos, queremos um parceiro que se preocupe em auxiliar o nosso pessoal promovendo palestras, treinamentos e atualizando o conhecimento de nossa equipe”, explica Lima.

Mercado – A Bridgestone desenvolveu o R155 para atender ao transporte urbano, que vem apresentando um grande crescimento nos últimos anos, principalmente no segmento de passageiros. Segundo a Anfavea, o número de licenciamentos de ônibus cresceu cerca de 20% de 2007 para 2008, totalizando 27,5 mil veículos. Já a produção teve alta de 18% nos últimos cinco anos. A frota estimada de ônibus urbanos no Brasil compreende 193,7 mil veículos.

O produto, que atende ao transporte urbano de passageiros e ao setor de distribuição de gás, bebidas e outras cargas urbanas, já está disponível para a Rede Oficial de Revendedores Bridgestone na medida 275/80 R22.5. Ainda em 2009, será lançada a medida 295/80 R22.5.

Perfil da Bridgestone - A Bridgestone, com sede em Tóquio (Japão), é a maior fabricante mundial de pneus e detentora da marca Firestone, com vendas líquidas de 3,23 bilhões de ienes em 2008. Emprega 134 mil funcionários no mundo e mantém operações em 26 países, com 182 fábricas, das quais 76 são fábricas de pneus e processos relacionados; 20, fábricas de matérias-primas e 86 fábricas de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golfe e tênis, bicicletas). No Brasil, a empresa gera 3.900 empregos diretos e produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA), que juntas atingem capacidade de produção de 40 mil pneus/dia. | Site: www.bridgestone.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira