Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2009 - 11:35

A solução de cada um


Se camelôs semi-analfabetos e outros empreendedores "por necessidade" conseguem movimentar quase 40% do PIB nacional, por que não haveria oportunidades para técnicos habilitados, profissionais experientes e executivos com perfil de liderança?

Pare de buscar emprego e passe a procurar negócios! Nosso país é um dos mais empreendedores do mundo. A razão é: sem mecanismos adequados para garantir a subsistência dos desempregados, as legiões brasileiras de sem-emprego não têm outra alternativa a não ser partir para a iniciativa privada. Pipoqueiros, vendedores, artesãos e inúmeras outras ocupações "por conta própria" transformam o Brasil num dos países mais empreendedores do mundo, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Negócios estão sempre à nossa volta. Quando ouvimos alguém reclamar de algo que falta ou que foi mal feito, estamos diante de uma oportunidade. Afinal, isto significa que há espaço para suprir a demanda . Não é preciso inventar nada nem ter doutorado em ciências, basta perceber a oportunidade onde outros apenas se queixam.

Existem cursos que ensinam a planejar um negócio e, com isso você tem mais condições de decolar (o planejamento prévio é fundamental para o sucesso dos empreendimentos), assim como há financiamentos com juros reduzidos, fundos de investimento com capital de risco que colocam dinheiro no negócio em troca de participação na sociedade, agentes governamentais como o SEBRAE que ensinam os primeiros passos na carreira empreendedora e ações como o PRIME, que oferecem apoio para a criação da primeira empresa.

Logo, se você foi demitido passe a monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços mal-feitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda . Identifique uma área onde você se sinta confortável, elabore um projeto e busque fontes de financiamento, isso é mais fácil do que conseguir emprego em tempos difíceis. O importante é saber que os tempos mudaram e, a meu ver, para melhor. Agora, em vez de buscar empregos, as pessoas têm a oportunidade de criá-los.

. Por: Claudio Nasajon, empresário do setor de TI, Professor de Planejamento de Negócios na PUC-Rio e autor do blog “www.claudionasajon.com.br”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira