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18/03/2009 - 09:00

Claro terceiriza Gestão da Qualidade de Serviços de TI

Connectcom foi a empresa escolhida para prestar o serviço para todo o Brasil, a partir da cidade do Rio de Janeiro-RJ.

A Claro, uma das maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil, tendo como meta dinamizar sua operação e continuamente melhorar seus produtos e serviços, entregou à Connectcom – empresa provedora de serviços de outsourcing e de consultoria em Data Center – a gestão da performance e da qualidade dos serviços prestados por outras áreas ou outros provedores. Com isso, a Claro fortalece a Gestão da Qualidade de Serviços de sua área de TI.

A Qualidade de Serviços de TI na Claro, como prática de suporte à gestão, promoverá inovações, como conseqüência direta do processo de aperfeiçoamento de comunicação entre a área de TI e a comunidade usuária formada por mais de 9 mil profissionais, situados em mais de 200 sites distribuídos em todo território brasileiro.

Essa decisão está fundamentada ainda, de acordo com Ricardo Redenschi, diretor de Operações de Tecnologia da Informação da Claro, na necessidade sempre crescente de racionalização de investimentos, principalmente na época atual, “tornando obrigatória maior criatividade na concepção de serviços, que tragam maior valor agregado aos usuários”. Nesse contexto, frisa o executivo, “a área de Qualidade tem de ter perfeito entendimento da necessidade do usuário, antecipando-se a elas, e não apenas tratar as questões de forma reativa, seja pela análise de indicadores, seja pela ouvidoria e demais processos envolvidos”.

Entre as primeiras ações implementadas, destaca-se a entrada em operação, em outubro de 2008, de um novo portal de serviços na Intranet da Claro, que passou a contar com um novo portfólio de informações acessível via interface amigável.

Um dos objetivos do novo portal é aumentar a transparência dos serviços prestados de TI para a comunidade usuária, informa Gisele Salles Ferreira da Silva Sabb, da Connectcom, responsável pela gestão do projeto, ressaltando que “isso significa a publicação permanente de diferentes tipos de relatórios, dentro dos propósitos da SOX, bem como melhor orientação aos usuários sobre a forma de utilização dos serviços de TI disponíveis na Claro”.

A equipe da Connectcom focada na Gestão da Qualidade de Serviços de TI da Claro é formada por analistas de processos, programadores Web e designers, que se dedicam à confecção de e-Learnings de capacitação de usuários, à análise de indicadores, à documentação, à ouvidoria e a outros itens relacionados à Qualidade e à Comunicação.

Perfil da Claro - A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil. Fundada em setembro de 2003, a operadora atua nacionalmente e atende a mais de 38 milhões de clientes atualmente.

Em novembro de 2007, a Claro lançou os serviços de terceira geração no país em nível nacional. Atualmente, o Claro 3G está disponível em 300 cidades, para mais de 97 milhões de pessoas, em 22 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), além do Distrito Federal. Entre os serviços disponíveis estão a banda larga móvel, a videochamada (transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real) e videochamada web, entre outros.

Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM, a Claro mantém acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 120 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, essas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 182 milhões de clientes e atuação direta em 17 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em outros 11 países da América Latina. | www.claro.com.br/imprensa

Perfil da Connectcom - A Connectcom (www.connectcom.com.br), fundada em 1994, é uma provedora de consultoria em Data Center e de serviços de outsourcing.

Na área de Data Center, disponibiliza softwares, serviços de projeto e de gerenciamento de infra-estrutura. Outsourcing responde pela manutenção e instalação de mais de 100.000 equipamentos de clientes, incluindo desktops, redes, storage e servidores.

A empresa também trabalha com virtualização de desktop e aplicações, fazendo uso da tecnologia Thin Client, com comprovada redução de custos de propriedade e de administração.

Para isso, atua em todo o território nacional através de sua sede, em São Paulo-SP, e de suas filiais em Rio de Janeiro-RJ e Belo Horizonte-MG, e conta com parceiros internacionais e nacionais. Os mais de 800 colaboradores diretos da Connectcom são continuamente atualizados segundo as diretrizes de seu Programa de Desenvolvimento Profissional. A empresa é certificada ISO 9000:2000.

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