Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2007 - 08:05

InCode anuncia as dez principais previsões para o mercado wireless global em 2007

Tendências-chave abrangem serviços baseados na Internet e telefones multifuncionais a preços acessíveis, publicidade móvel e mais influência asiátic.

San Diego, CA. – A inCode Telecom Group, Inc., empresa de consultoria global em negócios e tecnologia, divulga suas dez principais previsões para o mercado wireless global em 2007. As previsões ajudam a identificar tendências wireless emergentes para o ano e apontam de que maneira empresas e consumidores vão beneficiar-se. Estas tendências incluem o uso disseminado de redes sociais móveis, maior variedade de dispositivos multifuncionais e mais opções de entretenimento doméstico wireless.

“Nos últimos anos, a consolidação racionalizou e estabilizou a maioria dos mercados wireless”, disse Bengt Nordstrom, Chief Strategy Officer da inCode. “Agora estamos preparados para o próximo nível, no qual serviços de Internet ganham mobilidade e se tornam profundamente entrelaçados com nossas vidas cotidianas, seja em casa, no trabalho ou durante o lazer.”

Em 2007, telefones e bundling de serviços com preços acessíveis farão dos dados móveis uma oferta mais atrativa em mercados estabelecidos, onde redes de terceira geração (3G) poderão ser a opção preferida da maioria dos clientes. Prósperos fornecedores de infra-estrutura e aparelhos telefônicos na Ásia ajudarão a trazer a tecnologia sem fio de baixo custo para mercados emergentes, possibilitando que um grande número de pequenas empresas se junte ao mainstream econômico.

Alguns destaques das previsões para 2007 (veja a lista completa adiante): . Marcas atrativas da Internet, como Google, Yahoo! e Skype, competem igualmente com operadoras wireless.

Os preços de telefones 3G multifuncionais com combinações variadas de música, localização, vídeo e outros recursos ficam abaixo de US$90.

. Uma mudança profunda ocorre à medida que tecnologias sem fio são desenvolvidas e implementadas primeiramente na China e na Índia, ao invés de Europa e América do Norte.

. Para possuir canais de marketing móvel, marcas globais podem subsidiar telefones e serviços para demografias específicas

A inCode acertou mais de 80% das dez principais previsões para 2004, 2005 e 2006. Para ver as previsões anteriores? /www.incodewireless.com/insights/top10.aspx.

Dez principais previsões da inCode para o mercado wireless global em 2007? Operadoras - 1) Networking social ganha mobilidade:, A mobilidade é adicionada aos atuais modelos de negócio, serviços e comportamentos da Internet, gerando tráfego para operadoras wireless. Usuários adolescentes e na faixa dos 20 anos acostumados àconectividade constante e a Web sites formadores de hábito, como MySpace e Facebook, lideram uma onda de registros em redes sociais móveis. Serviços de social networking que incluem a localização de amigos e de eventos, conquistam popularidade até mesmo nos segmentos de usuários profissionais e acima de 50 anos. Google, Yahoo! e Skype são mais atraentes para usuários do que as marcas wireless, pressionadas a competir. À medida que a demanda dos usuários por serviços sociais de dados e vídeo aumenta, as operadoras wireless oferecem mais preços do tipo “tudo que você puder consumir” para pacotes de dados high-end. Aplicações de social networking, inicialmente, são pré-carregadas em muitos dispositivos móveis vendidos. Posteriormente, podem ser baixadas.

2) TV Móvel - Agora em exibição para usuários pioneiros: No curto prazo, é improvável que usuários wireless desembolsem entre US$5,99 e US$9,99 mensais por um serviço de TV móvel. Ao invés disso, eles optam por “pay per view” ou por minuto para “sneaking”, a tendência do consumidor a assistir aos minutos principais de um evento esportivo ou de um programa enquanto realiza outra atividade. Sneaking induz ao hábito e, no prazo de três a cinco anos, a TV móvel se torna um serviço indispensável. No momento em que a Verizon Wireless e a MediaFLO fizerem lançamentos no início deste ano, prepare-se para ver muitas formas de consumo e compartilhamento de conteúdo profissional e gerado pelo usuário. Broadcast TV é a principal mola propulsora de receita e adesão do consumidor, mas vídeo peer-to-peer (videoconferência) também desperta interesse. As operadoras disputam com fornecedores de conteúdo o controle da relação com o assinante e da experiência do usuário.

Dispositivos - 3) Dispositivos multifuncionais mais baratos e versáteis: A concorrência intensa e a pressão por margem permanecem no mercado de telefones, forçando abaixo de US$90 os preços de aparelhos de terceira geração (3G) e tornando-os acessíveis para uma ampla gama de usuários. Na tentativa de reproduzir o sucesso de telefones celulares com câmera, fabricantes de dispositivos produzem mais unidades multifuncionais com recursos de execução de música, localização, vídeo e outros. Estes telefones multifuncionais mais baratos ajudam as operadoras wireless a aumentar o tráfego e a margem. Entretanto, à semelhança das piscinas de hotéis, algumas funções, como música, são itens obrigatórios utilizados por poucas pessoas. Ainda assim, a inCode estima que 20% de todos os aparelhos vendidos na América do Norte têm aplicações específicas — são criados para uma proposta de uso, como consumo de música, vídeo ou produtividade corporativa. A capacidade de telefone WiFi poderá tornar-se o Cavalo de Tróia que permite às empresas baseadas na Internet desviar receita de assinantes móveis.

4) Serviços baseados em localização: e o Vencedor é. . . GPS! Sim, GPS é a tecnologia de localização preferida da indústria wireless. Os fabricantes de telefones continuam a promover aparelhos com GPS à medida que a tecnologia evolui dos populares sistemas de navegação por satélite em carros, como o TomTom, para um recurso amplamente aceito em telefones wireless. Com o lançamento do primeiro telefone habilitado para GPS da Nokia, no início de 2007, e largura de banda disponível para suportar novos serviços multimídia, os fornecedores de serviços de localização ganham massa crítica. Tendo em vista que são vendidos de 10 a 20 vezes mais telefones móveis do que qualquer outro aparelho eletrônico, a capacidade wireless é um impulso gigantesco à adoção de GPS. Ótimo para usuários e fornecedores de aparelhos telefônicos, mas para as operadoras o benefício não está claro.

Equipamento - 5) Plataformas multimídia AOL, Yahoo! e Google desafiam IMS: À medida que plataformas de serviços multimídia emergem, fornecedores de serviços de Internet criam sua própria arquitetura de mídia, pondo em risco as operadoras de telecomunicações que adotam uma abordagem IP Multimedia Subsystem (IMS). Entretanto, IMS necessita de uma aplicação carro-chefe e evolui lentamente até que empreendedores e investidores em capital de risco (venture capitalists) criem serviços IMS inovadores como fizeram com a Internet. O YouTube demonstrou os dois fatores-chave do sucesso destes serviços: acesso a milhões de usuários e marketing peer-to-peer barato. Intelligent Networking (IN) em meados da década de 90 é outro exemplo útil. IN decolou quando as operadoras descobriram que poderiam usar a tecnologia para o número corporativo 800 e wireless pré-pago.

6) China e Índia desequilibram mercado de equipamento: Juntas, China e Índia conectam mais de 10 milhões de consumidores wireless por mês em 2007, e criam uma base de assinantes maior do que a da Vodafone, com 200 milhões de consumidores. No fim do ano, a China finalmente começa a emitir licenças 3G. Tecnologias wireless são desenvolvidas e implementadas primeiramente na China e na Índia, ao invés de Europa e América do Norte, como antes. O resultado é uma mudança significativa na influência industrial. Os fornecedores chineses de infra-estrutura talvez sejam vistos como “Wal-Mart do wireless”, mas isso é mais uma percepção do que uma realidade. Os fabricantes chineses fazem aprimoramentos rápidos na tecnologia e visam vantagem estratégica no longo prazo. Espere foco maior em assegurar forte influência asiática no mercado 4G.

Mídia e publicidade - 7) Publicidade móvel alça vôo: Marcas importantes migram do marketing básico SMS para a publicidade multimídia sofisticada. A RBC Capital Markets estima que a receita de marketing móvel vá crescer dos US$45 milhões gerados em 2005 para US$1,5 bilhão em 2010. Dotadas de capacidade tecnológica para direcionar e medir a eficácia da publicidade móvel, as marcas têm uma abordagem mais estratégica. As operadoras, cada vez mais pressionadas por questões de preços, estabelecem limites para o atual subsídio de aparelhos telefônicos. As marcas preenchem a lacuna, subsidiam telefones e serviços para demografias-alvo e assumem propriedade direta de canais de marketing. Ricos serviços de conteúdo e vídeo 3G e avanços na precisão de serviços de localização por GPS fornecem mais valor para marcas que enfocam clientes existentes e potenciais de maneiras inovadoras.

8) Fornecedores wireless ingressam no entretenimento doméstico. Este ano, a mobilidade avança contra as operadoras de banda larga fixa, que dominaram a Internet e a provisão de serviços de voz mais baratos nas residências. WiFi continua sendo a principal tecnologia de acesso sem fio. Femtocells (pequenas estações rádio-base) baratas e roteadores híbridos WiFi e High-Speed Packet Access (HSPA) emergem como alternativas atraentes a VoIP sobre WiFi. As operadoras fixas podem ser fortalecidas com capacidade WiFi em aparelhos eletrônicos (set-top boxes, consoles de games e tocadores de MP3) que possibilitam downloads de conteúdo eficazes em termos de custos. Entretanto, modelos de negócio inovadores para HSPA dão às operadoras móveis uma boa maneira de resistir, particularmente em mercados emergentes.

Wireless empresarial - 9) Segurança wireless vai para Primeiro Plano: Implemente fortes medidas de segurança. Este talvez seja o ano em que hackers comecem realmente a prestar atenção aos milhões de dispositivos wireless, ao crescimento do uso de dados móveis e aos pontos vulneráveis entre redes móveis e fixas.Os CIOs sempre mencionam a segurança como a preocupação número um ao estender o acesso da rede aos dispositivos wireless. Ataques, vírus e segurança dos dados agora são mais preocupantes do que perda ou roubo do aparelho. Outros desafios são serviços emergentes como VoIP e pagamentos móveis. Vulnerabilidades afetam diretamente os resultados financeiros, a imagem corporativa, a adequação regulatória e a vantagem competitiva. Mobilidade integrada, conteúdo off-portal, IMS e evolução da convergência continuam a criar novas demandas corporativas por soluções de segurança de ponta a ponta no segmento de consumo.

10) Mobilidade empresarial - Agora é para Valer: As empresas não conseguem resistir às convenientes, confiáveis e acessíveis soluções móveis empacotadas que chegam ao mercado. Nas corporações, uma grande diversidade de funcionários troca telefones por computadores móveis para transações, coleta de dados e mensagens. Muitos processos de comunicação por voz, como notificações de colocação e entrega de pedidos, operações de despacho e monitoramento remoto de ativos, continuam a migrar para dados wireless visando aumentar o acesso à informação e o volume de transações em campo das organizações. Muitas corporações substituem completamente seus telefones celulares por um dispositivo híbrido de voz e dados ou um dispositivo só para dados.

O Desejo da inCode em 2007: A inCode prevê as tendências acima, mas também vislumbra um tema que a indústria wireless global deve abordar este ano - Operadoras voltam às questões básicas e finalmente as compreendem.:Autonomia da bateria. Falhas na cobertura. Acesso ao E911. Contas confusas. Serviço ao cliente decepcionante. Os consumidores de tecnologia wireless já ouviram tudo sobre novos serviços high-end que aumentam as despesas mensais. Mas eles ainda se queixam de problemas triviais que minam a experiência do usuário. A indústria wireless, com disseminação mundial maior do que nunca, precisa fazer grandes avanços em qualidade, eficiência e serviço ao cliente. A inCode deseja aprimoramentos na tecnologia de componentes de dispositivos e um foco intenso na facilitação e simplificação de toda a cadeia de valor.

Perfil inCode - A inCode (www.incodewireless.com), uma empresa VeriSign, é uma consultoria global em negócios e tecnologia sem fio. A inCode desenvolve e implementa estratégias e soluções de alto impacto para ajudar a aumentar a rentabilidade e o desempenho de redes wireless. A inCode também ajuda as empresas a explorar o poder da comunicação wireless para obter produtividade e vantagem competitiva. A inCode sabe o rumo que o mundo wireless está tomando e como chegar lá primeiro. No dia 30 de novembro de 2006, a VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN) adquiriu a inCode.

A VeriSign oferece serviços de infra-estrutura inteligente que viabilizam e protegem bilhões de interações em redes de voz e dados no mundo todo diariamente. Outras notícias e informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.verisign.com.br

Marcas comerciais VeriSign e outras marcas comerciais, marcas de serviços e logotipos são marcas registradas ou comerciais da VeriSign e de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

Perfil VeriSign - A VeriSign, Inc. (Nasdaq: VRSN) oferece intelligent infrastructure services que viabilizam e protegem bilhões de interações diárias através de redes globais de voz e dados.| Site www.verisign.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira