Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2009 - 09:18

AVC está em pauta no 23º Encontro de Angiologia

O 23º Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, ocorre entre os dias 19 e 21 de março no Windsor Barra Hotel, Avenida Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), telefone: (55 21) 2195-5000. O evento terá participação de conceituados especialistas nacionais e internacionais. Um dos assuntos em pauta é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, que é a principal causa de morte no Brasil, superando outras doenças, os homicídios e a violência no trânsito. Esta é a conclusão do Saúde Brasil 2007, levantamento do Ministério da Saúde publicado no final do ano passado. Em 2005, o AVC foi responsável por 10% do total de óbitos no país. Ele ocorre pela obstrução das carótidas - artérias que têm a função de conduzir o sangue até o cérebro.

Cegueira passageira em um dos olhos, dificuldade para falar e de movimentar um dos braços, das mãos ou das pernas são alguns sinais de um AVC. Trata-se da morte de tecido cerebral em conseqüência da deficiência do fluxo sanguíneo e da oxigenação insuficiente do cérebro. Há duas formas de manifestação do problema. “O AVC isquêmico indica a interrupção do fluxo sanguíneo por obstrução do vaso ou redução deste fluxo. O AVC hemorrágico se caracteriza pelo rompimento do vaso e consequente extravasamento de sangue”, explica Ivanésio Merlo, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Tanto o AVC isquêmico, como o hemorrágico, podem provocar perda ou diminuição de algumas funções cerebrais, levando, em alguns casos, à incapacidade física e mental e até mesmo à morte. Quase todos os acidentes vasculares cerebrais começam repentinamente e provocam lesões em minutos. Por isso, é fundamental evitar os fatores de risco que possam levar à obstrução das carótidas. “Os principais são o tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, ausência de atividade física regular, estresse e obesidade”, explica Ivanésio Merlo.

Segundo Ivanésio Merlo, os cuidados com a saúde vascular devem ser intensificados após os 40 anos de idade, quando aumenta a incidência da arteriosclerose (doença caracterizada pelo estreitamento ou endurecimento das artérias), uma das principais causas do AVC. “Dentre esses cuidados iniciamos pela mudança de hábitos, como não fumar, ter dieta sem gordura e com pouco sal, além de caminhar se possível 30 minutos diariamente. Além disso, a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e estresse devem ser sistemática e rigorosamente tratados”, afirma o especialista.

Diversos estudos têm demonstrado que uma alimentação saudável é essencial para evitar que as placas de gordura se acumulem nos vasos, obstruindo o fluxo sanguíneo. Recentemente, uma pesquisa apresentada pela American Stroke Association, com base em 1.247 casos de AVC isquêmico avaliados no Texas, sugere que morar perto de um grande número de restaurantes fast-food pode elevar o risco de AVC em até 13%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira