Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2009 - 09:26

Santuário do Melhor Amigo: abrigo completa 12 anos de dedicação aos animais abandonados


Espaço conta atualmente com 1,2 mil cães e 230 gatos que recebem diariamente tratamento veterinário, alimentação com rações balanceadas, além de carinho e atenção.

A quantidade de cães e gatos abandonados em Salvador e arredores surpreende: segundo estimativas da prefeitura, de 40 a 200 mil animais estão atualmente largados na rua, por motivos variados e sob as mais diversas condições de saúde e sortilégios. Esse número, aliás, poderia ser muito maior, não fosse pela iniciativa de Renilce Cavalcanti, empresária da região que, há doze anos, começou a se preocupar com os bichos abandonados e, com recursos próprios, passou a cuidar daqueles que cruzavam o seu caminho.

A paixão da empresária tomou vulto e hoje já somam 1,2 mil cães e 230 gatos, recolhidos um a um por Renilce e acomodados confortavelmente em uma área de 5.500 m2, num sítio nos arredores de Salvador (BA), construído especialmente para abrigar os animais.

Para assisti-los, o Santuário do Melhor Amigo conta com staff de 28 funcionários e mais quatro veterinários que se revezam no atendimento. Todos os cães e gatos recebem tratamento diário, banho, tosa, alimentação com rações balanceadas (inclusive terapêuticas para aqueles que precisam de atendimento especial) e medicamento, quando necessário. Por princípio, todos os medicamentos e rações oferecidos aos ‘moradores’ do Santuário são de primeira linha.

Diferente de outros abrigos, a missão do Santuário do Melhor Amigo não é a de encontrar um lar para eles e estimular a adoção. "O lar destes animais é o Santuário”, fala Renilce ao explicar que a passagem dos bichinhos por ali não é provisória. "Nossa preocupação é oferecer qualidade de vida a eles, que necessitam de cuidados e, sobretudo, de carinho”. Tanto que o abrigo não aceita doação de cães e gatos. Não só pelo fato de não ter a intenção de se tornar um depósito de animais e transgredir os princípios do projeto, mas também por não haver espaço físico suficiente para mantê-los.

Preocupação com o futuro - Conscientizar a população de que maus tratos e abandono dos animais também é crime é uma das propostas do Santuário do Melhor Amigo, que também tem como objetivo dar vida digna a estes seres, sempre buscando excelência nos cuidados diários. Para se ter uma idéia da dimensão de tais cuidados, há um consumo de mensal de 7 toneladas de ração, gastos de R$ 12 mil em remédios, além de manutenção da infra-estrutura. Tudo bancado com recursos próprios e de familiares.

"Entre 10 e 15% da população residente hoje no Santuário está entrando na velhice, o que inspira um maior cuidado bem como a utilização de medicamentos, rações e exames mais adequados, tais como os seres humanos”, ressalta Renilce.

No intuito de continuar atendendo os animais com o maior conforto possível, bem como oferecer rações e medicamentos de última geração, o Santuário aceita doações e está aberto a parcerias, tanto de particulares como também de empresas dispostas a ajudar. | E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira