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18/03/2009 - 09:47

Log-In atinge EBITDA ajustado de R$ 96,1 milhões e lucro líquido de R$ 83,4 milhões em 2008


O lucro líquido de 2008 em 64,5% acima do ano anterior, quando somou R$ 50,7 milhões, lucro líquido por ação foi de R$ 0,97. No 4T08 o lucro líquido totalizou R$ 26,2 milhões, equivalente a lucro líquido por ação de R$ 0,31.

Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3), a primeira e única empresa do Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para transporte de contêineres porta-a-porta e movimentação portuária, apresenta seus resultados relativos ao 4T08 e ao ano de 2008. Todas as informações apresentadas neste relatório, exceto quando indicado de outra forma, são expressas em moeda corrente nacional (Reais ou R$). Conforme informações contidas no Prospecto Definitivo de Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Log-In (Prospecto Definitivo), a Companhia passou por um processo de reestruturação de suas atividades operacionais em dezembro de 2006, de maneira a centralizar na sua estrutura os ativos relacionados ao transporte e movimentação de contêineres. Adicionalmente, foram transferidos para a Companhia Vale do Rio Doce (Vale) os ativos que se encontravam sob a estrutura da Log-In, mas que não estavam relacionados com o transporte ou movimentação de contêineres. Entretanto, como não foi possível refletir algumas conseqüências da reestruturação operacional nos registros contábeis em 2007, apresentamos informações combinadas onde foram procedidos alguns ajustes com o objetivo de permitir uma análise comparativa das operações da Log-In após a conclusão do processo de reestruturação. O objetivo é facilitar a análise dos resultados por parte do mercado de capitais, disponibilizando as informações na mesma base em que foram apresentadas no Prospecto Definitivo. Em 2008, apresentamos apenas o resultado societário da Log-In.

Destaques dos resultados: O EBITDA ajustado da Log-In totalizou R$ 96,1 milhões em 2008, frente a R$ 84,2 milhões em 2007, crescimento de 14,1%. O EBITDAR ajustado somou R$ 114,7 milhões contra R$ 101,7 milhoes em 2007, aumento de 12,8%. No 4T08 o EBITDA ajustado foi de R$ 37 milhões, com margem de 27,3% e o EBITDAR ajustado foi de R$ 42,6 milhões, com margem de 31,5%.

O lucro líquido em 2008 foi de R$ 83,4 milhões, crescimento de 64,5% sobre o ano anterior, equivalente a R$ 0,97 por ação. A receita bruta obtida no ano somou R$ 505,7 milhões, 27,5% a mais que o registrado em 2007.

O EBITDA do TVV foi de R$ 67,3 milhões em 2008, 20,2% acima de 2007. A margem EBITDA do Terminal foi de 46,7%, aumento de 2,0 p.p. em relação a 2007.

No 4T08, o EBITDA do TVV foi de R$ 20,4 milhões, 40,7% acima do 4T07, e a margem EBITDA foi 49,4%, 7,2 p.p. superior ao último trimestre de 2007.

Em 2008, o EBITDA ajustado da Navegação Costeira foi de R$ 38,9 milhões, 87,9% superior ao ano de 2007. A margem EBITDA ajustado alcançou 17,4%, 4,8 p.p. acima de 2007. Foram transportados 119.918 TEUs, com produção de 156,9 milhões de TEU-Milha, crescimento de 50,9% e 35,1%, respectivamente, comparado a 2007. No 4T08 o EBITDA ajustado foi de R$ 14,7 milhões contra R$ 4,7 milhões no 4T07. A margem EBITDA ajustado foi 20%, frente a 11% no 4T07.

No Trem Expresso foram movimentados 1.070,4 milhões de TKU em 2008, 21,9% superior a 2007. O EBITDA deste segmento alcançou R$ 7,7 milhões, 250% maior que 2007, com margem EBITDA de 11%. No 4T08, o EBITDA foi de R$ 2,3 milhões, 64,3% maior que no 4T07. A margem EBITDA foi 11,5% ante 12,4% no 4T07.

Remuneração aos acionistas em 2008: distribuição de R$ 19,8 milhões, R$ 0,2313 por ação em circulação.

Comentários da direção: “ De acordo com os comentários de Mauro Dias, diretor-presidente e de relações com investidores da Log-In, o ano de 2008 foi um ano de grandes transformações nas atividades, com a entrada em novos mercados e o desenvolvimento de projetos de crescimento em todas as áreas de negócio da Log-In. “ Seguimos avançando em nossa estratégia de consolidar nossa malha logística intermodal e já obtivemos alguns resultados bastante positivos: crescimento de 27,5% na receita bruta e melhoria da margem EBITDA em todos os segmentos, com EBITDA ajustado de R$ 96,1 milhões e margem EBITDA ajustado de 21,6% em 2008.

Nosso lucro líquido alcançou R$ 83,4 milhões, garantindo remuneração aos acionistas no valor de R$ 19,8 milhões, equivalente a R$ 0,2313 por ação”, explicou o diretor-presidente.

“ Na Navegação Costeira, com a entrada em operação dos navios Log-In Amazônia e Log-In Pantanal, reestruturamos o Serviço Atlântico Sul e iniciamos em julho o Serviço Amazonas, que faz a ligação entre Manaus e as demais regiões brasileiras. Com essa reestruturação, também passamos a atender o mercado uruguaio (escalas em Montevidéu) e as cargas entre Santos e o Nordeste do Brasil, o que colaborou para o crescimento anual de 50,9% no volume em TEUs e de 35,1% na produção em TEUMilha”, frisou.

“No ano passado, as operações da Navegação Costeira alcançaram EBITDA ajustado de R$ 38,9 milhões e margem EBITDA ajustado de 17,4%. A cotação do bunker sofreu fortes oscilações ao longo de 2008. A cotação média por tonelada no porto de Rio Grande foi de US$ 537,76 em 2008 contra US$ 371,45 em 2007. Em função da alta volatilidade e de seu impacto nos resultados da Navegação Costeira, durante o último trimestre de 2008 contratamos operações com derivativos para mitigar o risco de possíveis aumentos do preço de bunker. Nosso objetivo com estas operações é adequar nossa exposição ao risco de variação no preço desse insumo, de forma a atender ao planejamento estratégico da Log-In. O valor contratado equivale a cerca de 50% do consumo projetado para o ano de 2009”, destacou Mauro Dias.

“No TVV, movimentamos 283.060 TEUs em 2008, incremento de 2,7% sobre 2007, com produtividade média de 42,2 movimentos/hora. O crescimento de contêineres cheios foi de 8,9% comparado ao ano anterior. O EBITDA do Terminal somou R$ 67,3 milhões no ano com margem EBITDA de 46,7%. Com o excelente resultado alcançado, o TVV se consolida como referência de produtividade e rentabilidade no país.

No Trem Expresso, movimentamos cargas em rotas de maior distância, captamos novos clientes e conseguimos melhores níveis de ocupação nos trens, refletidos no EBITDA de R$ 7,7 milhões e margem EBITDA de 11% atingidos em 2008”, continuou.

“A construção dos nossos cinco navios porta-contêiner, no estaleiro EISA, no Rio de Janeiro, continua estritamente dentro do cronograma previsto e o primeiro navio deverá ser entregue no final de 2010. O estaleiro já iniciou o processamento de aço do segundo navio e até o final do 3T09 o projeto de engenharia deverá estar concluído, quando também está previsto o início de edificação em carreira do primeiro navio.

Além disso, anunciamos em maio do ano passado o desenvolvimento de um projeto para transporte dedicado de bauxita para a Alunorte, que já conta com a aprovação do pedido de prioridade pelo FMM para seu financiamento. O projeto de engenharia avançada está em andamento, assim como a seleção de fornecedores dos principais equipamentos. Esperamos anunciar em breve o início da construção dessas embarcações.

Na área de portos, estamos avançando com a expansão do TVV, na qual já foram gastos R$ 30,1 milhões. Recebemos em 2008 as seis reach stakers que permitirão incrementar a nossa capacidade com o empilhamento de até seis contêineres. Concluímos também as obras do novo armazém, que nos permitirá disponibilizar mais espaço para as cargas e melhora no nível de serviço oferecido no Terminal.

Está previsto para junho de 2009 a conclusão do projeto de engenharia do novo terminal portuário privativo de uso misto em Manaus. No serviço de Trem Expresso, anunciamos em 2008 novos investimentos em terminais intermodais terrestres, incluindo a ampliação do Tercam e construção de um terminal em Paulínia, SP, num acordo com a multinacional belga Katoen Natie. Ainda em 2008, iniciamos a primarização dos serviços de ponta rodoviária que complementam o transporte de cargas via Navegação Costeira e Trem Expresso e atualmente estamos operando com 136 semi-reboques próprios.

Além dos resultados financeiros, obtivemos outras importantes conquistas no ano de 2008. Recebemos o prêmio “Segurança no Mar”, concedido pela Marinha do Brasil, reconhecimento de socorro prestado a um navio pesqueiro por uma das nossas embarcações na costa brasileira. Também recebemos o “IR Magazine Awards”, na categoria Melhor Desempenho em Relações com Investidores em uma Oferta Pública Inicial de Ações (IPO) em 2007, ano que registrou o recorde de IPOs no Brasil (64 ofertas no total). Além disso, em março deste ano, fomos agraciados com o prêmio “Best Managed Companies in Latin America – Most Convincing and Coherent by Sector, Transport and Shipping”, concedido pela revista Euromoney.

Recentemente anunciamos a celebração de um novo contrato com a Braskem, ampliando o escopo dos nossos serviços de gestão logística para atendimento às plantas localizadas no pólo de Triunfo, RS. Esse novo contrato confirma os bons resultados do trabalho desenvolvido desde 2003 para a Ipiranga Petroquímica (IPQ). O modelo de gestão logística é um novo negócio no Brasil e o nosso desafio é mostrar aos nossos clientes que é possível ter uma empresa especializada gerenciando seus prestadores de serviços e agregando valor ao resultado final”, detalhou o executivo.

“O ano de 2008 também foi marcado pela crise financeira que ainda abala a economia mundial. A desaceleração econômica e o cenário de instabilidade requerem cautela, mas também trazem oportunidades de crescimento e consolidação. Acreditamos no potencial de desenvolvimento de nossos negócios no longo prazo, especialmente através dos ganhos de market share em relação a outros modais de transporte. Com o desaquecimento da economia, esperamos um movimento das empresas em busca de redução de custos logísticos, por meio de alternativas de serviços como os de transporte ferroviário, de navegação costeira e também de gestão logística. Acreditamos que no setor de logística há muitas oportunidades para criação de valor mesmo em momentos com condições macroeconômicas não tão favoráveis. É importante ressaltar que nossa posição de caixa líquido em dezembro era de R$ 145,6 milhões, nossa dívida tem perfil de longo prazo, o que nos coloca em uma boa posição para capturar as oportunidades que deverão surgir.

No ano de 2009 enfrentaremos novos desafios trazidos pela crise econômica internacional e seus reflexos no mercado brasileiro. O comportamento dos fluxos de comercio exterior, onde já podemos observar forte retração, impacta diretamente a demanda por serviços de movimentação portuária e cargas Feeder. No mercado interno, apesar da retração da atividade já refletida nas estatísticas oficiais, esperamos continuar crescendo através de ganhos de market share, mesmo no caso de retração do PIB brasileiro neste ano. Para fortalecer nossa posição competitiva, estamos trabalhando fortemente para redução de custos e melhoria da eficiência de nossas operações”, adiantou Mauro.

“O forte crescimento em volume conquistado em 2008 nos dá confiança para seguirmos com os nossos planos de crescimento. Os projetos da Log-In tem prazo de maturação longo e acreditamos no potencial de crescimento dos serviços intermodais no Brasil. Em 2008 investimos R$ 251,8 milhões, para 2009 estão previstos R$ 236,8 milhões, considerados os projetos já anunciados. Cabe lembrar que os projetos da construção dos navios graneleiros para transporte dedicado de bauxita e o terminal portuário privativo de uso misto em Manaus ainda não estão contemplados nesse valor. Esperamos um ano de 2009 com grandes desafios, mas também com grandes oportunidades. Continuaremos avançando na implantação do nosso plano estratégico, contribuindo para construir uma matriz de transporte eficiente para o Brasil, trazendo maior eficiência nos custos logísticos de nossos clientes e geração de valor para nossos acionistas”, concluiu os comentários. [ Site: www.loginlogistica.com.br ].

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