Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2009 - 09:53

PIB enfraquece no 4º trimestre de 2008, avalia economista

Marcelo Sperb analisa o cenário econômico da semana passada e apresenta relatório sobre o mercado financeiro.

A divulgação do PIB ratificou o quadro de fraqueza generalizada da atividade econômica no quarto trimestre de 2008. Além de confirmar uma redução abrupta da produção da indústria no período (-7.4%), antecipada pelos dados mensais do IBGE, os dados apontam retração de 0,4% nos serviços e de 0,5% na agricultura. “O ponto mais importante foi a confirmação do comportamento da demanda interna como o principal motivo para a queda do PIB, onde observamos uma redução tanto no consumo das famílias (-2,0%) quanto nos investimentos (-9,8%) na comparação com o trimestre anterior”, avalia o economista Marcelo Sperb, diretor-executivo da Nobel Asset Management, empresa especializada na gestão de recursos de terceiros por meio de fundos de investimentos. Analisando a variação em relação ao mesmo período do ano anterior, Sperb considera uma redução repentina da demanda interna, que crescia 9,3% no terceiro trimestre e passou para 3,3% no quarto trimestre de 2008. Considerando os sinais do mercado de trabalho, o especialista observa um crescimento do consumo significativamente inferior ao dos últimos trimestres.

Em relação à inflação, o IPCA variou 0,55%, perto do topo das expectativas do mercado, segundo o economista. Este dado foi bastante afetado pelo reajuste de mensalidades escolares que são capturados pelo IBGE em fevereiro. “Devemos observar uma forte desaceleração deste número nas próximas divulgações, devido ao fim da pressão de educação e ao comportamento favorável das coletas de inflação”, considera o diretor-executivo da Nobel. Levando em conta tanto os dados mais fracos de atividade divulgados desde a última reunião, quanto as perspectivas de arrefecimento da inflação nos próximos meses, o COPOM decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic em 150 bps, para 11,25%.

Mercados - De acordo com Marcelo Sperb, os contratos futuros de DI apresentaram forte fechamento de taxas. Já o mercado de juros seguiu a tendência de queda com números fracos de atividade e com inflação bem controlada. O executivo ainda aponta que o Real apresentou valorização de 3% em relação ao dólar em função da melhora do risco externo, com SPX subindo mais de 10% na semana e com a melhora dos preços das commodities.

Sobre Ibovespa, que subiu 5,14% na semana passada, Sperb relata que esse número acompanhou a melhora das bolsas no mercado externo, com a divulgação do bom começo de ano para alguns bancos, como Citibank e Bank of America. No Brasil, destaque para boa performance dos setores de bancos e consumo. Para ele, setores ligados às commodities metálicas seguem com fraco desempenho, devido ao fato dos preços de aço e de spot de minério continuarem pressionados na China, Europa e EUA, e dos estoques ainda estarem em patamares elevados.

Perfil de Marcelo Sperb - Marcelo Sperb é economista pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Iniciou sua carreira em 1988 ao ingressar no Banco BBM, de onde se tornou gerente de operações de renda fixa. Em 1996, foi convidado para ser diretor de Tesouraria e Gestão do Banco Modal, tornando-se sócio da instituição. Em fevereiro de 2001, Sperb se desligou do banco para se tornar um dos fundadores da Nobel Asset Management, onde compõe a Diretoria Executiva e exerce a função de diretor de gestão.

Nobel - Com sede no Rio de Janeiro, a Nobel Asset Management (www.nobelasset.com.br) é uma empresa especializada na gestão de recursos de terceiros por meio de fundos de investimentos. Constituída desde 2001, vem se consolidando como uma empresa de gestão onde o acompanhamento econômico de qualidade e a avaliação preventiva de exposição a riscos permeiam todo o processo decisório. Seus sócios-fundadores são profissionais com larga experiência no mercado financeiro e com carreiras em instituições de renome como, Banco Garantia e Banco BBM. Compõem, ainda, o quadro executivo da empresa profissionais com sólida formação acadêmica e longa experiência em suas áreas de atuação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira