Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2009 - 10:24

Pesquisa da UFSC cria metodologia para avaliação do desempenho de incubadoras

MIDI Tecnológico, de Florianópolis, foi a incubadora modelo na construção do método que pode ser aplicado como ferramenta de gestão.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá apoiar o MIDI Tecnológico a alavancar o seu desempenho e o de suas incubadas. A incubadora irá implantar uma metodologia multicritérios para a auto-avaliação das suas ações e dos impactos que gera nas empresas que atende. A metodologia é resultado da tese de doutorado em engenharia de produção, na área de concentração de inteligência organizacional, da pesquisadora Alessandra Vasconcelos Gallon. A tese será defendida no dia 19 de março, em Florianópolis.

A coleta dos dados na incubadora começou em julho de 2007. Durante o segundo semestre de 2007 e o primeiro semestre de 2008 foram analisadas oito empresas: Eco Acústica, Autocorp, Extersoft, JExperts, Labbo, MCA, TalkAndWrite e Sintonia. Nesse período, a pesquisa envolveu o levantamento de informações das ações e projetos da incubadora, além de entrevistas com a coordenação do MIDI Tecnológico e com os empresários incubados. “Os dois lados apontaram fatores de desempenho da incubadora que impactam no desempenho das incubadas”, explica Alessandra Gallon, autora da pesquisa.

Esses fatores foram hierarquizados de acordo com o peso atribuído pela coordenação da incubadora, considerando o foco do MIDI Tecnológico em fortalecer as habilidades gerenciais dos empreendedores. Dessa forma foi criado um modelo para basear as ações da incubadora de acordo com os critérios identificados como mais importantes. Como instrumento de intervenção para a construção do modelo, o estudo fez uso da metodologia MCDA-C. Conciliando os dados da incubadora e das empresas, a metodologia indica como a incubadora e as empresas estão se comportando diante dos critérios selecionados, atribuindo valores de avaliação de acordo com o peso de cada fator. A última fase da metodologia desenvolvida recomenda ações de melhoria para implementação pela incubadora, para alavancar seu desempenho e das suas incubadas.

Semestralmente a metodologia será aplicada no MIDI e nas incubadas, tendo como resultado a avaliação de desempenho da incubadora enquanto unidade organizacional, já que o modelo considera a relação incubadora-incubada. A aplicação do modelo permitirá acompanhar como as ações da incubadora estão impactando no resultado das empresas, possibilitando o aperfeiçoamento do processo de incubação no MIDI. “Com esse acompanhamento, a incubadora poderá identificar as ações de melhoria que promovem maior contribuição, tanto para a incubadora como para as incubadas, e focar o apoio em um ponto específico durante um período determinado, de acordo com as necessidades apontadas pela metodologia”, diz Alessandra.

O modelo permite ainda a comparação de desempenho entre as incubadas e leva em consideração a fase do período de incubação em que se encontra a incubada. A pesquisadora destaca também que a metodologia pode ser aplicada em outras incubadoras, mas precisa de adaptações. “O modelo multicritérios é definido de acordo com a visão da coordenação da incubadora, o que varia muito de uma instituição para outra. Por isso a metodologia precisa ser customizada para cada incubadora”, aponta Alessandra.

A tese de doutorado será apresentada na próxima quinta-feira, dia 19 de março, às 15h00 no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC.

Perfil da pesquisadora - Alessandra Vasconcelos Gallon é graduada em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e conclui o curso de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

MIDI Tecnológico - Criada em agosto de 1998, a incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis, já graduou 43 empresas, incluindo as que receberão seus certificados no dia 09 de março. Atualmente possui 14 incubadas residentes e uma virtual. Mantido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o MIDI foi eleito, em 2008, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira