Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2009 - 08:41

Refinaria da Petrobras no Paraná bate recorde de comercialização em 2008

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada no Paraná, fechou 2008 com recordes históricos na produção e comercialização de asfaltos.

Segundo nota divulgada no dia 18 de março (quarta-feira), pela assessoria de imprensa da Petrobras, no ano passado foram comercializadas pela refinaria da estatal “mais de 350 mil toneladas” de asfalto, das quais 96% para o mercado interno e 4% para exportação.

Os dados indicam que já no primeiro semestre de 2008 a Repar comercializou 156 mil toneladas de asfalto – um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na avaliação da gerente de comercialização da Repar, Ana Beatriz Franco, o aumento acentuado nas vendas foi impulsionado pela retomada das obras de pavimentações de estradas e rodovias.

“Além da construção de estradas também tivemos obras de recuperação de vias municipais e estaduais no Paraná, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina”, informou a executiva.

No texto, a Petrobras destaca, ainda, os aumentos expressivos de outros produtos comercializados pela unidade de refino, como a gasolina, que alcançou no mês de dezembro do ano passado 242 milhões de litros comercializados. A marca é recorde de vendas da unidade em um único mês e foi 4,61% superior ao recorde anterior registrado em outubro do mesmo ano, quando o volume levado ao mercado chegou a 232 milhões de litros.

Outro recorde da Repar foi obtido na comercialização do óleo diesel (interior e metropolitano) que alcançou vendas superiores de 2.760 milhões de litros no primeiro semestre – resultado 6% superior ao primeiro semestre de 2007.

A principal diferença entre as duas variedades de óleo está no teor de enxofre, que é menor no caso do metropolitanto para atender à legislação ambiental que visa a redução da emissão de gases provenientes da combustão em grandes cidades e regiões metropolitanas.

Separadamente, o diesel interior - cuja especificação é de 1.800 ppm (partículas por milhão), atingiu um volume de vendas de 442 milhões de metros cúbicos, somente em setembro do ano passado – em razão do incremento da atividade agroindustrial no estado do Paraná e a expansão da área de influência da unidade de refino em direção ao Rio Grande do Sul.| Nielmar Oliveira/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira