Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2009 - 09:19

Exposição com obras inéditas de José Damasceno no Brasil inaugura a nova galeria de arte da Casa de Cultura Laura Alvim


Com curadoria de Ligia Canongia, o novo espaço - totalmente reformado - abrigará cinco exposições em 2009, cuja primeira será em março.

O Rio de Janeiro ganhará um novo espaço dedicado a exposições de arte contemporânea, a partir de 25 de março (quarta-feira). Trata-se da Galeria Laura Alvim, em Ipanema, que será re-inaugurada com a proposta de exibir o desenvolvimento da arte atual. “A Galeria definitivamente será inserida no circuito institucional artístico da cidade com identidade própria”, diz a curadora Ligia Canongia, ao afirmar que “o espaço dará ênfase à produção contemporânea e à pluralidade de suas operações”.

Para a eecretária estadual de Cultura Adriana Rattes, “a reestruturação de um centro plural como a Galeria Laura Alvim torna-se fundamental em um momento de resgate da diversidade cultural do Estado”. Ela destaca o talento de , “integrante de uma geração de artistas brasileiros contemporâneos que já demarcou seu terreno no circuito internacional”, e fala das suas expectativas sobre a nova galeria: “Esperamos que seja um espaço de trocas e diálogos, e que colabore para reinventar a vocação contemporânea das artes e do Rio de Janeiro”.

A diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, Lygia Marina de Sá Pires, também ressalta a importância do novo espaço para o Rio de Janeiro. “A cidade já provou sua vocação para a arte, e a Galeria Laura Alvim é exemplo indiscutível dessa tendência. No coração de Ipanema, e próxima de outras galerias voltadas para a arte contemporânea, será certamente um marco nas artes plásticas nesse ano que se inicia, além de confirmar o empenho da Secretaria Estadual de Cultura na melhoria dos espaços a ela subordinados”.

A abertura da galeria acontecerá com a exposição “Conjunto Sequência Lugar” de José Damasceno. A mostra será constituída de 14 trabalhos inéditos no Brasil, com obras da série Projeto-objeto, esculturas, fotografias e maquetes. Arquiteto de formação, o artista estabelece relações entre pensamento e obra, produzindo diálogos únicos entre a realidade e a fantasia. Ligia Canongia afirma que “com essa exposição, José Damasceno comprova, mais uma vez, sua excelência em instaurar cenas ou imagens de vigorosa fabulação, com o potencial reflexivo, a acuidade e o rigor que lhe são particulares, e que respondem com reciprocidade aos próprios princípios que norteiam esse novo espaço da Laura Alvim”.

A exposição irá reunir trabalhos realizados entre 2005 e 2007, exibidos nas mostras Cine Moto Perpetuo, em Madrid, Galeria Distrito 4 (2005); Inframarket, Londres, Galeria Thomas Dane (2006); e Substrata, Galeria The Project, New York (2007). Também constam duas maquetes de trabalhos apresentados nas Bienais de Veneza (2005 e 2007) e no Pavilhão Itália na expo L’experienza dell’ arte. Dois organogramas, desenvolvidos em diferentes formatos, merecem ser destacados: utilizando sempre as palavras ontem, hoje e amanhã, eles trazem – segundo o artista – alguma pista sobre esse momento e essa confluência de tempos.

A obra de José Damasceno - Para o crítico Gerardo Mosquera, “a obra de José Damasceno é pós-estrutural na medida em que não procura fixar o sentido nem perceber os sistemas como entidades ordenadamente funcionais”. Mosquera define o artista como “um poeta dos sistemas”. E explica: “Ele não enxerga os sistemas como conjuntos harmônicos, mas como uma dinâmica de forças em tensão, um processo de equilíbrios e desequilíbrios que produz mudanças e movimentos, e cujas tensões procura examinar com sua arte. José Damasceno alcança um clímax de subjetividade metafísica. Por mais simples que pareçam suas esculturas e instalações, por mais fundamentadas que estejam em uma pulsão tanto objetual como dos objetos, os trabalhos deste artista se encontram sempre regidos por uma vontade transcendental, um ir além do físico e sua ciência”.

A nova Galeria Laura Alvim - Quatro salas, com um total aproximado de 120 m2, compõem o espaço, que sofreu reformas durante quatro meses. A obra constou de instalação de novo sistema de refrigeração, troca de toda a fiação e instalação de trilhos e eletrocalhas ideais para a iluminação. Paredes e painéis também foram restaurados, assim como o piso de madeira e mármore.

Conjunto Sequência Lugar, de José Damasceno , de 25 de março a 10 de maio,de terça a domingo das 13h às 21h, na Galeria Laura Alvim, Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema – Rio de Janeiro (RJ)| Tel.: (21) 2332-2016 | Entrada franca. [ Foto: La mesa esta puesta, 2004 | cibachrome 120 x 90 x 16cm | edição de 5 exemplares | Crédito/foto : Wilton Montenegro | col. do artist a| Crédito/Foto: Cuauthil Guttierrez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira