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19/03/2009 - 09:25

Sonae Sierra Brasil registra Lucro Líquido de R$ 187 milhões

Nove shopping centers em operação, com Área Bruta Locável (ABL) de 318.900 m², anúncio de três novos empreendimentos em Londrina, Uberlândia e Goiânia, inauguração do Manauara Shopping, em Manaus, será em 7 de abril de 2009, com 96% da Área Bruta Locável comercializada, a Receita dos Alugueis subiram 7,2% em uma mesma base comparativa aos valores do ano anterior e o percentual de ocupação atingiu 96,8%, aReceita Operacional dos shoppings cresceu 15% no último ano, oNAV foi de R$ 1,2 bilhão, representando um aumento de 20% em relação a 2007.

A Sonae Sierra Brasil consolidou, ao longo de 2008, a sua estratégia de expansão e fechou o ano com um portfolio de 9 shopping centers em operação localizados no Estado de São Paulo e Distrito Federal, com uma Área Bruta Locável de 318.900 m².

Entre as realizações mais significativas de 2008 estão: (i) o anúncio de três novos projetos localizados em Londrina, Uberlândia e Goiânia; (ii) a bem-sucedida locação de 96% da Área Bruta Locável do Manauara Shopping, em Manaus; (iii) a reforma da praça de alimentação do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo; (iv) a obtenção da certificação ambiental ISO 14001 para todos os shopping centers em operação e também para a construção do Manauara Shopping (v) e o certificado de Segurança e Saúde OHSAS 18001 obtido por dois shopping centers, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas e o Shopping Penha, em São Paulo, tornando os únicos no Brasil com esta distinção especial.

Desempenho da Sonae Sierra Brasil em 2008 - O Lucro Líquido da Sonae Sierra Brasil em 2008 foi de R$ 187 milhões em comparação aos R$ 232 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. Esta variação no Lucro Líquido é explicada, principalmente, pela variação do Lucro Líquido Indireto, que foi maior em 2007, quando as yields de mercado reduziram-se mais do que em 2008.

A Receita Operacional dos Shoppings foi de R$ 107,5 milhões, um aumento de 15% em relação a 2007. Isso reflete o melhor desempenho de todos os shopping centers, especialmente o Parque D. Pedro, principal ativo da empresa.

O Lucro Direto das Operações da Sonae Sierra Brasil alcançou R$ 56,7 milhões em 2008, comparado com R$ 53,4 milhões obtidos em 2007. Este aumento de 6% é explicado pela elevação da receita dos alugueis e da receita de serviços prestados, que compensaram totalmente o aumento dos custos operacionais e das despesas gerais e administrativas, levando a um aumento de 8% da Receita Operacional Líquida.

Um ambiente econômico mais favorável, juntamente com um aumento na ocupação e nas taxas de cobrança explicam grande parte desse desempenho excelente do portfólio da Sonae Sierra Brasil e o aumento do Lucro Direto das Operações.

O Lucro Indireto do ano, que reflete principalmente a variação do valor de mercado das propriedades, também foi positivo em 2008, atingindo R$ 130,3 milhões, embora mais baixo que o registrado em 2007 (R$ 178,7 milhões). No final de 2008, o Brasil não sofreu um impacto tão negativo pela desordem nos mercados financeiros mundiais quanto outros países e as yields usadas nas valorizações mantiveram-se estáveis, com um leve decréscimo. Tanto esses fatores quanto o excelente desempenho do portfólio todo levaram ao Lucro Indireto positivo registrado em 2008. É importante notar que em 2007 a redução das yields foi, em média, 200 bp mais alta que a ocorrida em 2008, levando a uma valorização muito mais alta naquele ano.

Medidas de Valor - A empresa mensura o seu desempenho, primeiramente, com base nas mudanças do NAV mais dividendos distribuídos. O valor do NAV apresentado é calculado seguindo a metodologia INREV.

Com base nesta metodologia, o valor do NAV em 31 de dezembro de 2008 das propriedades atribuíveis à Sonae Sierra Brasil aumentou 20%, consolidando em R$ 1,2 bilhão.

Além disso, a empresa usa um segundo conjunto de medidas, a Receita Operacional Líquida, que aumentou 8% em 2008, chegando a R$ 76 milhões.

Demonstrativo de Lucro e Prejuízo Consolidado e Balanço Consolidado da Sonae Sierra Brasil, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade: A Sonae Sierra Brasil já está adotando as Normas Internacionais de Contabilidade que difere dos Padrões Brasileiros de Contabilidade numa série de itens. Este método contábil fornece uma base comparável sólida para o desempenho nos mercados mundiais.

A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a européia Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).

A empresa é proprietária e administradora de nove shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) e Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), totalizando 318.900m2 de área bruta locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de expansão com o desenvolvimento de quatro novos projetos: o Manauara Shopping, em Manaus-AM, que será inaugurado em abril 2009, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina-PR, o Uberlândia Shoppping, em Minas Gerais, e um shopping em Goiânia-GO.

Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) - empresa internacional especialista em shopping centers. É proprietária de 50 empreendimentos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de Área Bruta Locável (ABL) de mais de 2 milhões de m2 . Atualmente, a Sonae Sierra tem 14 projetos em desenvolvimento e outros 11 novos projetos em diferentes fases de concretização em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil, com uma ABL total de 1,2 milhão de m2.

DDR (Developers Diversified Realty) (www.ddr.com) - o grupo possui e administra 710 empreendimentos imobiliários comerciais em operação e em desenvolvimento em 45 estados nos EUA e nos países Porto Rico, Brasil, Canadá, totalizando 14,13 milhões de metros quadrados. A DDR é um fundo de investimento imobiliário auto-administrado que opera como uma empresa imobiliária completamente integrada e que adquire, desenvolve, aluga e administra shopping centers.

Dados da Sonae Sierra na Europa importante: os valores abaixo estão em euros.: Em 2008 a Sonae Sierra registou uma Margem Operacional Líquida de €179,9 milhões, um crescimento de 16% em comparação com o mesmo período de 2007: • Cinquenta Shopping Centers em operação e sete países | • Quatro novos shoppings inaugurados na Espanha, Itália e Grécia | • Criação, lançamento e comercialização com sucesso do Sierra Portugal Fund | • As rendas cresceram 17% e 4,1% em termos comparáveis na Europa | • Os Proveitos Directos dos Investimentos cresceram 13% ao longo do último ano | • € 67,8 milhões de Resultado Direto | • O NAV manteve-se nos €1,416 milhões.

A Sonae Sierra fechou o ano passado com um portfolio de 50 shopping centers em operação, distribuídos por sete países, com uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 2 milhões de m².

Entre os momentos mais significativos de 2008 estão: (i) as quatro inaugurações, do Freccia Rossa em Brescia e do Gli Orsi em Biella, ambos na Itália, do Plaza Mayor Shopping em Espanha, e do Phanteon Plaza na Grécia; (ii) o final da expansão do ArrábidaShopping, no Porto, assim como a remodelação do Centro Colombo, em Lisboa, ambos em Portugal, e do Valecenter, perto de Veneza, em Itália; (iii) o lançamento e comercialização com sucesso do Sierra Portugal Fund, com Capitais Próprios no valor de €300 milhões e (iv) o lançamento de três novos projetos no Brasil localizados em Londrina, Uberlândia e Goiânia.

Ao longo de 2008, a Sonae Sierra foi premiada em diversas áreas, tendo recebido nomeadamente o Green Thinker Award, que distingue a empresa como a mais sustentável do seu sector a nível europeu, entre as 100 maiores empresas do mesmo ramo. A Sonae Sierra foi também distinguida pela revista RLI - Retail & Leisure International – com o prémio “RLI Developer of the Year”, nos Global RLI Awards 2008, os prémios anuais desta prestigiada publicação britânica.

O nosso Desempenho Global em 2008 - O Resultado Líquido Consolidado da Sonae Sierra em 2008 foi negativo em €198,2 milhões, em comparação com um resultado líquido consolidado de €300,1 milhões no mesmo período do ano passado. Esta variação do Resultado Líquido foi motivada, essencialmente, pelos Resultados Indiretos, que foram afetados negativamente pelos aumentos sucessivos das taxas de capitalização no setor imobiliário na Europa, particularmente em Portugal e Espanha.

Os Proveitos Diretos dos Investimentos cresceram € 35,3 milhões ou 13% face ao ano passado, dos € 279,9 milhões para os €315,2 milhões. Este aumento reflecte o impacto do crescimento do portfolio resultante do ano completo de atividade das aquisições de 2007 (CC Continente de Albufeira, CC Continente de Portimão, ambos em Portugal, Münster Arkaden, na Alemanha, e River Plaza, na Roménia), o aumento das participações em três shoppings no Brasil (Shopping Metrópole, Plaza Sul Shopping e Tivoli Shopping), as inaugurações de 2007 (Alexa, na Alemanha, 8ª Avenida, em Portugal e El Rosal, em Espanha), assim como as inaugurações de 2008 (Freccia Rossa e Gli Orsi, em Itália, Plaza Mayor Shopping, em Espanha, e Pantheon Plaza, na Grécia) e, finalmente, o crescimento orgânico do portfolio existente. Estas contribuições favoráveis mais do que compensaram a redução nos Proveitos Operacionais, resultante da alteração no método de consolidação dos activos incluídos no Sierra Portugal Fund, consequência da venda com sucesso de 58% (agora consolidado pelo método proporcional, em vez do anterior método de consolidação integral).

O Resultado Direto da Sonae Sierra atingiu €67,8 milhões, o que compara com €86,3 milhões em 2007. Esta redução é explicada pelo aumento dos custos financeiros líquidos, que mais que compensaram o aumento na margem operacional líquida (que cresceu dos 55,2% do ano passado para 57,1% em 2008).

O grande impacto nos resultados da empresa deu-se ao nível dos Resultados Indiretos, onde se registram as variações do valor de mercado dos ativos. Nesta área, a empresa registrou uma perda de €265,9 milhões no final de 2008 quando tinha apresentado um ganho de €213,8 milhões no período homólogo de 2007. Este Resultado Indireto tem três componentes principais.

Na primeira (Ganho Realizado em Vendas de Propriedades), a empresa apresenta um proveito, de €19 milhões que corresponde fundamentalmente aos ganhos realizados nas vendas a investidores institucionais de posições no Sierra Portugal Fund, à mais-valia realizada com a venda do Mediterranean Cosmos ao Fundo Sierra, ao ajustamento de preço no Cascais Shopping, e ao ganho realizado com a venda de parte do terreno do Manauara.

No segundo componente (Imparidades e Provisão para Riscos de Development), a Empresa registrou a imparidade nos projetos romenos – Craiova and Ploiesti e a provisão para riscos de development.

O terceiro componente (Valor Criado nas Propriedades) corresponde a variações de valor, resultante das avaliações independentes, das propriedades em carteira realizadas no fim do ano. Nesta componente, a empresa registra uma perda, de €244 milhões.

O valor de mercado das propriedades de investimento tem vindo a ser afetado pelo clima negativo que se vive atualmente nos mercados imobiliários da generalidade dos países desenvolvidos onde a empresa opera. Esse contexto implicou um ajustamento em alta das taxas de capitalização (yields) aplicadas nas avaliações efetuadas nos ativos imobiliários situados nesses países, aumentos esses que equivalem a uma redução de valor dos correspondentes activos.

Estas perdas registradas no Valor Criado nas Propriedades foram, no entanto, mitigadas pelos ganhos realizados nas aberturas do ano e nas propriedades em desenvolvimento e pelos ganhos de valorização dos ativos imobiliários no Brasil, mercado que não foi tão afetado pela crise, e onde as taxas de capitalização se mantiveram relativamente estáveis.

Em 2008 e no caso concreto da Sonae Sierra, o efeito exclusivo da variação das taxas de capitalização correspondeu a uma perda de 11,4% no valor das Propriedades de Investimento, correspondente a €410,9 milhões. As principais perdas ocorreram em Portugal (perda de €183,8 milhões) e Espanha (perda de €136,4 milhões), os outros países europeus tiveram uma perda de €93,7 milhões enquanto o Brasil registou um ganho de €3,0 milhões.

Em termos de variação das taxas de capitalização médias ponderadas da carteira, estes valores correspondem a um aumento da taxa média de 56 pontos base em Portugal, um aumento da taxa média de 95 pontos base em Espanha e uma redução da taxa média no Brasil de 8 pontos base.

Esta perda potencial de €410.9 milhões, resultante do aumento de taxas de capitalização, foi mitigada por uma evolução positiva a nível operacional. O efeito combinado de projeções de rendas, direitos de ingresso, outros proveitos líquidos e despesas de manutenção e investimento, resultaram num aumento dos valores da carteira de €129,7 milhões. Assim, o efeito líquido da variação das avaliações das propriedades de investimento foi negativo em €281,2 milhões.

De referir que a variação negativa das Propriedades de Investimento resulta de condições de mercado desfavoráveis, e de forma alguma reflecte uma diminuição da performance do portfolio da Empresa que registou, numa base comparável, uma variação positiva das rendas de 4,1% face a 2007, com uma taxa de ocupação estável, e um aumento de 7,2% no período homólogo no Brasil, onde a taxa de ocupação aumentou 10 pontos base para 96,8%.| wwww.sonaesierra.com

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