Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2009 - 09:40

Aumento do consumo de lâmpadas eficientes estimula crescimento da Golden Plus

A empresa de iluminação cresceu 30% em 2008 e, mesmo com a crise econômica, planeja expandir seus negócios em 20% este ano, por conta dos lançamentos que fará na Feicon.

O ano de 2008 foi positivo para as empresas do segmento de iluminação. Impulsionada pelo bom desempenho do setor da construção civil e pela crescente procura do mercado por produtos mais eficientes, a Golden Plus acumulou um crescimento de aproximadamente 30%, a mesma média obtida nos dois anos anteriores. Já para 2009 a empresa de iluminação tem como meta ampliar seus negócios em 20%, o que deve ser conquistado em função dos 44 lançamentos que fará durante a 17ª edição da Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon Batimat), que acontece de 24 a 28 de março em São Paulo.

No setor público, onde é cada vez maior a necessidade das prefeituras de economizar recursos, a busca por produtos eficientes tem ajudado a movimentar o mercado de iluminação. Segundo dados da Eletrobrás, dos 15 milhões de pontos de iluminação pública instalados no país, cerca de 64% migraram para lâmpadas eficientes em 2008 - 17% mais que no ano anterior. Neste montante, a lâmpada vapor de sódio já é campeã absoluta, responsável por iluminar 62,93% das vias públicas do país, tomando lugar da liderança até então ocupada pela lâmpada de mercúrio. Atualmente com 31,84% do mercado, o mercúrio cede espaço para produtos que aliam melhoria da qualidade lumínica com redução do consumo. Acompanhando esta tendência, caiu igualmente a participação de outros tipos de lâmpadas: a incandescente passou de 2% para 1,42%, a fluorescente de 1% para 0,81% e as mistas de 4% para 2,22%.

Graças a projetos de eficientização implantados no bairro da Liberdade em São Paulo, nas praças e região central de Porto Alegre, nas avenidas do centro de Curitiba e no litoral do Espírito Santo, a Golden Plus totalizou a substituição de 12.848 lâmpadas de vapor de sódio, cuja luz é amarela, pela luz branca das lâmpadas vapor metálico em vias públicas do país. O canal, que representa 7% dos negócios da companhia, foi responsável pelo incremento da ordem de 40% no faturamento da empresa em 2008.

Acompanhando esta tendência, a busca do comércio e indústria por produtos eficientes para substituir as lâmpadas mistas e de vapor de mercúrio cresceu 30% nos últimos três anos.

Mas o maior mercado potencial é a área residencial, onde a lâmpada fluorescente compacta tem ocupado o espaço perdido pela lâmpada incandescente. Com o aumento de 35% no seu consumo em 2008, o mercado de lâmpadas econômicas atingiu a cifra de 150 milhões e se torna ainda mais promissor considerando perto de 50% das lâmpadas dos domicílios brasileiros ainda são ineficientes.

Para atender a este aumento da popularização da lâmpada econômica, a Golden Plus planeja focar todas as suas ações em 2009 para suprir o varejo alimentar, o de material elétrico e de material de construção.

“Seja por uma pressão do consumidor, cada vez mais consciente de seu papel ambiental, seja por uma exigência de mercado quanto à eficientização, a Golden tem acompanhado com sabedoria esta tendência, tanto que ano após ano tem aumentado sua participação no mercado em todos os quesitos,” afirma seu diretor comercial Ricardo Cricci.

A empresa, que hoje ocupa a 6ª posição no mercado de iluminação eficiente, pois conta com 85% de sua linha de produtos voltada à conservação de energia, sabe que para continuar com a mesma média de crescimento dos últimos anos depende não apenas de manter a oferta de novos produtos - que aliem recursos tecnológicos com as expectativas do consumidor - como de fatores de ordem conjuntural, relacionados à estabilidade cambial e a manutenção do crescimento da construção civil.

Alimentado pelo processo de troca, o mercado de lâmpadas não deve ser gravemente afetado pela crise econômica mundial na concepção do executivo da Golden Plus. Para ele, o consumidor não deixará de comprar lâmpada com a alta do dólar, pois esta pressiona o aumento da energia elétrica, o que o induz a investir em produtos eficientes.

“Continuar crescendo neste mercado, que até pouco tempo era dominado por poucas empresas, é um desafio. Mas, considerando que em 2008 a Golden Plus já foi considerada a 6ª marca do Brasil no mercado de lâmpadas compactas, certamente o melhor está por vir”, finaliza Cricci.

Perfil: A Golden Plus é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. A empresa, que desde 1998 não fabrica lâmpada incandescente porque direcionou todos os seus produtos à conservação de energia, dá continuidade a esta diretriz institucional com a retirada gradual do mercado de produtos menos eficientes. Hoje, 85% da linha de produtos da Golden Plus é considerada eficiente, com produção em unidades fabris no exterior e distribuição feita por uma ampla rede em todo o território nacional.

Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden Plus se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. Para 2009 a empresa prevê um crescimento de 20%, fruto do investimento em tecnologia e do lançamento de 50 produtos que aliam o foco na sustentabilidade e na estética, para dar maior versatilidade na aplicabilidade e cumprir o papel ambientalmente responsável que cabe a uma empresa de iluminação.| www.goldenplus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira