Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2009 - 09:42

Colégio Farroupilha encerra os festejos de 150 anos da abe de 1858 prestando homenagens a destaques gaúchos

Para finalizar os eventos de aniversário da mantenedora da escola - ABE de 1858 – heverá entrega de Medalha Disitinção e Mérito e Diploma de Jubilado.

Encerrando as homenagens de um século e meio de história da Associação Beneficente e Educacional de 1858 - ABE de 1858 - o Colégio Farroupilha realiza no dia 19 de março (quinta-feira) solenidade de entrega da Medalha Distinção e Mérito e diploma de Associado Jubilado a duas personalidades que se destacaram em suas funções. A primeira será concedida à Secretária Estadual de Educação, Mariza Vasques de Abreu, pelo seu trabalho frente à pasta. O segundo reconhecimento será ao empresário, Francisco Adolfo Oderich, que receberá o diploma pelos 40 anos de contribuição ininterruptas à ABE. O evento acontece às 9h30, no Saguão das Artes da escola (Carlos Hüber, 425).

Perfil da ABE - A história da ABE de 1858 mistura-se à história do Colégio Farroupilha, seguindo a filosofia de seus fundadores. Trata-se de uma organização de caráter social, sem fins lucrativos que, no decorrer do tempo, se consolidou como uma das mais tradicionais instituições beneficentes da capital gaúcha.

Com 99 sócios, no seu primeiro ano de existência, a Sociedade Beneficente Alemã (como era chamada na época) auxiliava, principalmente, imigrantes alemães e seus descendentes que se encontrassem em difícil situação econômico-financeira.

Em 1886, a associação funda o “Knabenschule DeS Deutsches HIlfsvereins” (Colégio de Meninos da Associação Beneficente Alemã). Conhecida como Velho Casarão, a sede da Escola só veio a ser construída nove anos depois, em 1895, na Avenida Alberto Bins, onde permaneceu por 67 anos, no local em que atualmente se situa o Hotel Plaza São Rafael. Em 1904, surge a “Mädchenschule”, Escola de Meninas, garantindo a educação de mais 159 alunas naquele ano.

A Sociedade Alemã inaugurou, em 1911, de forma pioneira no Rio Grande do Sul, um Jardim de Infância que valorizaria as potencialidades da fase infantil do aluno. O primeiro Jardim de Infância do Estado também se destacou por ser o terceiro no Brasil, o que revela a visão empreendedora dos administradores na área educacional. No ano de 1928, a ABE de 1858 comprou a Chácara Três Figueiras, batizada com esse nome devido às três figueiras existentes no local, sendo que duas delas estão situadas nas dependências do Colégio Farroupilha. Em 1929, decidiu-se unir numa só classe rapazes e meninas, integrando completamente as duas escolas, no edifício da Avenida Alberto Bins. A Escola Mista - “Deutsche Hilfsvereinsschule” - foi pioneira na época. Em 1940, a Sociedade que existira durante 82 anos sob a denominação “Deutsche Hilfsverein”, Sociedade Beneficente Alemã, passou a ser chamada de Associação Beneficente e Educacional de 1858. Em 1962, ocorreu a inauguração do Prédio no Bairro Três Figueiras, onde a Escola permanece até hoje.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira