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19/03/2009 - 09:48

Toyota lança Novo SW4 a gasolina em duas motorizações


Nova SW4 SRV 4.0 V6 VVT-i gasolina

Modelo chega nas versões SRV 4.0 V6 VVT-i e SR 2.7 VVT-i , nova gama oferece mais versatilidade ao consumidor , modelo V6 privilegia performance, luxo e sofisticação, versão de quatro cilindros prima pelo custo-benefício.

A Toyota apresenta ao público duas versões a gasolina do Novo SW4. O utilitário esportivo chega à rede de distribuidores Toyota em abril com motores V6 4.0 24 válvulas VVT-i, de 238 cv, e 2.7 VVT-i 16 válvulas, de quatro cilindros, com 158 cv. Com essas novas motorizações, a Toyota objetiva comercializar, em 2009, 6.700 unidades do modelo, sendo 75% com motorização diesel e 25% com propulsores a gasolina.

Para a versão V6, o SW4 estará disponível com a nova e exclusiva transmissão automática de cinco velocidades. No modelo de quatro cilindros, há duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de quatro marchas.

2. Comunicado Corporativo .: 2.1. Toyota Mercosul : A Toyota Mercosul foi fundada em janeiro de 2003, a partir da unificação da direção da Toyota do Brasil e Toyota Argentina, com o objetivo de promover a consolidação da marca na América Latina e aperfeiçoar a utilização dos recursos nos dois países. O conglomerado recebeu, nos últimos anos, investimentos na ordem de US$ 1,4 bilhão, distribuídos nas plantas de Indaiatuba (SP), onde se fabrica o Novo Corolla, e Zárate (Argentina), onde se produz a Hilux e o SW4. O montante também se destinou à modernização da fábrica de autopeças da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) e à construção do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre (RS).

Os frutos da criação da Toyota Mercosul são contundentes. Hoje, a Toyota Argentina e a Toyota do Brasil, que comemorou 50 anos em 2008, empregam aproximadamente 6.200 colaboradores e possuem 187 distribuidores/pontos-de-venda nos dois países, sendo 122 no Brasil e 65 na Argentina. A produção conjunta da Toyota Mercosul atingiu mais de 130.000 unidades ao final de 2008, enquanto as vendas conjugadas bateram o recorde histórico, suplantando as 108.000 unidades.

Mais do que isso, a Toyota Mercosul é a principal base de exportação da Toyota Motor Corporation para toda a América Latina, em uma estrutura na qual o Brasil responde pelo abastecimento de veículos de passeio (Corolla) e a Argentina pelo fornecimento dos comerciais leves Hilux e SW4.

Complementarmente, a Toyota Mercosul tem como objetivo contribuir para o bem-estar social na região, criando empregos e liderando processos que visam à preservação do meio ambiente. Assim, a empresa cumpre o seu papel no desenvolvimento das economias e das sociedades locais.

3. Mercado.: 3.1. Recorde de vendas no Brasil : A Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil, em 2008, com a comercialização de 80.884 unidades, o que representa um crescimento de 12% no comparativo com o anterior, quando foram vendidas 72.024 unidades.

“Esses resultados históricos mostram mais uma vez que a Toyota não para de conquistar a confiança dos consumidores brasileiros. Para nós, é uma grande satisfação poder oferecer produtos e serviços agregados com o DNA da marca Toyota – Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

O Novo Corolla e a picape Hilux impulsionaram o resultado da Toyota em 2008. No acumulado do ano, foram emplacadas 45.642 unidades do sedã médio e 21.728 da picape média, ambos recordes. O crescimento de vendas do Corolla em relação ao ano passado foi de 32%, enquanto o da Hilux foi de 12%.

O utilitário esportivo SW4 também contribuiu com os resultados, somando vendas de 7.029 unidades no ano. O SW4 mantém sua forte liderança no segmento de utilitários esportivos médios equipados com motor diesel, com de 46% participação no mercado.

A linha de produtos importados da Toyota conta com o RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS460L, todos vindos do Japão. A soma de vendas desses modelos atingiu, em 2008, 3.671 unidades, o que representa um crescimento de 39% em comparação com 2007.

No primeiro bimestre de 2009, a Toyota comercializou 10.125 unidades, o que representa um incremento de 12% no comparativo com o mesmo período de 2008, quando foram comercializadas 9.030 unidades.

4. Informação de produto.: 4.1. Introdução: Líder entre os utilitários esportivos médios com motores a diesel, o Novo SW4 chega agora ao mercado em duas novas versões a gasolina - SR 2.7 VVT-i de quatro cilindros e SRV 4.0 V6 VVT-i (seis cilindros) - que tornarão o modelo ainda mais versátil, trazendo para este segmento toda a tecnologia Toyota, aliada às características que simbolizam o DNA da marca: Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade.

O SW4 SRV 4.0 V6 VVT-i vai conquistar consumidores que apreciam máxima performance e não dispensam conforto e requinte. Estudos realizados pela Toyota apontam que os clientes potenciais dessa versão são pessoas que valorizam máximo desempenho e, ao mesmo tempo, necessitam de um veículo com vocação familiar multiuso.

A versão SR 2.7 é destinada prioritariamente ao público que procura um veículo espaçoso, com conforto e busca excelência na relação custo-benefício. Os futuros proprietários do SW4 SR tendem a serem clientes vindos de monovolumes de grande porte e outros segmentos de veículos com preços na faixa de R$ 90.000,00 a R$ 120.000,00.

Ambas as versões agregam suspensão independente confortável e bem ajustada e possuem rodar macio e silencioso à robustez e confiabilidade da configuração chassi + carroceria.

4.2. Motor e transmissão : Os novos motores a gasolina do SW4 equipam também os mais modernos modelos da Toyota em todo o mundo e foram concebidos exclusivamente para utilitários esportivos e picapes, atendendo a rigorosos padrões de qualidade e seguindo cinco pilares básicos: 1) alto desempenho e confiabilidade, 2) baixo nível de ruídos, vibrações e emissões de poluentes, 3) design leve e compacto, 4) facilidade de reparação e 5) economia de combustível.

O novo motor V6 VVT-i do SW4 tem 4.0 litros de cilindrada, 24 válvulas e gera 238 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 38,3 kgf.m a 3.200 giros. Trata-se do maior torque da categoria. Esse propulsor possui cabeçote, bloco e cárter construídos em alumínio, coletores e sistema de escapamento em inox e ainda agrega algumas peças fabricadas em resina, como esticador e tensionador de polia, buchas de válvulas e pescador do óleo do motor, que substituem componentes de metal.

O sistema VVT-i do motor 4.0 difere do VVT-i do Corolla por possuir dois coletores de admissão com abertura de válvulas variável – ao invés de um -, o que garante mais torque e potência em todas as faixas de rotações. Esse propulsor também apresenta na sua construção bielas fraturadas e forjadas e bicos de refrigeração para os pistões - que melhoram sua durabilidade - e bicos injetores com pulverização, para aprimoramento do desempenho. São seis bobinas de ignição, ao passo que os motores V6 convencionais apresentam três bobinas, resultando, primordialmente, em eficiência do conjunto e economia de combustível.

Acoplado ao motor V6 está a moderna e inédita caixa de transmissão automática de cinco velocidades, com Sistema de Inteligência Artificial. Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o SW4 está trafegando (subidas, retas ou decidas).

O motor 2.7 de quatro cilindros e 16 válvulas, que acumula um histórico recente de sucesso com aplicação na picape Hilux, é dotado de duplo comando com tecnologia VVT-i (comando de abertura de válvulas variável inteligente, que otimiza a potência e o torque em qualquer rotação, gerando economia de combustível e baixa emissão de poluentes) e rende 158 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 24,5 kgf.m a apenas 3.800 giros.

Esse quatro cilindros traz duas árvores de balanceamento que giram em sentido contrário e anulam as forças de vibração, resultando em um funcionamento suave e silencioso. O propulsor agrega coletor de admissão em plástico, que melhora a passagem dos gases, reduzindo o calor e propiciando maior eficiência volumétrica. O coletor de escapamento em aço inox colabora para dar maior leveza ao conjunto.

No que diz respeito à durabilidade, o propulsor 2.7 do SW4 é construído com pistões refrigerados com jatos de óleo, o que reduz a temperatura de funcionamento. As bielas são forjadas e leves, tornando-se resistentes mesmo em condições severas de uso, e o bloco possui galerias de água entre os cilindros, mantendo a máxima refrigeração do motor.

Nessa versão, as opções de transmissão para o SW4 são a manual de cinco velocidades e a automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico ECT (Eletronic Control Transmission).

4.3. Design: Visualmente, as duas versões a gasolina mostram basicamente as mesmas características apresentadas no lançamento do SW4 2009, em outubro do ano passado. A dianteira traz faróis com refletores do tipo Projetor e grade frontal refinada e moderna, com desenho de elementos trapezoidais. Na traseira, as lanternas são abauladas e se destacam da carroceria.

A principal alteração estética do SW4 gasolina para a versão a diesel está na dianteira e é a ausência da entrada de ar no capô, uma vez que os motores a gasolina não possuem intercooler. As demais diferenças são percebidas nos detalhes. O SW4 de seis cilindros mostra a inscrição 4.0 V6 nos paralamas laterais, logo acima das luzes auxiliares indicadoras de direção, e também na grade frontal. A roda de liga leve é a mesma da versão diesel da Hilux. Tem 17 polegadas de diâmetro e é coberta por pneus 265/65.

A versão SR de quatro cilindros mostra na lateral a inscrição 2.7 VVT-i. Estribos laterais e rodas em liga leve, presentes nas versões V6 e diesel, podem ser adquiridos na rede Toyota como acessórios originais. Originalmente, o modelo traz rodas de aço de 16 polegadas, envoltas com pneus 265/70.

4.4. Interior : A versão SRV V6 do SW4 oferece aos ocupantes o mesmo luxo e conforto da versão SRV a diesel. O revestimento dos bancos e das laterais das portas é em couro, do tipo Bege Premium, que se revela a nova tendência de cor presente nos automóveis mais sofisticados do mundo. Há apliques no padrão madeira nos painéis das portas e do console central. Já o painel de instrumentos, com iluminação Optitron, apresenta grafismo que torna sua leitura fácil e clara, proporcionando conforto ao dirigir. Há ajuste elétrico para o banco do motorista, que confere mais comodidade.

O padrão de acabamento da versão SR 2.7 é semelhante ao da Hilux a gasolina. O interior é em tecido bege, com painel em dois tons, configurando um ambiente harmonioso, que proporciona uma sensação de bem-estar aos ocupantes.

Em comum, as novas versões do SW4 possuem a novidade da terceira fileira de bancos, que eleva a capacidade do modelo para sete passageiros. De fácil acesso, os assentos ficam posicionados no espaço originalmente destinado ao porta-malas e podem ser dobrados, devolvendo a configuração original do veículo, com cinco lugares. A inclusão dos novos assentos torna o utilitário esportivo da Toyota ainda mais versátil, mostrando-se o veículo ideal tanto para aqueles que querem utilizá-lo no dia-a-dia quanto para quem precisa de um veículo para uso familiar recreativo. Há cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça em todas as fileiras de bancos.

Devido à nova configuração de assentos, o SW4 apresenta o novo sistema de ar-condicionado para a segunda e terceira fileiras de banco introduzido na versão diesel, com saída posicionada no teto que garante climatização uniforme em todo o habitáculo. Os controles de saída do ar-condicionado para as fileiras da parte posterior do utilitário esportivo são individuais.

O SW4 a gasolina, nas duas versões, também é dotado de coluna de direção e assento do motorista com regulagem de altura, garantindo excelente posição de dirigir. A generosa largura da carroçaria do SW4 proporciona comodidade e liberdade de movimento aos ocupantes.

Há múltiplas áreas para transportar objetos no interior do veículo, como o console central entre os assentos que, além de sua função original, serve como descansa-braços. Sob o teto, formando um único conjunto com as luzes de leitura dianteiras, encontra-se o porta-óculos. Além disso, há porta-mapa nas quatro portas, bolsas nas costas dos assentos dianteiros (versão SRV V6) e numerosos porta-copos.

4.5. Equipamentos : O SW4 SRV V6 oferece a mesma lista de equipamentos da versão equivalente a diesel, sendo um dos utilitários esportivos mais completos e sofisticados, entre os modelos produzidos no Mercosul. Os principais itens de série presentes no modelo são: vidros elétricos com acionamento por um toque, travamento central das portas na chave, retrovisor com ajuste e rebatimento elétrico, CD Player (MP3) com CD Changer (capacidade para seis discos), sistema de freios ABS, airbag duplo frontal, direção hidráulica progressiva, computador de bordo com sete funções (temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média, tempo de viagem, autonomia e bússola), ar-condicionado digital com foto sensores, ajuste elétrico do banco do motorista, comandos do rádio e do computador de bordo no volante, retrovisor interno eletrocrômico e controle de velocidade de cruzeiro.

A versão de quatro cilindros também vem muito bem equipada e privilegia o custo-benefício. Ou seja, oferece tudo o que motorista e passageiro necessitam para o bem-estar a bordo. A lista é composta por vidros elétricos com acionamento por um toque, travamento central das portas na chave, retrovisor com ajuste elétrico, airbag duplo, ar-condicionado e CD Player integrado com MP3, entre outros equipamentos.

4.6. Suspensão: Assim como nas versões a diesel, o SW4 a gasolina, em todas as versões, possui suspensão independente nas quatro rodas, sendo que a configuração da dianteira traz barra estabilizadora, braços duplos triangulares e molas helicoidais. Já a suspensão traseira é do tipo 4Link e tem acerto primoroso, que proporciona conforto máximo ao rodar em qualquer terreno.

4.7. Tração: O SW4 a gasolina traz dois tipos de tração: para a versão V6, o utilitário esportivo oferece a mesma tração 4x4 permanente com reduzida da versão diesel, que garante máxima aderência ao solo. O sistema é composto por uma caixa de transferência (alta e baixa) e por um diferencial central tipo Torsen com deslizamento limitado (LSD - Limited Slip Diferencial), que distribui o torque entre as rodas de acordo com a necessidade do piso, garantindo estabilidade e respostas precisas em curvas. Além disso, a tração do modelo possibilita o bloqueio do diferencial. Nesta condição, o uso do torque é dividido em 50% para cada eixo, assegurando melhor desempenho, principalmente na utilização fora-de-estrada.

As versões equipadas com o motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros são dotadas de tração 4x2, com força motriz no eixo traseiro. Essas versões também agregam no sistema de tração o dispositivo LSD, que distribui o torque entre as rodas de acordo com a necessidade do piso, garantindo estabilidade e respostas precisas em curvas, o que se traduz em segurança.

4.8 Cores: O SW4 a gasolina está disponível nas cores Branco polar, Prata metálica, Cinza Chumbo metálico, Preto eclipse, Azul metálico e Bege aurora.

A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. | Sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br

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