Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2009 - 08:46

Receita caseira faz sucesso entre hóspedes do Bangalôs da Serra


O hotel de Gramado presenteia os clientes com doce feito a partir de frutas cultivadas no local.

Os proprietários do hotel Bangalôs da Serra se preocupam em levar até os seus hóspedes a necessidade do cuidado com o meio ambiente. Isto se reflete também na mesa. Todos os dias, o café da manhã tem como protagonista uma receita feita a partir de frutas cultivadas de forma natural no local: a schmier. Durante a Festa da Colônia, que teve início nesta quinta-feira, os clientes serão presenteados com um pote do produto.

A schmier - receita e tradição familiar que veio com os imigrantes alemães – é feita de forma artesanal. Na mesa do Bangalôs da Serra, há uma variedade: abóbora, amora silvestre, pêssego, figo ou uva. Detalhe: é a proprietária do hotel, Marilu Bielski Kern, a responsável pela produção do doce.

– Aprendi com a minha mãe. Passávamos tardes inteiras moendo figo, descascando laranjas ou separando a uva dos cachinhos. Sem falar nos dias em que as frutas iam para o fogo para virar schmier. Que saudade daquele tempo! – conta Marilu Kern.

O doce caiu no gosto dos hóspedes. No momento da reserva, existem pessoas que pedem para deixar reservado o seu pote para saboreá-lo também em casa. Aliás, a Secretária de Cultura do Estado, Mônica Leal, gostou tanto da schmier de uva que acabou levando uma para casa.

Situado em extensa área verde e com vista para uma das mais belas paisagens de Gramado, o Vale do Tigre – o Bangalôs da Serra cultiva em sua propriedade muitos dos produtos necessários para o café da manhã e refeições de seus hóspedes. Estes são cultivados de forma natural, sem agrotóxicos. Algumas das frutas necessárias para a feitura da schmier também são adquiridas de colonos vizinhos - localizados na Rota do Quatrilho.

Saiba como preparar a schmier de uva - É utilizado apenas uva preta, água e açúcar. A fruta deve ser lavada em água sem cloro e retirada dos cachos. A mesma é colocada em tacho, adicionando um litro d'água. Deixa-se ferver até a uva soltar a casca.

Depois, é desligado o fogo e deixado o doce esfriar. Após, amassa-se a uva com as mãos até que se tenha uma massa uniforme. Coa-se tudo, levando para o fogo o líquido sem semente e sem casca, colocando então uma parte de açúcar para cada duas partes de líquido.

Deixa-se fervendo em fogo brando, retira-se a espuma a cada meia hora mexendo a cada 15 minutos. Quando tiver uma mistura com a consistência adequada de schmier, deixa-se esfriar. Deve ser guardado em geladeira e está pronta para servir. Da casca que sobrou, pode-se colocar água, ferver novamente, coar e se tem um ótimo suco de uva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira