Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2009 - 08:50

Ferramentas da GS1 Brasil facilitam transações de comércio eletrônico

Os padrões globais para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em redes de negócios fazem a diferença na prática de e-commerce. As vendas pela Internet são mais ou menos recentes no Brasil: tiveram início em 1995.

O empenho das empresas, que tomaram providências para melhorar o ambiente de segurança e passaram a oferecer cada vez mais vantagens e ofertas, tornou o

e-commerce hoje, a modalidade de varejo que mais cresce no Brasil. Em 2008, por exemplo, o faturamento das lojas online brasileiras teve uma expansão de 35% em relação a 2007.

Para explicar esse bom desempenho, os analistas de mercado apontam dois fatores fundamentais: a comodidade de comprar sem sair de casa e o aumento da confiança do consumidor nas ferramentas eletrônicas de compra e venda. Além disso, o cliente passou a ser cativado por outras vantagens, como a facilidade em pesquisar preços em sites especializados, a oferta de parcelamentos sem juros por muitos estabelecimentos e os preços competitivos (é comum acontecer de uma loja online cobrar menos por um produto do que ele custa nas lojas físicas).

A GS1 Brasil dispõe de ferramentas que favorecem a prática do comércio eletrônico, pois possibilitam a definição de padrões globais para os serviços de mensagens de negócios eletrônicos. Trata-se do GS1 eCom, cujos padrões são amplamente usados em todo o mundo e figuram como um componente-chave da fabricação just-in-time e dos links de resposta rápida de suprimento do cliente.

Os padrões GS1 baseiam-se nas Chaves de Identificação GS1 (GTIN, GLN, SSCC etc.). Estas são reconhecidas globalmente e usadas para outras finalidades, como a identificação física de itens, o que possibilita criar um link direto entre o fluxo físico de bens e as informações a eles relacionadas.

Estes também disponibilizam padrões complementares para o serviço de mensagens de negócios: são eles o GS1 XML e o GS1 EANCOM®.

Ambos proporcionam rapidez, eficiência e precisão na troca eletrônica automática de dados entre os parceiros comerciais (Electronic Data Interchange – EDI), eliminando as tradicionais barreiras para a utilização de EDI, como requisitos de hardware, software proprietários e custos de tradução dos dados.

O GS1 EANCOM®, por exemplo, é um dos padrões mais utilizados no mundo. Entre os benefícios que ele proporciona, inclui-se a possibilidade de elaborar uma estrutura padronizada e previsível para mensagens de negócios em meio eletrônico. Além disso, habilita os parceiros a se comunicarem com agilidade e precisão, independentemente dos tipos de hardware ou software utilizados.

Perfil da GS1 Brasil - A GS1 Brasil é uma associação multissetorial voltada à disseminação de padrões globais para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e de demanda. Filiada à EPCglobal Inc., organismo responsável pelo Código Eletrônico de Produto (EPC), a GS1 Brasil é o órgão oficial para o EPC em nosso país, onde atua desde 1983. Participa e promove eventos em todo território brasileiros e realiza atividades voltadas à capacitação em automação e logística, tais como cursos e palestras.

Abrangente, a GS1 Brasil mantém grupos de trabalho voltados aos diferentes segmentos da economia nacional, o que inclui a indústria coureiro-calçadista, o setor da construção, as áreas de fármacos e equipamentos da área de saúde, de insumos agropecuários, de móveis, de telecomunicações, do algodão, da energia e de autopeças, entre outras.

GS1 Brasil – Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017 – 14º andar, Itaim Bibi – São Paulo – SP | Informações: (11) 3068 6229 | E-mail: [email protected] | www.gs1brasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira