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20/03/2009 - 09:42

Database Marketing e web 2.0 são aliados

Em palestra sobre o tema ministrada no WebExpoForum, CEO da Direkt, Vicente Criscio discorre sobre o uso do ambiente colaborativo em prol da fidelização e retenção de clientes.

Com o objetivo de mostrar a relevância do uso da Web 2.0 para aprimorar as informações disponíveis no database, Vicente Criscio, CEO da Direkt, ministrou palestra sobre o tema no evento WebExpoForum, no último dia 18 de março.

O executivo abordou a importância do database marketing como peça fundamental para o marketing de relacionamento, trazendo definições da ferramenta de forma a mostrar ao público presente a importância da gestão dos dados na era da colaboração.

As ações transacionais também foram apontadas como essenciais para o processo de fidelização da base. “É preciso aproveitar o máximo de recursos que um database pode oferecer. As informações são trunfos para segmentar a comunicação e oferecer ao cliente o que ele realmente espera. A Web 2.0 permitiu acelerar o processo de identificação comportamental do público alvo das empresas. O ambiente colaborativo permite capturar informações de maneira muito mais efetiva e rápida que ajudarão no processo de fidelização do cliente. Ele registra seus interesses e dá a receita do bolo para a empresa”, explica Criscio.

Para o profissional, ainda falta vontade de querer trabalhar as informações de forma mais estruturada e dirigida. “Quanto mais você fizer isso, maior a probabilidade de aumentar a taxa de conversão do cliente. O processo de captura e armazenamento da informação ainda é pouco maduro, e com a Web 2.0 temos mais recursos disponíveis para aproveitamento dos dados."

O CEO aponta que a Web 2.0 e as oportunidades com o DBM podem ser vistas de duas perspectivas. Há um potencial enorme para extração de informações e enriquecimento da base, principalmente no mapeamento do comportamento do público alvo. Além disso, a informação é mais confiável porque a fonte está lá por sua iniciativa.

O executivo citou como exemplo os próprios blogs. “Quando você monta um fórum ou cria comunidades de um determinado assunto em um ambiente colaborativo, a relação pode ser muito melhor aproveitada. O cliente pode colocar informações e críticas, ou até mesmo insatisfações. Por outro lado a empresa precisa estar preparada para lidar com estas críticas. No mundo off line a empresa jamais teria acesso a essa informação”, ressalta Criscio.

Entre os diferenciais apresentados no database marketing na era da web 2.0, é possível integrar o processo de aquisição-retenção-fidelização, com o binômio interação-reação. “É muito mais dinâmico. Você captura, absorve e retorna”, acompanha o palestrante.

A palestra trouxe cases de sucesso de companhias como Starbucks, que disponibiliza um link com cadastro simples para acesso a uma área dedicada a um blog onde o internauta não interage somente com a marca, mas com o consumidor. Criscio também ilustrou o poder da ferramenta online do Face Book, que hoje traz uma área dedicada a recrutamento e procura de empregos. “Afinidade é tudo na Web 2.0. Só se pode investir quando isso for a prioridade principal entre a marca e o público”, completa o CEO.

Perfil da Direkt:Com atuação no mercado desde 2001, a Direkt tem foco em serviços de marketing direto e pertence ao Grupo de mídia RBS e à K2 Participações. Com o suporte de uma completa estrutura de tecnologia, a empresa oferece soluções em Análise de Mercado, Database Marketing, CRM e Leads e Qualificação de Dados. Com alta capacidade profissional, seu objetivo é auxiliar as empresas a conquistarem, manterem e fidelizarem seus clientes, de forma efetiva e com a integração de ferramentas fundamentais presentes no conceito do marketing direto. Entre alguns de seus clientes, estão: Grupo RBS, Ipiranga, GVT, HP, NET, Visanet, Shopping Iguatemi SP, Unicef, Barsa, entre outros. | www.direkt.com.br

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